Profissionais de marketing de conteúdo e SEO já sabem: o Google quer que você crie publicações de qualidade e relevantes para as buscas dos usuários. Por isso, o buscador valoriza quando os conteúdos são produzidos por especialistas, com expertise e autoridade no assunto em questão.
No entanto, muitos profissionais não percebem a riqueza de conhecimento que está à sua volta. Os próprios colegas de trabalho, colaboradores da empresa que integram outras equipes, dominam as suas áreas de atuação e podem falar melhor do que ninguém sobre elas.
Neste artigo, você vai entender melhor como as outras equipes da sua empresa podem colaborar na produção de conteúdo interna, em parceria com o time de redatores e analistas de conteúdo. Vamos falar sobre isso agora!
Por que outras áreas da empresa devem produzir conteúdos?
A equipe de marketing de conteúdo cumpre um desafio constante: produzir conteúdos de valor para a sua persona. Porém, um time que se envolve em demandas diversas — pesquisa, planejamento, produção, publicação, monitoramento etc. — pode ter dificuldade de se aprofundar em assuntos que não são sua especialidade.
Afinal, um redator ou analista de conteúdo é especialista em conteúdo, mas um blog corporativo aborda diversos temas do nicho de atuação da empresa. Uma boa pesquisa pode suprir as necessidades de grande parte dos conteúdos, mas alguns assuntos exigem maior expertise que somente especialistas da área podem oferecer.
A boa notícia é que você pode encontrar esses especialistas por perto: dentro da sua empresa, existem equipes de marketing, vendas, atendimento, gestão de pessoas e outros setores, até mesmo na gestão do negócio, que podem colaborar na produção de conteúdo interna.
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Pode ter certeza que o Google vai gostar dessa estratégia. Com especialistas na área, você pode produzir conteúdos aprofundados, com informações atuais e relevantes, embasadas na experiência e conhecimento de profissionais que dominam aquele assunto.
O buscador valoriza quando os autores dos conteúdos têm experiência (Experience), demonstram especialidade (Expertise) e autoridade (Authoritativeness) no assunto e despertam confiança (Trust). Não por acaso, essas palavras fazem parte do E-E-A-T, um conjunto de critérios usado para avaliar a qualidade de uma página nos resultados da busca.
Além disso, convidar os colaboradores para contribuírem com o marketing de conteúdo pode ajudar a promover o engajamento com a empresa, como parte do employer branding. Eles podem até se tornar influenciadores internos e promover a imagem da marca externamente, como ocorreu no Programa Influencers Nestlé by Nestlé Creators.
Como construir uma estratégia de conteúdo com especialistas internos
Na Rock Content, criamos o programa Everybody Writes, que convida especialistas da nossa equipe para escrever sobre algum assunto que dominem. Aqui você pode ver um exemplo de texto escrito pela nossa SEO Planner sobre o guia de SEO para iniciantes do Google.
Para criar esse programa, seguimos alguns passos importantes que consolidam a parceria entre o time de conteúdo e as demais equipes. Vamos contar agora quais são eles.
1. Alinhar a colaboração entre equipes
Primeiramente, é fundamental alinhar os times sobre a estratégia de colaboração para produção de conteúdo interna. Você precisa da parceria de outras equipes da empresa, então, os colaboradores devem entender melhor do que você está falando.
A partir daí, os especialistas em conteúdo devem explicar como funciona a produção de conteúdo para web, quais são as melhores práticas e de que forma esperam que outros times possam contribuir.
2. Identificar tópicos e temas relevantes
O time de marketing de conteúdo, em parceria com colaboradores de outras áreas, deve identificar tópicos relevantes para escrever sobre eles.
Devem ser assuntos que os especialistas dominem, mas que também despertem o interesse do público. Não esqueça de que a principal função da produção de conteúdo interna é responder às dúvidas que a sua persona busca no Google.
Além disso, analise as oportunidades. Para buscar as principais posições do Google, os experts podem escrever sobre assuntos com alto volume de busca ou com baixa concorrência na SERP.
3. Criar um calendário editorial específico
Uma estratégia importante que temos na Rock Content é criar um calendário editorial específico para essa estratégia. Trata-se de um plano mensal que estabelece os especialistas e os tópicos sobre os quais vão escrever, além das datas de alinhamento, produção e publicação.
Isso é importante para organizar as demandas, conciliar com os demais artigos, evitar a repetição de assuntos, além de, é claro, manter a consistência das publicações dos especialistas, de maneira que a estratégia não se perca.
4. Otimizar o conteúdo para publicação
Lembre-se de que os colaboradores são experts nas suas áreas de atuação. Já os especialistas em conteúdo estão no time de marketing. Por isso, eles são os responsáveis por tornar o conteúdo mais interessante e agradável de ler.
Muitas vezes, é preciso fazer adaptações no estilo de escrita, para alinhar os textos à leitura na web e ao tom de voz da marca. Também é importante otimizar o conteúdo com estratégias de SEO, como incluir palavras-chave, links internos, heading tags e recursos de escaneabilidade.
5. Fazer o monitoramento e análise de desempenho
Por fim, outra etapa fundamental da estratégia é o monitoramento. Aqui identificamos que os artigos escritos por colaboradores costumam ser os mais acessados do blog da Rock Content!
Então, fique de olho nas métricas das publicações produzidas por especialistas para identificar o número de acessos, tempo de visita, cliques em CTAs, conversões, posição na SERP, entre outros dados. Eles vão ajudar a medir a performance e perceber oportunidades de melhorias.
Em uma estratégia de colaboração para produção de conteúdo interna, é importante atuar em parceria. Cada time pode colaborar com as suas especialidades, tendo sempre como foco os objetivos do marketing e do negócio em geral. Assim, todos saem ganhando e a estratégia é colocada em prática com mais eficácia.
Além dos colaboradores da sua empresa, você também pode contar com redatores freelancers especialistas para produzir conteúdo humanizado. Conheça a plataforma WriterAccess para ter acesso a profissionais especializados em produção de conteúdo para web. Experimente agora!