O marketing digital se firmou como uma força poderosa no mercado brasileiro. Segundo a pesquisa “Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil”, 94% das empresas do país que foram entrevistadas já usam o marketing digital como estratégia de crescimento.¹
Para prosperar em um cenário tão competitivo como esse, o básico nem sempre é o suficiente, e estratégias que funcionam há alguns anos já não geram os mesmos resultados. Uma consultoria de marketing digital pode ajudar sua empresa a se adaptar a essas nuances.
Se você tem curiosidade para entender quando vale a pena recorrer a esse serviço, quem oferece, como é feito e para que serve, vem com a gente e tire essas dúvidas.
O que é consultoria de marketing digital?
A consultoria de marketing digit al é um serviço que oferece análise, estratégias e soluções para melhorar todas as facetas do marketing digital de uma empresa, como:
- SEO (Search Engine Optimization);
- Marketing de Conteúdo;
- mídias sociais;
- e-mail marketing;
- UX/UI design;
- branding;
- E-commerce.
O próprio departamento de marketing da empresa ou o líder do setor pode até realizar esse tipo de “auditoria” internamente, mas os resultados tendem a não serem os mesmos. A ideia por trás da consultoria é justamente adquirir uma nova perspectiva que é difícil de alcançar por algum membro interno.
Portanto, se você quer identificar oportunidades e pontos de melhoria que estão passando despercebidos debaixo dos seus olhos, é muito mais convincente buscar o olhar externo e imparcial de consultores especialistas.
Eles podem trabalhar de forma independente ou como parte de uma empresa que oferece esse serviço.
Como funciona a consultoria de marketing digital?
Uma consultoria não se trata de sugestões pontuais. É um processo estruturado para resultar na implementação de ações que levem em consideração o todo de uma empresa. Entenda como esse processo funciona na prática:
Análise inicial
Na primeira etapa, os consultores realizam uma avaliação abrangente das estratégias de marketing digital atuais da empresa. Eles buscam identificar falhas, incoerências e áreas de melhoria que podem estar prejudicando a eficácia das estratégias.
O alvo dessa autoria podem ser as estratégias existentes em diferentes áreas, como SEO, re des sociais, e-mail marketing, inbound marketing e mídia paga.
Para SEO, por exemplo, eles podem utilizar ferramentas como Google Analytics, SEMrush e Ahrefs para analisar o tráfego do site, palavras-chave, backlinks e o desempenho de conteúdo.
Desenvolvimento de estratégias
Aqui, a ideia é criar um plano personalizado que atenda às necessidades e objetivos específicos da empresa com o marketing digital.
Os consultores traduzem as estratégias em táticas específicas, cronogramas e métricas para avaliação. As mudanças podem incluir estratégias de SEO técnico, criação de conteúdo, campanhas nas redes sociais e estratégias de e-mail marketing.
Implementação
Na fase de implementação, os consultores colaboram diretamente com as equipes internas para colocar as estratégias em prática.
Essa colaboração é importante, porque muitas vezes as equipes internas estão acostumadas com o “jeito que sempre fizemos”, então convencê-las da necessidade de novas estratégias pode ser mais difícil sem um acompanhamento.
Eles podem se envolver na elaboração de novos conteúdos, configuração de campanhas de anúncios no Google Ads e Estúdio de Criação do Facebook, e implementação de ferramentas de automação de marketing, por exemplo.
É comum que os consultores também ofereçam diretrizes específicas para a equipe interna, garantindo que todos estejam alinhados para executar as novas tarefas.
Monitoramento e ajustes
O serviço de consultoria também pode incluir o monitoramento do desempenho das estratégias de marketing digital por um determinado período.
Os consultores acompanham, por exemplo, métricas chave, como taxas de cliques, taxa de conversão, ROI (Return on Investment) e engajamento do público.
Dependendo da área de melhoria, eles podem ver a necessidade de monitorar classificações de palavras-chave e o tráfego orgânico usando Google Analytics e SEMrush. Os ajustes são feitos com base em insights de dados, feedback do público e mudanças no ambiente competitivo.
O que não está incluído
Algo importante para saber sobre a consultoria de marketing digital é que ela geralmente não inclui a execução diária das campanhas.
Essa execução diária, como a publicação regular de posts em redes sociais, envio de e-mails, monitoramento de campanhas de anúncios e outras atividades operacionais, costuma ser responsabilidade das equipes internas da empresa ou de uma agência de execução contratada para esse fim.
O consultor foca mais em fazer a análise e fornecer orientações para garantir que todas essas ações diárias estejam alinhadas com os objetivos estratégicos da empresa.
- Consultoria de SEO: o que é, como funciona e quanto custa?
- Marketing 4.0: o que é, quais os impactos e como aplicar na sua empresa
- Transformação Digital: o que é e quais os seus impactos na sociedade
Vantagens da consultoria de marketing digital
Receber uma consultoria de marketing digital pode ser um verdadeiro divisor de águas para uma empresa. As principais vantagens são:
- a experiência e o know-how de muitos profissionais de marketing digital que oferecem consultoria conferem credibilidade às estratégias propostas, garantindo que você esteja em boas mãos;
- consultores oferecem uma perspectiva externa que ajuda a identificar pontos cegos no seu marketing;
- criam planos de marketing de ação sob medida, levando em consideração seu público-alvo, recursos disponíveis e objetivos de longo prazo;
- as estratégias são desenhadas para gerar resultados tangíveis que impactam o ROI, como aumento de tráfego qualificado, leads e, consequentemente, vendas.
Todas essas vantagens dependem da escolha certa dos profissionais para a consultoria. Afinal, não basta apenas contratar um serviço, você precisa de especialistas com experiência, credibilidade e um histórico de resultados.
Diferença entre consultoria e assessoria de marketing
Se você já sabe o que é consultoria de marketing digital, é importante entender que isso não é sinônimo de assessoria. Enquanto a consultoria aponta o caminho e define as melhores práticas, a assessoria executa os processos a longo prazo.
Digamos que você e sua equipe não alcançaram os resultados com tráfego orgânico que esperavam nos últimos 6 meses. A consultoria de marketing digital atua como um estrategista: ela analisa o desempenho atual do seu site, pesquisa palavras-chave relevantes e elabora um plano para melhorar o SEO e aumentar o tráfego.
O consultor especialista também oferece recomendações sobre quais conteúdos criar, quais canais utilizar e quais métricas acompanhar. Em muitos casos, pode até fazer um acompanhamento no curto prazo das estratégias implementadas.
Agora, a assessoria de marketing digital está mais para uma executora do plano. Um assessor gerencia a criação do conteúdo, ajuda na publicação de posts nas redes sociais, executa campanhas de e-mail marketing e realiza o monitoramento diário dos resultados.
Quando contratar uma consultoria de marketing digital?
Se você ainda está se perguntando se este é o momento certo para buscar essa ajuda especializada, não se preocupe!
Separamos algumas situações comuns em que a consultoria de marketing digital pode ser a melhor aliada de uma empresa. Veja se você está em algum desses casos!
Necessidade de atualização ou revitalização
Talvez suas postagens não estejam mais gerando o mesmo interesse ou suas campanhas de e-mail marketing estejam tendo baixas taxas de abertura e clique. Se sua empresa está usando as mesmas táticas de marketing digital há anos, pode ser hora de uma atualização.
O digital evolui rapidamente e o que funcionava ontem pode não ser eficaz hoje. Uma consultoria pode trazer novas ideias para revitalizar suas estratégias.
Falta de recursos internos especializados
O marketing digital é uma área que exige conhecimento especializado em SEO, mídias sociais, e-mail marketing, publicidade paga e muito mais. Caso a sua equipe interna não tenha as habilidades necessárias ou esteja sobrecarregada com outras tarefas, uma consultoria pode ajudar a preencher essa lacuna ao repensar processos e ações.
Consultores experientes trazem consigo um profundo conhecimento e habilidades específicas, permitindo que sua empresa execute campanhas sofisticadas sem a necessidade de contratar e treinar novos funcionários. A ideia é otimizar os recursos humanos que você já tem!
Planos de expansão ou entrada em novos mercados
Quando falamos em expansão ou entrada em novos mercados, o marketing digital é sempre uma preocupação central. Mas vamos ser honestos: entender sozinho o que realmente fará a diferença para levar sua marca ao próximo nível pode ser um desafio.
Nesse momento de transição, a contratação de consultores externos pode ajudar a adaptar as suas estratégias de marketing digital atuais com o máximo de precisão e embasamento.
Por exemplo, se sua marca está entrando em um novo mercado, é vital falar a língua do cliente. Na prática, pode significar ajustar suas campanhas para se conectar culturalmente com o novo público ou repensar o SEO para garantir que sua marca seja facilmente encontrada — será que seu site está pronto para o novo público?
Você pode apostar na contratação de consultores para mapear esses e outros desafios na sua estratégia de marketing digital e adquirir as recomendações de especialistas.
Conclusão
Lembre-se que a consultoria de marketing digital não é apenas um conselho externo, mas sim uma parceria estratégica que pode transformar a forma como você se comunica e se conecta com seu público.
Se você está enfrentando desafios na sua estratégia, buscando expandir ou até mesmo precisando de uma revitalização, a hora de agir é agora.
Para receber um diagnóstico gratuito do seu marketing, fale agora com um especialista da Rock Content e conheça as soluções da maior empresa de Marketing de Conteúdo da América Latina!
¹ https://www.rdstation.com/resources/wp-content/uploads/sites/3/2019/06/Maturidade-do-Marketing-Digital-e-Vendas-no-Brasil.pdf