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Na área de marketing o objetivo principal é entender as necessidades dos consumidores e atendê-las para conquistar vendas.
Mas para entender o que o seu cliente deseja, é essencial ter uma noção sobre seus dados demográficos e o que ele gosta.
É aí, que entra a importância de uma buyer persona, essa técnica o ajudará a compreender melhor seus clientes, gerando mais engajamento e vendas para sua empresa.
A buyer persona é uma representação fictícia de seu consumidor ideal, feita com base em dados e no mercado que você deseja atingir.
As personas são como uma espécie de guia que auxilia a entender melhor o seu público alvo.
O que você inclui em suas personas dependerá de seu negócio: seu setor, tamanho e os produtos e / ou serviços que você oferece – entre outras coisas.
Mas existem algumas práticas mais amplas que todos os profissionais de marketing podem seguir para garantir que suas personas tenham o maior impacto em seus negócios e clientes.
Identificando a Buyer Persona
Ao desenvolver uma persona de marketing, você deve se concentrar em criar interpretações realistas dos clientes – incluindo seu histórico, pressões, pontos fracos e objetivos.
Quanto mais informações você incluir para construir uma imagem mental do cliente, melhor.
Recomendamos ter entre três e cinco personas para garantir que seu marketing também atenda às necessidades de públicos diferentes.
Você precisa se perguntar (e todos os outros funcionários que lidam com o cliente na empresa) quem são seus clientes mais valiosos.
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Construindo a Buyer Persona
Suas personas devem ser mais do que apenas algumas palavras em uma página ou uma lista de marcadores.
Elas devem combinar os motivos pelos quais um cliente potencial estaria procurando a ajuda que sua empresa pode fornecer e por que eles escolheriam sua empresa em vez de concorrentes.
Suas personas devem incluir:
- Dados básicos: nome, idade.
- Experiência profissional: cargo, empregador, principais tarefas do dia a dia, responsabilidades.
- Informações situacionais: informações sobre o cliente e a empresa para a qual trabalham.
- Pontos de pressão: quaisquer lutas que o indivíduo possa enfrentar que o leve a procurar um produto / solução / serviço alternativo.
- Pontos de resistência: motivos pelos quais o indivíduo pode hesitar ou relutar em investir tempo e / ou dinheiro em sua empresa.
- Solução ideal: a solução ideal que estariam procurando e que os levaria a entrar em contato com sua empresa
- Ambições: para onde veem sua empresa caminhando no futuro.
- Mensagens eficazes: que estilo, tom de voz, frases e palavras os atrairão melhor e se interessarão pelo seu conteúdo.
A criação de uma persona detalhada baseadas nos pontos mencionados acima criará a descrição mais precisa de seu cliente.
Dessa maneira, ajudando você a criar uma estratégia de marketing que convence seu cliente ideal de que você pode resolver seus problemas.
Usando a Buyer Persona
Muitas vezes, as personas são criadas em uma tentativa de entender melhor os clientes, porém, acabam sendo deixadas de lado.
Você precisa levar em conta suas buyer personas o tempo todo, pois é assim que você continuará atendendo as necessidades dos seus clientes.
Outro fator importante, é a criação de mais personas ao longo do crescimento de sua empresa, caso novos perfis de clientes sejam o ideal, crie novas personas.
Quando bem usadas, elas podem ter um impacto profundo em sua estratégia de marketing.
Aqui estão algumas dicas para garantir que você obtenha o máximo de suas personas depois de criá-las:
- Crie campanhas – de SEO a rede social, blogs, marketing de conteúdo, eventos, etc. – especificamente dedicadas a uma de suas personalidades de público.
- Adicione uma etapa preliminar antes de criar uma estratégia de marketing de conteúdo que aborde a qual persona o material será destinado
- Adicione-a as propostas de valor enviadas a clientes e clientes para demonstrar que você conhece seu público
- Atualize regularmente as personas, após eventos, campanhas, etc. para que sejam sempre a representação mais precisa do seu público-alvo atual
As buyer personas estabelecem a base para qualquer atividade de marketing atual e futura, além de ajudá-lo a desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo de longo prazo.
Identificando adequadamente seu público, entendendo seus desejos e necessidades, você pode criar personas realistas e acionáveis para melhorar seu marketing.
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