Profissionais de marketing de diversos setores enfrentam desafios como construção de marca, criação de autoridade, geração de leads e criação de conteúdo que realmente engaje e eduque o público.
Como parte do time de marketing da Rock Content, eu também enfrentei essas questões. Trabalhando em conjunto com outras equipes, desenvolvemos uma campanha consistente que superou esses desafios.
Uma das iniciativas que tenho conduzido é a série de webinars chamada Jam Sessions, onde convidamos especialistas do mundo do marketing para compartilharem seus conhecimentos com nosso público.
Depois, adaptamos a estratégia, optando por envolver nossos talentos internos em vez de especialistas externos. Essa mudança nos ajudou a gerar mais de 1.000 leads nos últimos meses.
Agora, quero compartilhar com você os bastidores e todos os passos que nos levaram a alcançar esse resultado.
Como tudo começou
A equipe da antiga Rock University teve a ideia de criar uma série de treinamentos de marketing digital para os alunos da nossa base, ministrados por especialistas da Rock Content.
Adaptamos um teste anterior chamado Bastidores do Marketing e, com a minha experiência em webinars, fui convidado a contribuir com o projeto, que logo ganhou destaque em nossa estratégia.
A Rock Content é uma referência em marketing de conteúdo e conta com muitos especialistas que trabalham diariamente para aprimorar o marketing. Então, por que não usar nossos próprios especialistas para compartilhar e demonstrar como fazemos as coisas?
No início, a iniciativa era voltada apenas para os alunos, mas percebemos uma ótima oportunidade de ampliar seu alcance, não apenas para educar o público, mas também para gerar resultados de marketing.
Depois disso, fiquei responsável por gerenciar e executar o Bastidores do Marketing, da qual vou falar mais a seguir.
Planejando a iniciativa
Primeiro, analisamos se o projeto se encaixava no nosso calendário editorial. Avaliamos se tínhamos disponibilidade de tempo, recursos e equipe para executá-lo com sucesso. Como não havia impedimentos, decidimos seguir em frente, realizando uma transmissão por mês.
O próximo passo foi desenvolver a narrativa e a identidade do projeto, chamado de Bastidores do Marketing. Queríamos mostrar ao público como nossos especialistas trabalham, detalhando cada passo.
Em seguida, nossos designers criaram o modelo de apresentação, a página de transmissão e materiais promocionais alinhados com a identidade da marca.
Depois, chegou a hora de pensar em um tema e um palestrante.
Geralmente, alinhamos o tema com nosso calendário editorial para manter a consistência, mas também consideramos tendências ou estações do ano. Quanto ao palestrante, convidamos alguém que tenha experiência ativa no tema a ser discutido.
Alguns exemplos incluem uma conversa sobre planejamento de marketing com Vitor Peçanha, co-fundador da Rock Content, e outra sobre IA no Marketing de Conteúdo com Giuseppe Caltabiano, nosso VP de Marketing.
Com tudo definido, chegou a hora de iniciar a promoção do projeto!
Divulgando a novidade
Após definirmos o tema e o convidado, o próximo passo foi criar a landing page, escrever e configurar as comunicações de e-mail marketing, criar um evento no LinkedIn, dar instruções à agência de mídia social sobre o evento e agendar pop-ups e notificações.
Pode parecer simples, mas todas essas ações exigem atenção e muitas tarefas operacionais.
É importante ressaltar que, apesar da IA ser utilizada para coletar insights e ideias, todo o conteúdo passa por revisão humana. Esse processo garante a entrega de um material de alta qualidade e minimiza erros gramaticais e de digitação.
Leia também: Como a equipe da Rock Content utiliza a Inteligência Artificial
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Entre o lançamento e o dia da transmissão, normalmente há um período de 3 a 4 semanas. Nesse intervalo, realizamos a comunicação em todos os canais, seguindo nosso calendário editorial. Essa é também uma oportunidade para diversificar a abordagem e aumentar o número de inscritos.
Depois do ao vivo…
O Bastidores do Marketing tem sido uma ótima oportunidade para destacar nossos profissionais, ampliar a exposição da nossa marca e aumentar as chances de fechar novos negócios. Mostrar como fazemos as coisas, abordar temas relevantes e contar com nossos especialistas internos resulta em conteúdo valioso que aproveita os nossos próprios recursos.
Enquanto os inscritos se engajam com nossa marca, eles ficam expostos aos nossos produtos e serviços e têm a oportunidade de nos conhecer melhor durante a transmissão.
Até agora, geramos cerca de mil leads com essa iniciativa. Esses contatos podem ser nutridos com materiais ricos, ferramentas e soluções para aprimorar suas estratégias de marketing.
Além disso, os webinars são gravados e disponibilizados para serem assistidos sob demanda, permitindo continuar convertendo pessoas mesmo após a transmissão ao vivo.
Também compartilhamos as partes mais interessantes e as perguntas frequentes do público como vídeos nas redes sociais, mantendo a divulgação e conscientização sobre a campanha, além de incentivar mais pessoas a participarem das próximas edições.