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O marketing digital para advogados é uma ferramenta poderosa para atrair clientes.
Se sua empresa não tiver um método estabelecido para ser visível para clientes em potencial que precisam de seus serviços, você não ficará muito tempo no mercado.
Por quê? Porque os clientes são o ponto mais importante de qualquer escritório jurídico. Portanto, para que seu escritório de advocacia sobreviva, você precisa de uma estratégia de publicidade para atrair clientes de forma constante e crescente.
Neste post, compartilharemos dez estratégias de marketing eficazes para advogados.
10 dicas incríveis de marketing digital para advogados
- Crie seu site
Os sites são a base de uma boa estratégia de marketing para advogados. Um site é como o cartão de visita moderno.
Para que seu site seja eficaz, é importante que você comunique informações importantes, como seus serviços e credenciais.
Certifique-se também de colocar os métodos de contato em todas as páginas internas da web, para que seu cliente em potencial possa entrar em contato com você sem complicações.
Além disso, como mais da metade dos usuários que visitarão seu site serão de um smartphone, é recomendável que você crie seu site com compatibilidade com dispositivos móveis em mente.
- Faça anúncios no Google Ads
Depois de ter seu site, a estratégia de marketing para advogados que vai te proporcionar resultados mais rápidos são as campanhas no Google Ads.
O Google Ads é uma plataforma de publicidade que permite pagar para veicular anúncios de texto que aparecem no Google quando um cliente em potencial pesquisa produtos ou serviços.
Uma das principais vantagens de anunciar no Google Ads é que seus anúncios aparecem imediatamente na pesquisa do Google. Ou seja, se você publicar seus anúncios hoje, já pode começar a captar clientes em potencial.
- Inscreva-se no Google Meu Negócio
Outra plataforma do Google que deve fazer parte da sua estratégia básica de marketing para advogados é o Google Meu Negócio (diretório de negócios do buscador mais importante da internet).
Quando você se inscreve e classifica no Google Meu Negócio, seu escritório de advocacia aparecerá no mapa do Google e também aparecerá na pesquisa do Google quando um cliente em potencial estiver procurando um advogado como você.
Uma das principais atividades para o posicionamento no Google Meu Negócio é a coleta de avaliações positivas de clientes. Quanto mais opiniões seus clientes te deixarem, maior a probabilidade de chegar ao topo no posicionamento desse diretório.
E o melhor, isso tudo é feito de graça!
- Tenha uma estratégia de SEO
Quase todas as estratégias que mencionamos até agora envolvem o uso do Google para classificar seu escritório de advocacia.
E não devemos nos surpreender com isso, pois o Google é uma das principais fontes de tráfego digital e, portanto, um importante pilar na marketing para advogados.
SEO é uma estratégia adicional que podemos implementar para alavancar a pesquisa do Google.
SEO, conhecido em inglês como Search Engine Optimization, e em português como Otimização de mecanismos de pesquisa, consiste em otimizar seu site para torná-lo amigável à busca do Google.
Ao tornar seu site amigável à pesquisa do Google, você aumenta drasticamente as chances de aparecer nas primeiras posições quando alguém pesquisar advogados em sua cidade.
Uma das principais vantagens do posicionamento com SEO é que ele não tem custo, exceto o tempo que você investe na otimização do seu site.
Por outro lado, uma das desvantagens do SEO é que leva de 6 a 12 meses para obter resultados.
No entanto, quando complementada com o Google Ads, e com o posicionamento no Google My Business, a sua estratégia torna-se uma torrente imparável de potenciais clientes.
Todos os advogados devem considerar o SEO em suas campanhas de marketing jurídico.
- Publique conteúdo na gestão das redes sociais mais utilizadas pelos seus clientes
O gerenciamento de redes sociais ou mídias sociais estão aqui para ficar há muito tempo, e desenvolver sua presença nas redes sociais mais populares é um dos melhores investimentos que você pode fazer.
Facebook, YouTube, Instagram são as redes sociais mais usadas no planeta atualmente.
A menos que você tenha um orçamento enorme para investir em todas as redes sociais, sugerimos que se concentre em apenas uma ou duas.
Também sugerimos que você se concentre em uma das três redes sociais mencionadas, porque são as que têm maior probabilidade de atrair seu cliente em potencial.
A estratégia de mídia social tem tudo a ver com postar conteúdo útil para seus clientes em potencial.
Por exemplo, digamos que você seja um advogado especializado em divórcio. Seu conteúdo de mídia social deve se concentrar em fornecer conselhos úteis para pessoas que estão passando pelo divórcio.
Ao fornecer informações úteis, sem pedir nada em troca, você ganha a confiança de potenciais clientes.
Mas você não apenas ganhará a confiança deles, como também se posicionará como um especialista e se tornará a escolha óbvia para contratar entre os outros advogados contra os quais você compete.
- Experimente também o marketing tradicional
Você não deve descartar o marketing tradicional em sua estratégia de marketing para advogados.
De fato, em países como os Estados Unidos, a publicidade na televisão é um dos principais meios de atrair clientes para escritórios de advocacia.
Mas como isso não é possível no Brasil, é interessante focar em outros métodos. Por exemplo, cartões de visita e banners.
Esses dois recursos, quando feitos de acordo com os parâmetros da OAB são grandes aliados de sua estratégia de marketing para advogados.
E o melhor é que agências de marketing digital ainda podem te ajudar a criar esses recursos. A Agência de Marketing Digital DUNA, por exemplo, pode te ajudar a criar cartões de visita e banners para o seu escritório de advocacia.
Visite o site da DUNA e entre em contato com a nossa equipe para saber mais sobre esse serviço!
Dica Bônus: analise seus resultados e melhore sua estratégia de marketing para advogados
Você deve sempre medir a eficácia de seus investimentos em publicidade para saber quais canais estão atraindo mais clientes.
Dessa forma, você poderá investir de forma mais agressiva naqueles canais que são mais rentáveis para você e poderá atrair um fluxo constante de clientes para seu escritório de advocacia.
Algumas métricas que valem a pena monitorar são:
- Número de prospects obtidos
- Número de clientes adquiridos
- Custo por prospect
- Custo por aquisição de clientes
- Vida útil do cliente
- Retorno do investimento
Use essas métricas como ponto de partida para suas estratégias de marketing para advogados. Há realmente muitas coisas que você pode medir, não se limite apenas às métricas que acabamos de fornecer.
Conclusão
Como falamos no início deste post, o marketing para advogados é fundamental para qualquer escritório.
Temos certeza de que, se você implementar as estratégias mencionadas aqui, seu escritório de advocacia alcançara os seus objetivos.
Selecione duas ou três estratégias dentre as mencionadas neste post e coloque-as em prática imediatamente.
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