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Talvez você já tenha ouvido falar do termo Buyer Persona, esse termo de origem inglesa remete ao perfil do comprador ideal.
Quando você possui uma empresa e quer atingir mais pessoas, é importante ter em mente quem é o seu público alvo.
É aí que entre o conceito de buyer Persona, através da criação de uma pessoa fictícia, é possível criar um perfil que corresponde ao que o seu público alvo gosta e representa.
Contudo, a buyer persona é uma evolução do conceito de público alvo, afinal, o público alvo tende a ser mais generalizado, enquanto a buyer persona é mais personalizada e individual.
Nesse artigo você ficará sabendo como criar uma buyer Persona e usá-la na prática para melhorar suas vendas.
O que é Buyer Persona?
A buyer Persona é uma representação ficcional e generalizada do seu comprador ideal.
Para criar uma buyer persona, comece pesquisando seu público-alvo. Quais são os seus gostos e desgostos, dados demográficos, interesses e pontos problemáticos?
Todas essas pesquisas e análises proporcionarão a você uma compreensão profunda de sua audiência.
Reúna esses dados de sua base de clientes já existente e obtenha informações a partir deles por meio de pesquisas, entrevistas etc.
Por exemplo, você pode encontrar respostas para esse tipo de pergunta para se aprofundar:
- Quais plataformas de mídia social meu público visita?
- Que tipo de blogs, conteúdo, fóruns ou comunidades eles preferem?
- Quais problemas ou questões eles estão enfrentando no trabalho (e na vida pessoal – se estiverem dispostos a compartilhar)
- Quais são suas preferências de compra?
Essas são apenas algumas das coisas básicas que você deve saber sobre seu público-alvo ideal.
Pode haver muitas variações, mas isso lhe dará um ponto de partida no qual você deve basear o plano de conteúdo do seu marketing.
As características de uma Buyer persona
Essas características podem ser, mas não estão limitadas a:
- Orientação profissional
- Dados demográficos básicos
- Metas e desafios que podem se relacionar a cada tipo de pessoa separadamente
- Valores e interesses pessoais
Algumas das consequências que sua empresa enfrentará caso você ignore a construção de uma persona são as seguintes:
- Escolha errada de canais de comunicação para promover seu produto
- Você informará erroneamente seus clientes no que diz respeito às capacidades e utilidade de seus produtos
- Segmentação de campanha errada
Elaborando sua Buyer persona
Seus próximos passos serão sobre como começar a criar sua persona – você não precisa necessariamente contratar uma agência para fazer isso, mas contratar um profissional também é uma ótima opção.
Tudo que você precisa é reunir todos os dados necessários, semelhantes ao que citamos acima.
A partir daí é só encontrar um software adequado para criá-lo e/ou modelos que atenderão melhor às suas necessidades.
Saiba mais: As 10 melhores ideias de negócios para você empreender
Ferramentas para criar a Buyer Persona
Por que usar uma ferramenta para criar sua persona, você vai perguntar. Porque se feito manualmente como um processo, a criação da persona pode ser exaustiva, senão caótica.
Além disso, se você for novo nisso, talvez não esteja muito claro quais são as etapas que você deve seguir para ter todas as evidências de que precisa.
Uma ferramenta especializada vai lhe poupar todo o trabalho, pedindo que você preencha os dados corretos e permitindo que sua equipe também contribua com esse processo.
Ferramentas gratuitas para criar a Buyer persona
Essa plataforma foi criada a partir da união entre a Rock Content e a Resultados Digitais, a plataforma traz as ferramentas necessárias para criar sua persona de maneira bastante intuitiva.
Assim como o Gerador de Personas, essa plataforma também ajuda na hora de criar uma persona para sua empresa de maneira bem fácil.
Apenas preencha os dados de sua buyer persona baseados em dados e pesquisas sobre sua audiência.
Uma ferramenta totalmente gratuita, em que só é preciso fazer o login e você terá acesso ao gerador de personas.
Adquirindo dados
Dados precisos são o que fazem sua estratégia dar certo e constituem o único elemento que, se interpretado de forma errada, pode prejudicar seriamente o seu negócio.
Voltando à criação da buyer persona, há duas coisas que importam. De onde vêm seus dados e como você pode encontrá-los.
Fontes de dados úteis podem incluir:
Busca direta
Qualquer tipo de conteúdo que você tenha em seu site e com o qual eles possam interagir (vídeos, white papers, formulários de aceitação etc.)
Seu departamento de vendas (ligações, reuniões, demonstrações de vendas ao vivo)
O seu departamento de sucesso do cliente (pesquisas de clientes, comentários de clientes, chamadas de acompanhamento, comentários de chat ao vivo, etc.)
Dados de mídia social
Pesquisa e mapeamento da concorrência: conhecer o cliente do seu concorrente – especialmente quando é direto – é igual a conhecer o seu.
Pesquisa de mercado e segmentação
Dados demográficos de seus clientes existentes, caso você não tenha acabado de lançar seu produto
Ferramentas que você pode usar para obter seus dados:
Para obter dados sobre o comportamento de seus usuários, dados demográficos e praticamente qualquer ação que eles realizem em seu site.
Insights de público do Facebook: para encontrar várias categorias de dados diferentes de pessoas que fazem parte da comunidade do Facebook, seguidores de sua página e de públicos personalizados.
As categorias de dados podem incluir idade e gênero, educação, status de relacionamento, tamanho da família, estilo de vida, comportamento de compra e métodos.
Barômetro do consumidor do Google
Caso você queira aumentar o nível de sua pesquisa e encontrar dados do consumidor relacionados ao uso da Internet.
Ao usar o Barômetro do Google, você pode rastrear o comportamento de seus usuários em diferentes telas – para as principais regiões geográficas, segmentos de consumidores e segmentos de produtos.
Ferramentas de pesquisa
Para reunir todo o feedback do cliente de que você precisa. Você pode usar o Google Forms, por exemplo.
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