Se você chegou até aqui, provavelmente já sabe que a produção de conteúdo é um dos pilares mais importantes de uma estratégia do marketing — e também o calcanhar de Aquiles de grande parte de pequenas, médias e grandes empresas.
Isso porque, em torno da produção de conteúdo, há várias etapas que as marcas devem prestar atenção, como:
- Construir uma estratégia relevante e recorrente;
- Mapear conteúdo;
- Trazer variedade de conteúdos em todas as etapas do funil;
- Distribuir recursos (equipe, tempo e investimento) entre tarefas estratégicas, como planejamento de SEO, e tarefas táticas, como a produção do conteúdo em si;
- Manter a qualidade enquanto produz em escala;
- Análises e otimizações para crescimento constante.
Nós já contamos aqui na Rock Content como optamos por manter a equipe interna focada nas tarefas estratégias, enquanto a produção de conteúdo é terceirizada por freelancers (e como fazemos isso, na prática).
De fato, optar por serviços de redação e conteúdos freelancers pode ser uma solução extremamente eficiente para escalar sua produção de conteúdo em diversos formatos, sem perder a qualidade e o olho no resultado.
Mas, para isso, alguns detalhes devem ser levados em conta, tanto na hora de saber se esta opção faz sentido para sua empresa, como para entender qual seria a melhor plataforma para você.
Marketing de Conteúdo: potenciais e desafios atuais
Em linhas gerais, o marketing de conteúdo visa atrair, engajar e converter clientes por meio da criação de conteúdos relevantes em seus mais diversos formatos.
Segundo o State of Marketing Report de 2023, 29% das equipes de marketing usam blog posts e sites otimizados para atrair e converter leads. Dessa porcentagem, 88% planejam aumentar ou manter o investimento em 2023.
E não só de conteúdos escritos para blog e sites se faz uma estratégia de marketing de conteúdo. O mesmo relatório aponta como uma das principais tendências para o ano a criação de vídeos curtos para Instagram, YouTube e TikTok.
Somos suspeitos para falar, mas dificilmente uma estratégia de marketing de crescimento constante e sustentável a longo prazo é efetiva sem que haja conteúdo.
Mas, como qualquer coisa dentro do marketing, tal potencial vem com seus desafios.
A Inteligência Artificial, por exemplo, é uma ferramenta poderosa para aumentar a produtividade e a criatividade, mas com limitações que sempre dependerão do toque humano.
Outro desafio constante entre as marcas é operar com um time de marketing, muitas vezes, reduzido, que exige com que tenham que ser ainda mais assertivas em suas decisões para otimizar o trabalho, escalar a produção e maximizar os resultados.
Neste ponto, utilizar um marketplace para serviços de redação e conteúdos freelancer pode, sim, ser uma excelente solução.
O que é um marketplace de conteúdos freelancer e serviços de redação
Quando falamos em um marketplace de conteúdos freelancer, o primeiro pensamento que vem a cabeça é um espaço para encontrar profissionais prontos para trabalhar na execução de projetos diversos.
E, resumidamente, sim, é isso. Mas só isso?
Um marketplace de conteúdos freelancer é uma plataforma onde você encontra diversos profissionais: serviços de redação, designers, estrategistas, editores e tradutores, por exemplo.
Mas, para além da base de talentos, uma boa plataforma de conteúdo também possui ferramentas para tornar o processo de ponta a ponta otimizado e eficiente.
O marketplace de conteúdo escolhido deve, no mínimo, garantir que:
- Você tenha acesso a uma rede de talentos pronta para entregar conteúdos de qualidade, de acordo com sua necessidade e nicho de mercado;
- Ferramentas que facilitam a solicitação e gestão de seus projetos;
- Fácil alinhamento entre as partes para um conteúdo dentro das expectativas e dentro do planejado;
- Possibilidades de integração que centralizam as operações de produção de conteúdo;
Para que os mecanismos de busca identifiquem o seu site como autoridade em seu setor, é essencial que você some a qualidade com a quantidade de conteúdos relevantes dentro do seu calendário e planejamento.
Dessa forma, o marketplace de conteúdo entra para somar qualquer time de marketing, independente do seu tamanho e complexidade, para que os conteúdos mantenham a relevância, constância e estratégia necessária.
“Ok, entendi que usar serviços de redação freelancer faz sentido para meu negócio. Mas como escolher o melhor marketplace de conteúdo dentre os disponíveis no mercado?”
Talvez essa seja a sua pergunta neste momento, e é um questionamento justo.
Há alguns pontos importantes a serem levados em consideração na hora de escolher o seu marketplace de conteúdo.
Como escolher o melhor marketplace de conteúdo para serviços de redação freelancer?
O marketplace de conteúdo ideal é aquele que atende a maior parte das necessidades de conteúdo da sua empresa.
Existem diversos no mercado: WriterAccess, Workana, Contentools, 99Freelas, etc.
Selecionei aqui alguns dos principais recursos para você levar em consideração na hora de escolher a sua:
1. Seleção de talentos e garantia de uma base especializada e qualificada
Um dos diferenciais de algumas plataformas, e um dos principais benefícios de uma solução de conteúdo, é o processo de seleção de talentos.
É vital que você tenha certeza que os talentos disponíveis são especializados e com experiência em criação e estratégias de conteúdos.
O marketplace de conteúdo freelancer ganha pontos extras se conseguir te ajudar a filtrar a base de talentos por especialidade (como conhecimento em SEO, por exemplo), nicho de mercado — afinal, dependendo do nicho, um redator genérico pode não ser tão eficiente — e avaliações, por exemplo.
Procure entender como é o processo de seleção desses talentos, se existe alguma avaliação de perfil e experiência.
Tente evitar plataformas em que qualquer pessoa interessada pode se cadastrar facilmente e se tornar redatora ou designer. O ideal é que o marketplace de conteúdo te dê segurança e garantia de trabalhar com profissionais selecionados e preparados para a produção de conteúdos de alta qualidade.
No WriterAccess, por exemplo, há uma equipe dedicada para avaliar todos os perfis que se candidatam na plataforma.
Esta equipe faz a revisão de currículos e experiências, seleciona profissionais qualificados e é responsável pelo acompanhamento e gestão da base disponível para o desenvolvimento do profissional, para garantir um conteúdo a altura do que o cliente procura e espera.
2. Diversidade da base de talentos
Ao falar da diversidade da base de talentos falamos de dois pontos.
Primeiro, no que diz respeito funções diversas em um único local. Plataformas com redatores, designers, editores… tudo concentrado em uma única solução.
Segundo, no que diz respeito a talentos de uma mesma área com níveis técnicos e conhecimentos específicos em diferentes setores e formatos de conteúdo.
Conseguimos encontrar no mercado ferramentas focadas em apenas um perfil de talento (apenas para designers ou redatores, por exemplo) e ferramentas que oferecem talentos diversos em um único local.
Ferramentas com uma base de talento mais ampla facilitam e centralizam ainda mais a produção de conteúdo, pois conseguem atender desde um artigo à um ebook, animação, ilustração, edição, e diversos outros em um único local, otimizando seu tempo destinado à criação e gestão dos conteúdos.
Nesse mesmo caminho, conseguimos encontrar ferramentas com bases de talentos amplas com profissionais extremamente técnicos para entrega de conteúdos ricos, e outros com conhecimentos mais gerais para conteúdos menos aprofundados (sem perder a qualidade).
Ou seja, conteúdos para todas as etapas do funil.
Dica: no WriterAccess você encontra redatores, designers, editores, estrategistas e tradutores com conhecimento e experiências diferentes, nos mais diversos setores e formatos de conteúdo para escalar a sua estratégia. E você pode testar a plataforma por 14 dias grátis.
3. Ferramentas que facilitem e agilizem suas solicitações e gestão de seus conteúdos
Uma das maiores preocupações quando falamos de serviços de redação e marketplaces de conteúdo é o alinhamento com o talento que irá trabalhar no projeto.
Para isso, as plataformas oferecem de ferramentas variadas para garantir que a comunicação seja limpa e sem ruídos, indo desde ferramentas para briefings completos à opções de contato direto com o talento.
Isso facilita muito que o resultado final do que foi solicitado esteja dentro do esperado, ou ainda que supere as expectativas da empresa.
Vou ilustrar com o WriterAccess como exemplo:
Quando você solicita um conteúdo dentro da plataforma, é necessário preencher um formulário que traz o direcionamento necessário para para o talento entender o que é o projeto, quem é a empresa para a qual ele escreve, a persona que ele precisa alcançar, as palavras-chaves que precisa explorar.
E aqui, tenho dois pulos do gato:
Se, por qualquer motivo, você não tenha clareza da sua persona ou precisa de uma mão em relação à ideias de conteúdo, o WriterAccess possui uma IA integrada específica para geração de personas e outra para estratégias de conteúdo.
Outra grande facilidade da plataforma é a possibilidade de salvar templates de briefing. Ou seja, você não precisa preencher o formulário completo toda vez que for solicitar um novo conteúdo, pode simplesmente salvar as informações que quiser replicar no seu template.
Por fim, o WriterAccess também esmiuça o tamanho ideal do conteúdo e uma definição de cronograma de acordo com o calendário do cliente, e permite que haja contato com o talento durante todo o processo.
4. Ferramentas de gestão da produção de conteúdo
Além da interface de solicitação de conteúdos do marketplace que você escolher, outro ponto importantíssimo que você deve analisar são as ferramentas para gerenciar suas solicitações e materiais.
Quanto mais intuitiva for a plataforma, com dashboard claro das suas solicitações e facilidade de acompanhar, aprovar, solicitar edições e gerenciar demandas, melhor.
Você precisa ser capaz acompanhar de forma fácil e eficiente etapa por etapa da criação de cada projeto para garantir o cumprimento de prazos, o alinhamento com o birefing inicial, e a entrega de um conteúdo com a qualidade esperada.
5. Uso da Inteligência Artificial para otimizar a produção de conteúdo
Não poderia deixar de falar dela. Uma das maiores tendências do marketing hoje em dia é a inteligência artificial.
O ChatGPT se popularizou como ferramenta de auxlia na criação de textos, e-mails e conteúdos no geral. De fato, a IA tem o poder de comoditizar conteúdos simples, muitas vezes de qualidade inferior.
Leia também: Como a equipe da Rock Content utiliza a Inteligência Artificial
Ao mesmo tempo, a IA tem a incrível capacidade de agilizar processos e aumentar o potencial do conteúdo aliado à criatividade humana.
E é neste ponto que os marketplaces de conteúdo podem agregar (e muito!) utilizando Inteligência Artificial.
Pode ajudar, por exemplo, na otimização de processos como mapeamento de conteúdo, definição de tópicos, criação de personas… tudo isso utilizando como base dados reais do seu negócio, para gerar oportunidades novas de conteúdo específicas para você.
De forma resumida, o uso da Inteligência Artificial soma às plataformas de conteúdo de modo que ela torna o processo mais eficiente, sem abrir mão da criação de conteúdos humanizados e originais.
O WriterAccess tem sido uma dos grandes pioneiros na implementação de IA em sua plataforma para permitir, por exemplo:
- Definição de personas
- Mapeamento de conteúdo com base no segmento, concorrentes, domínio e na persona de cada usuário
- Sugestão de tópicos semanais baseados nos seus conteúdos anteriores e mais
- Detecção do uso de IA na redação do conteúdo visando garantir conteúdos feitos por talentos.
Ao utilizar dessas ferramentas o seu processo se torna ainda mais rápido e completo, além de aumentar a capacidade da sua estratégia de marketing de conteúdo.
Conheça todas as ferramentas de IA da WriterAccess
6. Possibilidades diversas de integrações
Por fim, um dos grandes diferenciais das plataformas que encontramos no mercado são as possibilidades de integração que cada uma oferece.
Integrações com ferramentas de SEO, automação de marketing, redes sociais, análise de dados… quanto maior for o leque de integrações com ferramentas que você já utiliza em seu time de marketing, melhor.
As possibilidades de integração centralizam ainda mais toda a operação da criação de conteúdo em um único local para tonar o processo ainda mais eficiente e completo.
Em outras palavras, em uma única plataforma você consegue encontrar talentos, solicitar conteúdos, gerenciar a criação de conteúdos e depois direcioná-lo para o canal de comunicação correto, ou exportá-lo no melhor formato e acompanhar seus resultados.
O WriterAccess traz de integrações como WordPress, LinkedIn, HubSpot, SEMRush, e várias outras opções e possibilidades para que você consiga concentrar todos os esforços da criação de conteúdo em um único lugar.
Confira aqui todas as integrações do WriterAccess
Conclusão
Os serviços de redação freelancer e marketplaces de conteúdo podem ser a solução ideal para uma criação de conteúdo otimizada, eficiente, escalada e de alta qualidade.
É fundamental saber escolher a melhor plataforma para seu negócio.
Por isso, avaliae os principais pontos que atendem sua demanda — desde a diversidade da base de talentos e a qualificação dos mesmos, às possibilidades de integração que tornarão seu processo mais completo.
Na dúvida de como escolher qual entrega o que você busca? Conheça cada uma delas, aproveite os períodos de teste, navegue pelas bases de talentos, avalie usabilidade e ferramentas para conseguir integrar a melhor à sua estratégia de marketing!
Dica final: o WriterAccess permite que você teste a plataforma por 14 dias de forma gratuita. Para saber mais, é só clicar aqui.