Índice
Agência de Marketing Digital — para escolher a ideal você precisa:
- Pensar se a localização da agência é um fator essencial para seu negócio;
- Ter mais de uma opção de Agência de Marketing Digital para solicitar proposta e abrir processo de concorrência entre elas;
- Buscar certificações e histórias de sucesso da empresa de marketing digital para entender se a metodologia utilizada é adequada ao que você precisa.
Uma Agência de Marketing Digital pode ser uma grande facilitadora quando o assunto é trazer mais resultados em múltiplas plataformas digitais. Afinal, é uma experiência frustrante saber o quão vantajoso os canais de Marketing Digital podem ser, mas não ter tempo ou equipe para colocar a mão na massa — ou, até pior, não saber por onde começar.
As empresas que buscam terceirizar todas as partes ou apenas um pedaço de suas estratégias no ambiente digital geralmente optam por uma agência pelos mesmos motivos. Veja se alguma se encaixa ao momento da sua equipe:
- Necessidade de trabalhar em várias frentes ao mesmo tempo sem precisar fazer inúmeras contratações e treinamentos para o time;
- Rapidez na obtenção de resultados: agências experientes buscam entregar o “primeiro valor” pouco tempo depois da assinatura do contrato para evitar cancelamentos;
- Escalar o trabalho do time interno para um nível estratégico e olhando para questões que só quem está dentro da realidade da empresa entenderia.
É verdade mesmo que as agências digitais podem ser um recurso escalável para gerar demanda para o comercial de um negócio. Tanto é que empresas reconhecidas nacionalmente escalaram suas operações de Marketing com apoio de agências especializadas, como você pode observar no exemplo posto na matéria da Meio e Mensagem (veja print abaixo).
Aqui na RD Station, nós temos um time de marketing interno e mais algumas agências para apoiar em pontos específicos do nosso funil e deixar o trabalho dos nossos RDoers mais fluído.
Mas, fique calmo, você não precisa ser uma grande empresa para contar com uma Agência de Marketing Digital. Existem opções para todos os bolsos, regiões, segmentos e necessidades no funil de Marketing & Vendas.
O que é uma Agência de Marketing Digital?
As Agências de Marketing Digital são empresas que contribuem com o sucesso de seus clientes, promovendo a evolução digital para atingir resultados com estratégias que buscam garantir um bom posicionamento à marca e, sobretudo, impactar em métricas de negócio.
Na prática, é possível observar agências digitais de todos os tipos, para todas as necessidades e com características que as diferenciam muito entre si. Por isso, é tão comum encontrar agências com diversos posicionamentos ou metodologias de trabalho já consolidadas, como as especializadas em:
- Inbound Marketing;
- lançamentos digitais e infoprodutos;
- técnicas de marketing, como SEO, tráfego e Design;
- nichos de negócio, como, por exemplo, as agências que só atendem médicos e clínicas.
Os canais utilizados por elas para chegar aos resultados podem até ser os mesmos, como redes sociais, Email Marketing e mídia paga, mas a forma com que eles são priorizados é a principal diferença. Essa priorização pode e deve ser utilizada para orientar sua busca por agências para atender suas necessidades.
Como escolher uma Agência de Marketing Digital?
Antes de mais nada, é preciso entender que, independentemente do estilo que você opte procurar, os critérios para escolher uma Agência de Marketing Digital devem ser similares aos utilizados para a contratação de qualquer outro serviço terceirizado. Apenas adicione algumas particularidades de uma fornecedora de marketing digital.
Listamos os cinco principais critérios aqui embaixo:
1. Viabilidade orçamentária para contratação
Você já viu por aqui, mas vale ressaltar: existem agências para todos os bolsos e necessidades. Contudo, como se trata de Marketing Digital, outros fatores devem ser levados em conta na hora de ver quanto você tem para gastar com a terceirização de suas estratégias digitais.
Por exemplo: ao contratar uma Agência de Marketing Digital para atrair contatos quentes e construir um relacionamento com eles, haverá a necessidade de contar com uma plataforma de Automação de Marketing, como o RD Station Marketing, para conseguir operacionalizar as páginas de captura e réguas de relacionamento.
Com isso em mente, a forma correta de prever quanto você irá gastar com a terceirização é analisar o seu orçamento e considerar dentro desse montante três fatores: mensalidade das plataformas, investimentos em plataformas de anúncio e mensalidade da agência, que também pode ser chamada de fee mensal.
Investimento = Mensalidade de Plataformas + Investimento em Anúncios, se for necessário + Mensalidade da Agência
2. Alinhamento cultural com a empresa
Parece difícil encontrar um parceiro com o tal alinhamento cultural, mas na prática basta tangibilizar a forma com que você gostaria que o trabalho fosse realizado. Some a isso a combinação do estilo de trabalho da agência com os processos da sua empresa.
Por exemplo: se sua empresa possui uma metodologia de trabalho com metas semanais, procure agências que tenham uma visão de entrega de resultados no curto prazo e agilidade para mudar a rota do planejamento rapidamente.
Caso você priorize construções de projetos com várias etapas (validação, testes, adequações, etc.), busque uma agência com boa visão de gestão e construções a longo prazo. Não existe certo ou errado, mas é preciso seguir aquilo que faz mais sentido para o que você precisa agora.
3. Buscar entender o que a empresa e seus profissionais já fizeram com o Marketing Digital
Se você já pesquisou por agências de marketing no google, provavelmente já se deparou com algum case de sucesso que mostrava, na prática, como a agência entregou resultado para algum cliente.
Como o mundo do Marketing Digital é cheio de termos, técnicas e estratégias, a melhor forma de entender o que uma agência faz é por meio de uma história de sucesso. Ela conta quais eram as necessidades de uma empresa específica e como a empresa de Marketing Digital usou sua inteligência para resolvê-las.
Além dos cases de sucesso, existem alguns outros meios que possibilitam a você conhecer a reputação da agência digital no mercado, como:
- conversar com alguns clientes do portfólio daquela agência;
- buscar certificações técnicas de trabalho e prêmios;
- verificar com quais empresas ou plataformas essas agências firmaram parceria.
4. Concorrência entre agências de Marketing Digital: é preciso ter mais de uma carta na manga
“Não coloque todos os ovos na mesma cesta”. Essa frase é uma máxima para qualquer negociação e não seria diferente com as agências.
No mercado digital, é bem comum haver disputas de agências para trazer mais uma conta para os seus portfólios. Esse processo possui até nome: concorrência. Ela deve ser utilizada para, no mínimo, comparar preços e metodologias.
A concorrência consiste em uma empresa entregar os mesmos problemas para até três agências. Com a necessidade em mãos, as empresas que entregarem o melhor escopo de solução junto com um orçamento viável, levam a disputa e um novo cliente para a sua carteira.
Portanto, a dica aqui é: sempre que possível busque comparar os serviços e orçamentos para fazer a melhor escolha para sua realidade.
5. Disponibilidade para acompanhar, alinhar e otimizar
O trabalho com qualquer fornecedor deve ser construído a várias mãos, ainda mais quando se trata de estratégias de Marketing Digital que lidam diretamente com a forma com que sua empresa é vista pelo mercado.
Portanto, é essencial que a integração entre empresa e agência funcione, sendo definidas as responsabilidades de cada uma das partes, além de rotinas de acompanhamento. Colocamos abaixo alguns exemplos básicos para você ter em mente quando estiver no momento de contratação de uma agência:
- possuir uma cadência de encontros definidos ao que faz sentido para a estratégia construída: semanal, quinzenal ou mensal;
- ter claro quem é a pessoa ou o time responsável por tratar os contatos comerciais gerados e tentar convertê-los em vendas para a empresa;
- cobrar da agência relatórios alinhados às métricas que sua empresa precisa alavancar.
Bônus: Localização é importante ao escolher uma Agência de Marketing Digital?
É comum quando estamos buscando uma solução olharmos primeiro para aquelas que estão mais próximas. Contudo, quando falamos de agências, a localização pode ser apenas mais um fator para ajudar na sua escolha, uma vez que o modelo de negócio dessas empresas permite que elas executem o trabalho a distância.
Você não abre mão de ter reuniões presenciais e apoio presencial da agência no dia a dia? Então a localização é um fator importante para você. Caso você não faça questão desse acompanhamento mais próximo, a dica é olhar outros critérios e deixar a busca aberta para outras regiões do país.
Quer dar uma olhada, por exemplo, nas Agências de Marketing Digital em São Paulo? Acesse aqui!
Quais são as melhores Agências de Marketing Digital do Brasil?
Para fazer parte do grupo de melhores Agências de Marketing Digital do Brasil, essas empresas precisam constantemente estar em uma posição de referência para seus inúmeros clientes e, inclusive, para outras agências.
Listamos aqui as 16 melhores, que já entregaram resultados reais e comprovados para seus clientes. São também as que estão no topo dos critérios da RD Station, a empresa nº 1 em Automação de Marketing da América Latina.
A lista foi construída em ordem alfabética e com base nos níveis do Programa de Parcerias da RD Station, a maior comunidade de Agências de Marketing Digital (+2000 agências participantes) do país.
As melhores Agências de Marketing Digital do Brasil são:
- Adtail;
- BW8
- Digital Gurus;
- DNA for Marketing;
- E-dialog;
- Hubify;
- Layer Up
- Agência Mestre;
- Agência Pericoco;
- Surfe Digital
- Duo Studio Interativo
- Matofino;
- Muito Mais Digital
- Paes Digital;
- UMB e-commerce inteligente;
- Vanguarda Comunicação 360º
1. Adtail
Uma Agência de Marketing Digital movida pela performance e baseada em dados. Com o propósito de acelerar o crescimento das empresas através do Marketing Digital, a empresa usa uma metodologia focada no desenvolvimento da jornada de Marketing e Vendas dos negócios.
O time é certificado em grandes plataformas digitais, garantindo parceiras estratégicas e a expertise necessária para a execução das melhores estratégias digitais.
Na carteira de clientes da agência, você encontra Arrezo & Co, HP, Intelbras, Novomundo.com. Oster, Cadence, entre outros grandes negócios.
Para falar com a Adtail, basta clicar aqui.
2. BW8
A BW8 acredita na comunicação em suas diversas formas. Com mais de 6 anos no mercado, a empresa foca em ajudar marcas e empresas a se comunicarem de forma mais assertiva e integrada, a partir de soluções criativas, conteúdos personalizados e ferramentas inovadoras.
A agência trabalha com três frentes principais de trabalho, sendo elas: Mídias Sociais, Assessoria; e Grandes projetos e performance.
Para falar com a BW8, basta clicar aqui.
3. Digital Gurus
A empresa busca trazer mais inteligência digital para o negócio de seus clientes. Fugindo da subjetividade, concentrando-se em métricas e resultados. Com uma abordagem consultiva, a empresa procura levar o melhor atendimento e gestão de projetos.
Para falar com a Digital Gurus, basta clicar aqui.
4. DNA For Marketing
A empresa é uma Agência de Marketing Digital com o DNA de Vendas. Nascida a partir de uma consultoria de vendas consolidada no mercado, a For Marketing em menos de 3 anos integra o alto escalão de Agências da RD Station. O principal objetivo da agência é integrar estratégias de Marketing Digital que resultem em vendas.
Para falar com a DNA For Marketing, basta clicar aqui.
5. E-Dialog
A E-Dialog foi uma das primeiras agências que começou atuando exclusivamente com Marketing Digital no país. Criada em 2010, atua de pequenas a grandes empresas em soluções como Inbound Marketing, geração de Leads, implantação de CRM, SEO e festão de redes sociais. Com clientes em todo o Brasil, conta com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Juiz de Fora (MG).
A empresa busca criar propostas de investimentos de acordo com cada empresa e visa atuar como um departamento de Marketing Digital para seus clientes, atuando consultivamente e executando os projetos por completo.
Para falar com a E-Dialog, basta clicar aqui;
6. Hubify
O foco da Agência de Marketing Digital é ser a mola propulsora da estratégia dos seus clientes. Há mais de 10 anos no mercado, a Hubify busca levar seus clientes a serem mais lucrativos e prósperos. Já foram responsáveis por criar, aprimorar e/ou executar mais de 100 máquinas de vendas por meio do Marketing Digital.
Por meio de indicadores de sucesso previamente alinhados com o cliente, o time da agência gera relatórios e corrige a trajetória da estratégia sempre que identifica oportunidades de melhorar o desempenho.
Para falar com a Hubify, basta clicar aqui.
7. Layer Up Digital
🏆 A Layer Up foi a vencedora da categoria “Melhor Agência” no Prêmio Agências de Resultados promovido pela RD Station em 2021
Uma agência digital premiada pelos cases e resultados de alto impacto que foram gerados para seus clientes. A Layer Up cria soluções de Marketing e Vendas para acelerar o crescimento de negócios B2B e B2C. As soluções da agência propõem uma nova forma de pensar, criar e gerar resultados para um mercado em constante transformação.
Como agência digital, eles levam inovação, lucratividade e posicionamento para empresas de diversos segmentos todos os dias. Colocando o desenvolvimento de cases de sucesso como parte da cultura da empresa.
Para falar com a Layer Up, basta clicar aqui.
8. Mestre
🏆 A Agência Mestre foi a vencedora da categoria “Melhor Agência” por 4 anos consecutivos no Prêmio Agências de Resultados promovido pela RD Station, de 2017-2020.
A empresa concentra seu trabalho de Inbound Marketing para além da captação de Leads, chegando na criação de oportunidades para os clientes aumentarem suas vendas por meio de relacionamento, customização, integração (SEO e Mídia), nutrição, automação, foco em resultados e leads qualificados.
Dessa forma é feito o “Inbound Mestre”, com base em um planejamento tático dividido em: planejamento, conversão de visitantes em leads e transformação de Leads em possíveis clientes. Com foco em resultados dentro dos valores da empresa, as metas internas do time estão sempre alinhadas com os objetivos de crescimento de seus clientes.
Para falar com a Agência Mestre, basta clicar aqui.
9. Pericoco
Com foco em Inbound Marketing, Vendas e comportamento, a Pericoco é uma agência de negócios conectada às necessidades dos clientes e tendências do consumidor. A empresa desenvolve e executa estratégias focadas em resultados de vendas para médias e grandes empresas do segmento B2C e B2B.
Para falar com a Agência Pericoco, basta clicar aqui
10. Surfe Digital
Especialista em Transformação Digital Marketing-Vendas, a Surfe é uma das maiores referências do segmento no Brasil. Com o propósito de ajudar times de Marketing & Vendas das empresas a estruturar e acelerar o seu crescimento através da cultura de negócios digitais de alto impacto, a agência possui um sistema avançado de monitoramento de comportamentos e uma metodologia focada em geração de resultados de impacto.
A Surfe acredita que não existem hacks mágicos que transformarão negócios. Mas sim na experimentação, na cultura de testes e no empilhamento de pequenas melhorias que somadas geram um grande resultado.
Para falar com a Surfe Digital, basta clicar aqui.
11. Duo Studio Interativo
Com 8 anos de história e centenas de grandes clientes e projetos realizados, a agência possui 3 sedes (Caxias do Sul, Porto Alegre e São Paulo) e mais de 120 colaboradores em áreas multidisciplinares para oferecer o melhor que existe no digital 360º e desenvolvimento de plataformas.
Com a metodologia 360º, a agência trabalha com projetos de Marketing Digital, Inbound Marketing, Conteúdo, SEO, Performance, Mídia Paga, Design e desenvolvimento de projetos web, e-commerce e aplicativos.
Entre os clientes que já foram atendidos pela empresa estão grandes players do mercado nacional, como por exemplo: Copag, McDia Feliz, Hospital Moinhos de Vento, Brookfield Brasil, Sicredi, entre outros.
Para falar com a Duo Studio Interativo, basta clicar aqui.
12. Matofino
A Matofino atua como Business Partner Advisor, auxiliando empresas a se tornarem digitais através de Design/Arquitetura de Negócio, Transformação Ágil/Digital e Processos Comerciais. Utilizando-se de inteligência estratégica, a empresa desenvolve projetos customizados para converter visitantes de sites em clientes.
Para falar com a Matofino, basta clicar aqui.
13. Muito Mais Digital
A MMD é uma agência especializada em Marketing Digital, com foco em performance. Certificada no programa Google Partners, a Muito Mais Digital possui uma equipe multidisciplinar preparada e focada em atender empresas de pequeno e médio porte de todo o Brasil, seja com objetivo de geração de Leads ou vendas (ecommerces).
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14. Paes Digital
A Paes Digital utiliza o fascinante mundo digital para ficar de frente com oportunidades reais de negócios. Atrair, nutrir e converter são combinados de forma eficiente, configurados para satisfazer os desejos de compra. A empresa busca ser a resposta para cada momento e visa obter o melhor resultado, de domingo a domingo, 7 dias por semana e 356 dias por ano.
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15. UMB E-commerce Inteligente
A UMB E-commerce Inteligente é uma agência com mais de 12 anos de experiência em desenvolvimento digital. Atuando em implantação, desenvolvimento e gestão de ecommerce desde 2013, a empresa oferece soluções em SEO e Inbound Commerce para clientes de pequeno, médio e grande portes dos mais diversos segmentos.
Para falar com a UMB E-commerce Inteligente, basta clicar aqui.
16. Vanguarda Comunicação 360º
A Vanguarda Comunicação é uma agência de marketing 360º que acredita que a comunicação integrada é capaz de gerar melhores resultados para seus clientes. A agência não acredita em receitas prontas para o sucesso e, por isso, possui um time multidisciplinar, capaz de criar e executar estratégias de marketing personalizadas para negócios.
Para falar com a Vanguarda Comunicação 360º, basta clicar aqui.
Extra: As melhores Agências de Marketing Digital para pequenas empresas
Se você gerencia uma pequena empresa e ainda precisa amadurecer suas estratégias de Marketing Digital, recomendamos que opte por opções voltadas para Pequenas Empresas.
Essas agências, além de entenderem as dores de um negócio que busca encontrar seu caminho no Marketing Digital, ainda proporcionam soluções mais adequadas à realidade do pequeno empreendedor que está disposto a investir, mas não sabe por onde começar.
Conheça a Lista das Melhores Agências de Marketing Digital para Pequenas Empresas.
O local para encontrar uma Agência de Marketing Digital? O Marketplace RD Station
Você já conhece o Marketplace RD Station? Por lá, você consegue fazer contato com as melhores Agências de Marketing Digital do Brasil de um jeito prático: dizendo seu segmento, localização e orçamento, nosso filtro mostra uma seleção de agências ideais para você.
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