Profissionais de marketing sempre estão atrás do que bomba nas redes sociais, e não é difícil entender por que hoje um dos maiores interesses é saber como viralizar no TikTok.
Os vídeos virais da rede podem atingir milhares de pessoas em poucas horas, são fáceis de fazer e não requerem um orçamento alto — ou, em muitos casos, orçamento nenhum.
Do ponto de vista das marcas, um benefício ainda mais atrativo dos virais é financeiro.
Se uma empresa retém uma pequena parte da audiência alcançada com os vídeos virais, os resultados já vão além da visibilidade e se traduzem em mais conversões.
Os números mostram que o TikTok é considerado uma das redes sociais com maior ROI (Retorno sobre Investimento) no marketing, segundo o State of Marketing 2024 do HubSpot em parceria com Litmus, Rock Content e Search Engine Journal.
44% dos participantes da pesquisa afirmaram usar o TikTok em suas estratégias de marketing, e 24% deles o consideram a rede social na qual obtiveram o maior ROI.
Tudo que você precisa para saber como viralizar no TikTok é uma compreensão de como funciona o algoritmo da rede e estratégias estão por trás dos principais virais.
Nosso guia apresenta 9 dicas sobre como fazer um vídeo viralizar no TikTok, incluindo exemplos e detalhes como usar as estratégias virais na prática. Confira!
1. Conheça sua audiência e nicho
O TikTok é cheio de diversidade, e encontrar seu próprio nicho pode ajudar a se destacar.
A identificação com determinado público envolve compreender quem são essas pessoas, quais são seus interesses e como elas interagem com o conteúdo.
Essa familiaridade com o que seu público gosta e o que está acontecendo no seu nicho dá a chance de participar de trends que têm mais probabilidade de ressoar com a audiência.
Compreender os padrões de comportamento da audiência também poderá ser útil no planejamento da rotina de publicações no TikTok.
2. Participe de trends
No TikTok, as “trends” são músicas, memes e desafios que estão em alta na plataforma.
Participar dessas tendências pode aumentar suas chances de viralizar, pois a ideia é que você consiga se conectar com uma audiência que já está engajada com um conteúdo.
Para ficar de olho nas principais trends, você pode acompanhar a página “ Trends Que Estão Em Alta No Momento” dentro do próprio TikTok.
No caso das marcas, verificar quais são as trends que os principais concorrentes estão seguindo também fornece uma noção de quais tendências são mais relevantes.
3. Use hashtags estratégicas
As hashtags são uma parte importante de uma estratégia de SEO no TikTok, pois usá-las pode levar seus vídeos a um número maior de usuários.
Segundo Rafael Kiso, co-fundador da mLabs, o maior diferencial das hashtags no TikTok comparada ao uso desse mesmo recurso em outras redes sociais está na relação direta entre as hashtags e as trends.
Quando uma hashtag se torna popular, é porque ela está associada a uma trend específica que está ganhando destaque entre os usuários dentro da rede.
Então, escolher as hashtags relevantes no TikTok passa por identificar as tendências das quais seu público gostaria que você fizesse parte.
Também é recomendável adicionar as hashtags às descrições de vídeos que não fazem parte de nenhuma trend específica. Se o seu vídeo é sobre culinária, por exemplo, uma hashtag como #receitasdecozinha pode ser relevante.
Com as hashtags certas, esses vídeos da sua conta ficarão mais acessíveis para usuários que estão interessados nos mesmos assuntos.
5. Tenha regularidade de publicações
Postar conteúdo de forma consistente, em intervalos previsíveis, impacta diretamente a capacidade de viralizar no TikTok.
Isso acontece porque a regularidade de publicações mantém seu perfil em destaque no feed dos seguidores e no algoritmo da plataforma.
Quanto mais frequentemente você posta, mais oportunidades tem de aparecer nos feeds e ser descoberto por novos usuários.
O próprio TikTok recomenda postar de 1 a 4 vezes por dia para maximizar seu alcance.
Mas é importante encontrar a frequência que funcione para o seu público e para o algoritmo, o que pode exigir um pouco de experimentação e monitoramento do desempenho do conteúdo.
6. Crie conteúdo autêntico e original
A autenticidade é o que torna seu conteúdo único, e é o que atrai seguidores que se identificam com sua personalidade e estilo.
É importante não ter medo de ser vulnerável, engraçado, sincero ou criativo: o importante é ser genuíno e mostrar sua autenticidade.
Isso significa evitar apenas imitar tudo que você viu em um vídeo viral, e em vez disso, colocar sua própria reviravolta em trends populares.
Veja o exemplo abaixo da Julia Chaves, que publicou um vídeo super produzido com várias reviravoltas para a trend #trendmakeupbrasileira:
Portanto, não tenha medo de ser diferente e experimentar novas ideias.
Sua autenticidade é o que torna seu conteúdo cativante, e é isso que vai ajudar a se destacar e viralizar no TikTok.
7. Interaja com a comunidade
No TikTok, existem várias maneiras de interagir com a comunidade.
Você pode responder aos comentários dos seus seguidores, participar de desafios e até criar conteúdo que responda às perguntas ou sugestões dos seus seguidores.
Quanto mais você interage, mais forte será sua presença na plataforma e maiores serão suas chances de viralização.
O ator e comediante Rafael Saraiva, além de publicar muitos vídeos engraçados no TikTok, também é ótimo para responder os comentários.
Muitas vezes, as respostas são tão engraçadas quanto os próprios vídeos.
- SEO no TikTok: Como otimizar seu conteúdo e aumentar o alcance
- Fenômeno TikTok: sua empresa deveria apostar nessa rede social?
- Influenciadores criados por IA são o futuro do conteúdo no TikTok e Instagram?
8. Colaborações com influenciadores
As colaborações no TikTok são talvez uma das maneiras mais diretas de acessar diretamente novos potenciais seguidores.
Se você criar um vídeo de colaboração com um influenciador que já tem uma base de seguidores estabelecida, você está se aproveitando do alcance e da credibilidade dele para chegar a um público que pode não estar familiarizado com o seu conteúdo.
Essa exposição pode levar a um aumento de visualizações, curtidas e seguidores.
Uma estratégia para quem busca novas colaborações é entrar em contato com criadores ou marcas com seguidores de tamanho semelhante (ou um pouco maior) ao seu.
Isso tornará o contato menos intimidante e a colaboração mutuamente benéfica.
A marca de perfumaria Avon frequentemente colabora com influenciadores que produzem conteúdos sobre maquiagem e cuidados com a pele, certificando-se de marcar os criadores nas descrições para garantir o alcance da audiência de ambas as partes.
9. Aproveitar o TikTok Ads Manager
O TikTok Ads Manager oferece uma gama de funcionalidades para que você coloque em prática suas campanhas e alcance novos usuários.
A plataforma permite que as marcas personalizem campanhas para alcançar um público segmentado por idade, localização, interesses ou outros critérios.
Pelo TikTok Ads, você também pode criar anúncios em vídeo e várias opções de formatos.
Aderir à plataforma de anúncios do TikTok e publicar um anúncio é simples:
- crie uma conta no TikTok Ads Manager;
- descreva sua empresa e informe seus dados de cobrança;
- configure seu tipo de pagamento e selecione o modo do TikTok Ads Manager;
- monte seu anúncio;
- revise e envie seu anúncio para análise.
Qualquer pessoa ou empresa pode aderir ao TikTok Ads e começar a criar campanhas na plataforma.
FAQ: dúvidas comuns sobre viralizar no TikTok
Se ficou com alguma dúvida sobre como bombar no TikTok, confira abaixo algumas respostas para questões comuns sobre como produzir seu próximo viral na rede.
O que fazer para bombar no TikTok?
Não há uma receita mágica garantida para o sucesso no TikTok, mas existem práticas recomendadas que podem aumentar as chances de ser um viral, como se manter autêntico, participar de trends, usar hashtags e interagir com a comunidade.
O que mais viraliza no TikTok?
Vídeos engraçados, desafios, danças e tutoriais úteis são conteúdos frequentemente viralizados no TikTok. A Central de Criativos do próprio TikTok oferece insights sobre músicas, tendências e formatos populares na plataforma.
Qual hashtag usar no TikTok para viralizar?
O TikTok Ads fornece um ranking atualizado em tempo real das hashtags do momento que estão viralizando dentro da rede. Por lá, você pode selecionar filtros se quiser personalizar a pesquisa, como país e setor. No dia da produção deste artigo, as principais hashtags do ranking geral do TikTok Ads eram #diasdasmaes, #metgala e #diadasmães.
O que fazer para ter visualizações no TikTok?
Aumentar as visualizações no TikTok vai além de apenas produzir conteúdo, é preciso manter uma rotina de publicações, ter uma bio completa e atraente, fazer colaborações com marcas ou influenciadores e usar diferentes formatos de vídeos.
Com quantas visualizações o vídeo viraliza no TikTok?
Não há uma quantidade exata de visualizações que define quando um vídeo viraliza no TikTok. No entanto, para ser considerado viral, geralmente precisa atingir pelo menos 1 milhão de visualizações.
Conclusão
Pode até parecer que é fácil obter milhares de visualizações e comentários no TikTok, mas a realidade, como vimos, é que existem estratégias por trás desse sucesso.
Com as dicas certas e um pouco de esforço, você pode aumentar suas chances de viralizar na plataforma. Lembre-se sempre de ser autêntico, acompanhar as trends e interagir com sua comunidade.
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