Muito se fala, inclusive por aqui, sobre os impactos da Inteligência Artificial nas carreiras, com destaque para serviços que envolvem a escrita.
Como sempre esclarecemos, ainda é cedo para dizer que o ChatGPT e ferramentas similares vão roubar nossos empregos. Entretanto, não podemos negar que muitas coisas estão mudando, especialmente na rotina dos redatores.
Neste artigo, vamos na contramão do alarmismo gerado sobre o assunto e trazemos dicas para usar o ChatGPT a favor do trabalho de redação. Até porque se você ainda não usa esse serviço no seu dia a dia, não apenas está perdendo a chance de otimizar o seu trabalho, como provavelmente será obrigado a usá-lo em breve.
É hora de entender esse novo momento da tecnologia e saber como tirar proveito dessas novidades. Siga a leitura para conferir!
Como o ChatGPT está mudando o cenário do Marketing de Conteúdo?
O ChatGPT já é usado por redatores e vários outros profissionais de Marketing de Conteúdo. Existem muitas vantagens de aplicar a Inteligência Artificial no trabalho, como:
- maior produtividade;
- maior capacidade de produção em volume;
- dispensar atividades monótonas e repetitivas;
- redução de custos gerais.
Falando especificamente das vantagens do ChatGPT para redatores, ele mesmo nos dá uma visão sobre como pode contribuir para a execução desse trabalho.
Como o próprio ChatGPT sugere, a ideia não é substituir funções, mas agregar um novo auxiliar na rotina dos produtores de conteúdo. Por mais surpreendente que sejam seus feitos, o serviço ainda não é capaz de desempenhar todas as funções desse profissional com excelência, mas pode ajudar os redatores a realizar um trabalho de qualidade com mais agilidade.
- Como se tornar redator freelancer?
- Qual a diferença entre um redator SEO e um redator “padrão”?
Quais são as 10 aplicações do ChatGPT para redatores?
Os materiais criados pelo ChatGPT são surpreendentemente naturais em relação a outros serviços, mas ainda têm muitas limitações.
Quem já usa a ferramenta sabe que não dá para simplesmente copiar e colar textos gerados por ela e esperar que eles gerem os mesmos resultados de um conteúdo feito “à mão”. Além dos seus vieses e vícios de linguagem, devemos nos lembrar que há um banco de dados limitado por trás dos textos gerados e que, muitas vezes, a sua Inteligência Artificial pode “se confundir”.
Entretanto, utilizando comandos certeiros e supervisionando o conteúdo gerado, é possível tirar muito proveito dos seus recursos. Veja, a seguir, 10 aplicações do ChatGPT para redatores!
1. Criar descrições de produtos
Criar descrições de produtos em e-commerces é uma tarefa que pode demandar um trabalho enorme. Uma única loja pode ter milhares de produtos em seu catálogo, criar e atualizar suas descrições é um desafio que o ChatGPT pode ajudar gerando textos para este fim.
É claro que o material deverá ser revisado e editado antes da publicação, mas o ganho de tempo na criação de diversos materiais semelhantes é inegável.
2. Revisar conteúdos
Mais uma vez, a ideia aqui não é substituir o trabalho de revisores profissionais, mas identificar erros básicos de escrita e receber sugestões para melhorar o conteúdo de acordo com seus objetivos. Dessa forma, a revisão final é otimizada, pois o profissional não se prende a pequenas correções de digitação ou gramática, por exemplo.
3. Responder perguntas
Está criando um conteúdo sobre um tema novo e bateu aquela dúvida sobre uma definição ou argumento? É só perguntar ao ChatGPT!
Lembre-se, porém, que os dados do serviço são limitados e, por isso, você deve dar uma conferida na web e em outras fontes para ter certeza da resposta.
4. Descobrir dados relevantes
Precisamos de argumentos e exemplos para expor uma ideia de forma clara, mas nem sempre os encontramos com facilidade. Embora seu banco de dados tenha limitações, o ChatGPT pode nos ajudar a descobrir dados e fatos valiosos para enriquecer a nossa escrita.
5. Gerar headlines
Para estimular o clique do leitor em meio a enorme concorrência da web, é preciso criar títulos persuasivos, o que nem sempre é simples, principalmente quando precisamos criar muitos deles. Para evitar vícios e otimizar o nosso trabalho, o ChatGPT pode ser um poderoso instrumento na criação de textos curtos.
Isso é ainda mais valioso para projetos que investem em CRO e que criam diversas variações de títulos para testar e escolher a melhor.
6. Sugerir sinônimos
Todo redator sabe da importância de contar com uma ferramenta de descoberta de sinônimos. O Google desempenha um bom trabalho nesse sentido, mas não é muito completo. O ChatGPT também atende essa demanda e pode te ajudar a encontrar palavras equivalentes e evitar repetições desagradáveis no seu texto.
7. Entender seu público-alvo
Quando o negócio é novo e ainda não conta com uma base de clientes para criar persona s, pode ser difícil mapear características gerais do público. Como uma solução temporária, podemos pedir ao ChatGPT para traçar características relevantes sobre um determinado público.
8. Obter novas ideias
Sabe quando dá aquele bloqueio criativo bem no dia que você está cheio de tarefas? Pois é, o ChatGPT é uma solução rápida para esse problema, pois nos dá sugestões sobre qualquer tópico em segundos, ajudando nossa mente a voltar aos trilhos.
9. Planejar conteúdos
O ChatGPT não é uma ferramenta de SEO, mas pode nos dar uma mãozinha sugerindo assuntos, temas e tópicos para produção de conteúdo. Se você pedir, ele listará palavras-chave e gerará pautas inteiras, mas isso não é recomendado, pois seu banco de dados está desatualizado, ok?
10. Receber feedbacks
Será que o texto ficou bom? Pergunte ao ChatGPT! Você receberá uma avaliação realmente imparcial do seu trabalho com sugestões para melhorá-lo ou ajustá-lo melhor aos objetivos do seu projeto.
Que cuidados tomar ao utilizar o ChatGPT?
Agora que você conferiu algumas aplicações do ChatGPT para redatores, é justo destacarmos também como você não deve utilizá-lo.
Como o próprio chat esclareceu, não devemos enxergá-lo como um substituto, mas como uma ajuda muito bem-vinda em nossa rotina de trabalho. Na prática, isso significa que tudo o que for gerado pelo ChatGPT precisa ser verificado e revisado.
Não devemos, também, confundir a proposta do serviço. O ChatGPT não é uma ferramenta de SEO, de busca de palavras-chave ou de análise textual, embora ele seja capaz de desempenhar algumas tarefas relacionadas.
Lembre-se que existem estratégias por trás das soluções de Inteligência Artificial e que, por princípio, essa tecnologia é apenas mais um recurso à nossa disposição. O protagonista do seu trabalho continua sendo você!
Agora que você conferiu as aplicações do ChatGPT para redatores, é hora de conferir as funcionalidades de IA da WriterAccess, a plataforma global de criação de conteúdo da Rock Content.
Nela, você pode encontrar profissionais com facilidade, otimizar seus conteúdos e criar um fluxo de trabalho inteligente para aumentar os seus resultados de SEO.