Assim como em qualquer área de atuação, rever o que foi feito e analisar as suas estratégias e ações é fundamental para ter resultados com regularidade, não é mesmo? E é exatamente por isso que você precisa conhecer e colocar em prática o conceito de avaliação de marketing.
Como o nome indica, é o processo de compreensão do que foi feito anteriormente nas suas ações e campanhas de marketing, mas sempre com o foco em buscar melhorias possíveis para os próximos passos.
Por isso, vamos falar sobre os seguintes tópicos a seguir:
Quer tirar as dúvidas todos sobre esses tópicos? Continue a leitura para entender como a avaliação de marketing pode ser importante para a sua marca!
O que é uma avaliação de marketing?
Uma avaliação de marketing é o processo de análise dos ativos, atividades e estratégias utilizados por uma empresa em suas ações de marketing. Assim como em outras áreas do mercado corporativo, é uma forma de identificar os pontos fortes e fracos do que já foi feito.
Em resumo, é uma estratégia utilizada para regularmente verificar quais ações funcionam melhor ou não. E a partir dos insights coletados nessa análise, uma equipe de marketing consegue definir campanhas e ações cada vez mais eficientes para ter uma performance melhor.
Na prática, portanto, uma empresa que faz isso está revitalizando constantemente as suas estratégias e, na teoria, tem tudo para ter resultados melhores.
O mais importante, porém, é entender que essa prática pode ser aplicada por empresas que estão com bons resultados e por quem não tem alta performance.
Quais são os benefícios de realizar uma avaliação de marketing?
Por que, então, você precisa fazer uma avaliação de marketing? Confira alguns dos benefícios de utilizar esse conceito no dia a dia da sua equipe.
Reduz riscos
O ponto principal que uma avaliação de marketing proporciona para uma empresa ou equipe é a redução dos riscos. Ou seja, a identificação daquilo que não gera bons resultados e, consequentemente, a aplicação de ações que tendem a resultar em uma performance melhor das suas estratégias.
Melhora as ofertas
Quando você entende o que funciona e o que não funciona, a tendência também é que você consiga melhorar as suas ofertas. Afinal, você vai entender o que pode resultar melhor na hora de impactar o seu cliente.
Ajuda a encontrar oportunidades
Ao mesmo tempo, a avaliação de marketing é uma forma de identificar os pontos fracos e, consequentemente, as possíveis melhorias.
Na prática, portanto, é uma forma de encontrar oportunidades para que a sua marca consiga gerar impacto ainda maior e mais eficiente na sua audiência.
Otimização das estratégias
Em um mercado tão competitivo, é importante fazer o uso mais inteligente dos seus recursos — seja de tempo, seja financeiro — e é exatamente isso que uma avaliação de marketing tem para oferecer.
A sua equipe passa a otimizar as estratégias e melhorar a sua performance.
Como saber se a empresa precisa de uma avaliação de marketing?
Não existe uma resposta para essa pergunta. Porém, a recomendação mais indicada é realizar avaliações de marketing periódicas.
Por mais que seja natural pensar em rever o que foi feito apenas quando os resultados são ruins, esse pode ser um erro ao buscar o momento certo de fazer essa avaliação.
Mesmo que as suas estratégias de marketing estejam funcionando, quem disse que você não pode ter resultados ainda melhores?
Esse processo de avaliação vai ajudar a identificar os mínimos detalhes que podem ser ajustados para conseguir uma maior eficiência.
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Sendo assim, não espere muito tempo para fazer uma avaliação de marketing. Seja com bons resultados, seja com a necessidade de melhoria, é importante criar uma rotina, mesmo que semestralmente, para análise do que foi feito e do que precisa ser melhorado nas suas campanhas e ações.
Como falamos, a única coisa que pode variar é a frequência de quando a análise vai ser feita. Uma empresa que passou por um 2022 ruim, por exemplo, precisa de conversas mais constantes sobre o que foi feito anteriormente, enquanto empresas que tiveram bons resultados podem avaliar em um intervalo maior.
Como avaliar estratégias de marketing?
Mas, afinal, como colocar em prática uma avaliação de marketing? A boa notícia é que não se trata de um processo muito complexo. Por isso, listamos algumas etapas que precisam fazer parte do processo, confira!
Conheça o seu mercado de atuação
Antes de um olhar interno, é preciso ir para o exterior: qual é o segmento de atuação da sua marca? Entender mais sobre quais são os comportamentos mais desejados, o que deve ser evitado e até mesmo informações mais técnicas e específicas, como o tamanho do mercado em que está atuando.
A intenção aqui é muito simples: ter o máximo de detalhes sobre quais áreas você pode ou não atuar. Quais estratégias funcionam melhor? Quais não fazem parte da realidade do público-alvo dentro desse mercado? Todas essas perguntas vão ajudar a entender como potencializar as suas ações e campanhas.
Entenda sua empresa
Agora que você já tem uma compreensão do que está ao seu redor, é o momento de olhar internamente. A análise da sua empresa precisa ser completa, com o estudo de tudo o que envolve a sua operação: dos produtos e serviços que são vendidos até as personas que a sua marca se relaciona.
Tente entender tudo o que envolve o mundo da empresa, dos mínimos detalhes as ações mais completas. Conheça o tom de voz e o posicionamento da sua marca, o que é essencial para as etapas seguintes de validação das estratégias, por exemplo.
Estude o seu público
Depois dessas duas etapas, é o momento de se aprofundar no perfil de quem você precisa impactar. Afinal, estamos falando em análise de marketing, ou seja, o estudo de como as suas ações e estratégias geram (ou não) impactos positivos em um determinado público. Mas como ter essa certeza?
O processo se inicia, é claro, entendendo mais informações sobre o público. Quais são as suas preferências? Dos canais de comunicação até mesmo ao tom de voz da sua marca. Quais são as dores e necessidades desse consumidor e como a sua marca oferece soluções para essas situações?
Ter essas informações é muito importante para que você consiga, lá na frente, identificar melhor quais são as estratégias ideais para a sua marca. Sem isso, uma estratégia ou campanha pode ser extremamente inteligente e inovadora, mas será que vai ser efetiva na hora de impactar a sua audiência?
Estude a concorrência
Outra etapa muito importante é estudar quem está competindo pela atenção do mesmo público dentro de um mesmo mercado. Na prática, entender quais são os seus concorrentes e, mais relevante, como eles se diferenciam da sua marca para atrair mais consumidores?
Em resumo, a intenção dessa etapa é saber como o seu posicionamento de marca se difere dos demais. Imagine que você tem um e-commerce de artigos esportivos e o seu diferencial competitivo é a entrega rápida e um preço mais acessível para frete em todos os estados.
Isso é ótimo, um excelente diferencial. Mas apenas na teoria. Isso mesmo, a ideia pode ser excelente no papel, mas será que esse diferencial é, de fato, um grande diferencial para o seu público? E se você utiliza esse direcionamento, o que os seus concorrentes estão fazendo para conquistar os consumidores?
Quais são as mensagens principais divulgadas por eles para atrair mais clientes? Se eles não têm o frete mais rápido e acessível, qual dor do seu público ele vai atingir para conseguir conversões? Isso vai ajudar a desenvolver estratégias que não só compitam com seus concorrentes, mas que convençam os clientes.
Avalie as estratégias usadas
Para que isso funcione é importante estar com senso crítico em dia, já que as críticas devem fazer parte dessa etapa do processo, identificando os mínimos tópicos e detalhes que envolvem as estratégias de marketing que foram utilizadas anteriormente pela sua empresa.
O que deu certo e o que não gerou resultados? Quais foram os motivos e insights que levaram a sua equipe a seguir um caminho ou outro? A ideia dessa etapa é compreender mais sobre o processo de escolha das estratégias utilizadas, além da efetividade de cada uma delas.
Seguindo o exemplo do e-commerce de artigos esportivos, quais foram as ações que tiveram o melhor ROI? Ou que geraram uma taxa de conversão mais alta de vendas? Todas essas respostas vão ajudar a identificar quais são as estratégias que melhor impactam o seu público.
Consequentemente, você passa a estudar mais detalhes sobre elas para identificar quais elementos podem ser utilizados em outros momentos para repetir os melhores resultados. Na prática, você passa a ter em mãos um roteiro um pouco mais claro e bem definido do que tende a funcionar.
Uma análise SWOT dentro dessa etapa de avaliação também pode ser muito rica para os seus estudos. Identificar, por exemplo, que uma fraqueza — ou seja, um problema interno — é a falta de um orçamento. Isso pode parecer ruim, mas, na verdade, vai indicar quais são os melhores caminhos em seguida.
O problema é a falta de orçamento? Então você já sabe que precisa investir mais tempo na estruturação de estratégias orgânicas, como SEO e o marketing de conteúdo. Juntando essas informações da análise SWOT com o estudo do que já foi feito, você tem o que precisa para criar ações ainda mais efetivas.
Conte com suporte especializado
Por fim, é muito importante que você conte com profissionais especializados. Afinal, nem sempre a sua equipe tem a quantidade de profissionais com conhecimento suficiente sobre o assunto, não é mesmo? Além disso, vocês podem ter outras diversas responsabilidades em suas rotinas.
Dessa forma, é muito interessante contar com quem entende do assunto e vai se dedicar exclusivamente para isso. Para começar, eles podem trazer análises e estudos específicos sobre marketing, o que ajuda a aumentar a precisão da análise e, consequentemente, dos resultados em seguida.
Além disso, o suporte especializado nada mais é do que uma visão externa, não é mesmo? Isso significa que alguns pontos que passam despercebidos pela sua equipe têm mais chances de serem notados por quem não está tão imerso no dia a dia e na realidade daquela marca.
Mas também é preciso ter cuidado na hora de contratar um suporte especializado. Busque por referências e tenha certeza de que os profissionais que podem ajudar a sua marca a aprimorar as suas estratégias de marketing tenham, de fato, a expertise necessária para gerar bons resultados.
Uma análise de marketing, portanto, se trata de um trabalho complexo e que exige bastante organização de quem está envolvido no processo. O ideal é contar com o suporte especializado, porém, mesmo que não seja o caso, essa análise já vai abrir uma série de oportunidades para a sua marca.
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