Índice
O social media pleno é o profissional responsável por desenhar a estratégia de uma marca nas redes sociais.
Definir as campanhas, estilo e tom de comunicação, selecionar as redes mais adequadas para cada estratégia e gerir o orçamento.
Para tal, deve conhecer perfeitamente a empresa, os seus produtos ou serviços, os seus meios de rentabilização, o setor a que pertence, a sua concorrência e os seus clientes. Vamos ver como ele faz tudo isso!
O social media tornou-se um dos perfis mais solicitados nos últimos anos devido ao crescimento espetacular do marketing digital. Empresas e instituições precisam de profissionais capazes de desenvolver estratégias focadas nas redes sociais.
O que é um social media pleno?
Um social media pleno é o profissional que administra as redes sociais de uma empresa e/ou marca.
No trabalho, existem divisões diferentes para o nível do profissional, no caso de um social media pleno, ele está mais avançado que um iniciante, mas ainda não tem anos de experiência suficientes para ser considerado sênior.
O trabalho de um social media pleno é muito importante, pois ele reconhece as melhores estratégias para o marketing de redes sociais e sabe como aplicá-las de forma a beneficiar seus clientes.
Saiba mais: Profissão de Social media: como começar nessa carreira
Principais funções de um social media pleno
Da criação e planejamento à preparação de um plano de crise, esse profissional deve abranger um amplo espectro.
As funções mais importantes desempenhadas pelo social media pleno são:
- Crie e planeje toda a estratégia de mídia social.
- Realize estudos de mercado e concorrência para saber onde está sua marca.
- Estabelecer objetivos alinhados com os da empresa.
- Defina quais mídias sociais serão utilizadas.
- Monitore todo o conteúdo, tanto jornalístico quanto de campanhas promocionais
- Analisar os resultados obtidos e preparar relatórios quando apropriado.
- Prepare o plano de crise para estar preparado para qualquer imprevisto.
Este profissional tornou-se um pilar fundamental em quase todas as empresas de médio ou grande porte.
O social media pleno é responsável por criar e implantar planos de redes sociais.
Dependendo da organização de cada empresa, esta pode estar integrada no departamento de comunicação (o que a obrigaria a reportar ao gestor da área) ou ser independente (neste caso, pode tratar diretamente com o diretor da empresa).
Saiba mais: Quanto custa um gestor de redes sociais?
Como se tornar um social media pleno: treinamento e habilidades
Para desenvolver uma carreira como social media pleno é necessário ter uma boa formação.
Entre as competências mais valorizadas em um social media pleno estão:
- Seja apaixonado por redes sociais
- Visão estratégica.
- Seguidor de tendências.
- Capacidade analítica.
- Habilidades comunicativas.
- Liderança.
Quanto ganha um social media pleno?
Atualmente, o salário médio de um social media no Brasil é cerca de R$2.014 por mês.
Além disso, este valor pode variar consideravelmente dependendo da localização geográfica da empresa e também do setor a que se dedica.
Ademais, o social media pode trabalhar para outros clientes de forma autônoma, garantindo uma renda maior do que alguém que trabalha apenas para uma empresa.