O social media pleno é o profissional responsável por desenhar a estratégia de uma marca nas redes sociais.

Definir as campanhas, estilo e tom de comunicação, selecionar as redes mais adequadas para cada estratégia e gerir o orçamento.

Para tal, deve conhecer perfeitamente a empresa, os seus produtos ou serviços, os seus meios de rentabilização, o setor a que pertence, a sua concorrência e os seus clientes. Vamos ver como ele faz tudo isso!

O social media tornou-se um dos perfis mais solicitados nos últimos anos devido ao crescimento espetacular do marketing digital. Empresas e instituições precisam de profissionais capazes de desenvolver estratégias focadas nas redes sociais.

Quanto ganha um Social Media pleno?

O que é um social media pleno?

Um social media pleno é o profissional que administra as redes sociais de uma empresa e/ou marca.

No trabalho, existem divisões diferentes para o nível do profissional, no caso de um social media pleno, ele está mais avançado que um iniciante, mas ainda não tem anos de experiência suficientes para ser considerado sênior.

O trabalho de um social media pleno é muito importante, pois ele reconhece as melhores estratégias para o marketing de redes sociais e sabe como aplicá-las de forma a beneficiar seus clientes.

Saiba mais: Profissão de Social media: como começar nessa carreira

Principais funções de um social media pleno

Da criação e planejamento à preparação de um plano de crise, esse profissional deve abranger um amplo espectro.

As funções mais importantes desempenhadas pelo social media pleno são:

  • Crie e planeje toda a estratégia de mídia social.
  • Realize estudos de mercado e concorrência para saber onde está sua marca.
  • Estabelecer objetivos alinhados com os da empresa.
  • Defina quais mídias sociais serão utilizadas.
  • Monitore todo o conteúdo, tanto jornalístico quanto de campanhas promocionais
  • Analisar os resultados obtidos e preparar relatórios quando apropriado.
  • Prepare o plano de crise para estar preparado para qualquer imprevisto.

Este profissional tornou-se um pilar fundamental em quase todas as empresas de médio ou grande porte.

O social media pleno é responsável por criar e implantar planos de redes sociais.

Dependendo da organização de cada empresa, esta pode estar integrada no departamento de comunicação (o que a obrigaria a reportar ao gestor da área) ou ser independente (neste caso, pode tratar diretamente com o diretor da empresa).

Saiba mais: Quanto custa um gestor de redes sociais?

Como se tornar um social media pleno: treinamento e habilidades

Para desenvolver uma carreira como social media pleno é necessário ter uma boa formação.

Entre as competências mais valorizadas em um social media pleno estão:

  • Seja apaixonado por redes sociais
  • Visão estratégica.
  • Seguidor de tendências.
  • Capacidade analítica.
  • Habilidades comunicativas.
  • Liderança.
Quanto ganha um social media pleno?

Atualmente, o salário médio de um social media no Brasil é cerca de R$2.014 por mês.

Além disso, este valor pode variar consideravelmente dependendo da localização geográfica da empresa e também do setor a que se dedica.

Ademais, o social media pode trabalhar para outros clientes de forma autônoma, garantindo uma renda maior do que alguém que trabalha apenas para uma empresa.

Chamar !
Precisa divulgar seu negócio ?
Somos especialistas em Gestão de redes sociais.