Na internet, o Carnaval chegou mais cedo para muitas pessoas. Com a popularização do feriado, o assunto se tornou cada vez integrado ao meio social.
Além de toda a preparação para a folia, uma oportunidade de atingir um grande público com um marketing característico e de impacto surgiu para as marcas.
Semanas antes do evento, já fomos bombardeados de promoções e propagandas que nos levaram ao consumo de um produto e serviço, além do engajamento com aquela campanha.
Vamos te mostrar 5 exemplos de empresas que souberam utilizar esse feriado — que é tão conhecido no Brasil e no mundo — para divulgar sua marca e vender mais, independente do segmento.
Aproveite o Carnaval para engajar
Essa festa, famosa pela cultura popular brasileira, está sendo abastecida pelas redes sociais.
Canais com conteúdos visuais, como o Instagram, estão tendo um forte investimento em mídia paga feito pelas empresas que estão abordando essa temática. Afinal, é ali que compartilhamos imagens, vídeos e histórias sobre a preparação e o que estamos fazendo nesse feriado.
Esses números são o espelho do tamanho do Carnaval no Brasil, da possibilidade de interação do público e, principalmente, de todo o seu potencial quando falamos de exploração das marcas.
Temas estratégicos
Apesar do clima de descontração e alegria do carnaval, é importante identificar temas estratégicos que vão proporcionar o engajamento do público com a sua campanha.
As pessoas buscam conteúdo que passe um valor real, seja ele mais sério ou não. Porém, é preciso que, mais do que nunca, as empresas saibam quem são suas personas e invistam no canal certo, para pensar em temas relevantes para o seu público.
Nesse feriado mais agitado do Brasil, a criatividade toma conta e a inclusão social também.
Campanhas de Carnaval
Não precisa ser do setor alimentício ou da moda para fazer acontecer nesse evento.
Vamos apresentar 6 marcas de diversos segmentos que aproveitaram a temática do Carnaval para fazer um brand awareness ou vender mais durante a folia.
1. Stone
Não exatamente uma campanha, mas que acabou gerando muito engajamento para a marca, foi um “erro” da profissional da marca que publicou na conta da Stone um story pessoal no Carnaval.
E a mina que trabalha na Stone e errou o insta na hora de postar pic.twitter.com/1GUm8qp3HV
— Lheo (@bomdialeo) February 5, 2024
Algumas marcas aproveitaram o conteúdo para aumentar o engajamento das próprias marcas – e acredito que até mesmo para ajudar a colega social media,ao publicarem mensagens favoráveis à Désirèe. Entre essas marcas estavam: Duolingo, McDonald’s, Burger King, Spotify, Ponto Frio.
Ao ser questionada, a Stone disse que todos cometem erros e que o emprego de Désirèe estava assegurado. No fim, acabaram ganhando uma grande visibilidade, com inúmeras notícias em portais de notícias e mais de 6 milhões de visualizações.
2. Duolingo
Que o Duo da Duolingo é presença marcante em campanhas de Marketing, já sabemos! Agora, você sabia o motivo pelo qual o Duo está sempre nos bloquinhos de Carnaval? Para lembrar os foliões de não perderem suas ofensivas no aplicativo, onde os usuários recebem vantagens no aprendizado de algum idioma!
Com mensagens inusitadas para os alunos já são esperadas pelos foliões e fãs do Duo! Ele fará aparições surpresa nos bloquinhos de São Paulo nos dias 10 e 11 de fevereiro, reforçando a presença da marca.
“O Duolingo já se tornou uma referência quando o assunto é comprometimento com seus alunos, sem deixar o seu humor característico de lado, é claro. Por isso, com o sucesso de retenção de usuários durante um dos momentos culturais mais importantes do país em 2023, pretendemos mais uma vez levar a corujinha Duo para folia e garantir que nossos alunos façam suas lições e não percam suas ofensivas” diz Analigia Martins, diretora de marketing do Duolingo no Brasil.
3 – Trident
Com o ritmo de Ludmilla e Fernandinho Beat Box, a Trident lançou sua campanha com o slogan “Liberte sua voz no Carnaval”. Além dos artistas, os influenciadores Cleo Pires, Sabrina Sato, Jade Picon, Malu Borges, Luccas Abreu, Clara Garcia e Malu Borges também se juntam às iniciativas criadas pela agência Leo Burnett.
4 – Ambev
Além de patrocinar diversos locais com Carnaval, a Ambev também realiza campanhas complementares a seu principal produto da época de Carnaval em 2024. A Skol Beats Tropical é o produto deste ano e conta com a ajuda de outros fatores para ter sucesso. Um dos momentos de alta do produto foi que a bebida foi nos Ensaios da Anitta em 2024. Além disso, a marca também realizará sua própria festa de Carnaval gratuitamente em Salvador, com Pedro Sampaio, Tropkillaz e MC Danny, além de outros artistas.
5 – Ministério da Saúde
Não exatamente uma campanha de marketing, mas uma campanha social que merece destaque, o Ministério da Saúde está promovendo uma campanha de prevenção a ISTs durante o Carnaval. É durante essas festas onde existe maior exposição a ISTs, o que acaba elevando o risco de transmissão. O consumo de álcool e substâncias estimulantes durante o ato sexual é um dos maiores motivos para que esse risco aumente.
E por isso o Ministério passa para lembrar os foliões de continuarem os cuidados nas festas. Veja tudo sobre a campanha no site oficial do Governo.
Oportunidades de investimento
Agora que você já viu os exemplos das marcas que souberam aproveitar o carnaval, é bom ficar de olho em algumas dicas de oportunidade de investimento de estratégias para sua campanha no ano que vem.
Pense no mobile e redes sociais
No Carnaval de rua, as pessoas geralmente se movimentam atrás dos blocos e seu único contato com a internet é feito pelo mobile.
Por isso, as marcas precisam pensar em como ficar perto do folião durante o evento, para que assim possa surgir uma oportunidade de venda ou divulgação.
Os smartphones são os aliados das pessoas que estão curtindo o evento e compartilham online seus sentimentos e opiniões.
Para isso, criar aplicativos, fornecer conteúdos interativos e oportunidades únicas durante o evento por meio do mobile é uma ótima aposta.
Parcerias estratégicas
Assim como aconteceu na Stone, mesmo não tendo sido uma parceria direta, outras marcas acabaram pegando caronas muito estratégicas que também ajudaram na visibilidade de suas marcas. Porém, é muito possível realizar parcerias mais estratégicas na época do Carnaval com marcas ou influenciadores que podem agregar a seu negócio!
Experiências de Marca no Ponto de Venda
Com as experiências omnichannel em crescimento e já sendo realidade de muitas marcas grandes no mercado, como a Boticário e AMARO, por exemplo, é possível que sua marca transforme o ponto de venda em algo mais especial ainda nessa época.
Imagine vender online para uma pessoa, ela ir buscar o produto numa loja física e se deparar com uma loja com experiências carnavalescas? Quando você criar uma experiência única, a probabilidade desses clientes se tornarem fiéis, é muito maior!
Crie anúncios segmentados
Como as pessoas estarão usando o mobile o tempo todo, é importante segmentar seus anúncios pela geolocalização.
Dessa forma, será possível afunilar o targeting e impactar somente os consumidores específicos que estão curtindo a folia. Essa estratégia é essencial para empresas como a Ambev, que patrocina o Carnaval de muitas cidades e vende seu produto durante todo o evento.
Além disso, contextualizar o anúncio com as atividades do consumidor é essencial; isso faz toda a diferença para que a pessoa se identifique com a campanha. Por isso, adapte os anúncios por região e cultura do local.
E a sua empresa? Está preparada para a folia? Deixe nos comentários as campanhas que você mais gostou nesse ano e te inspiraram a aplicar o marketing no Carnaval.