Uma das atividades exercidas pelo social media na gestão de redes sociais é o design. Essa profissão é basicamente o “faz tudo” da internet, e às vezes não é possível dominar todas as habilidades. 

Como falamos em Gestão de redes sociais preço planos e valores , as funções variam e é normal a equipe da agência de marketing digital ter um desginer resposável por todas as artes do planejamento da equipe.

Mas se não é o seu caso, temos algumas dicas de como construir um ótimo post sem ser um designer.

Acompanhe!

 

  1. Tenha metas para criação do post

A internet é eterna, mas alguns posts são lembrados e outros esquecidos no grande buraco do online.

Para causar a melhor reação do público e ser mais assertivo, estabeleça metas que a publicação deve atingir. 

Dessa forma, a criação será nivelada aos objetivos das estratégias de marketing da marca. Algumas questões podem ajudar na definição do conteúdo, são elas:

 

  • Quem é o público-alvo das suas redes sociais ?

  • Quais redes sociais eles usam ?

  • Qual o dispositivo mais usado ?

  • Qual a mensagem que seus posts querem passar ?

  • Qual ação a marca quer que eles executem depois de ver o post ?

 

  1. Cores que transmitam emoções

Cores são a parte mais importante da comunicação visual da marca. E cada uma transmite uma emoção específica ao seguidor.

A placa de “pare”, por exemplo. O vermelho deixa os motoristas atentos para a próxima ação, além de chamar a atenção com mais facilidade.

Enquanto isso nas redes sociais, as cores devem estimular sentimentos que irão beneficiar a sua marca.

Veja algumas emoções:

 

  • vermelho = energia e urgência;

  • laranja = prosperidade e vitalidade;

  • amarelo = otimismo e recreação;

  • verde = esperança e relaxamento;

  • azul = confiança e segurança;

  • rosa = romantismo e feminino;

  • preto = poder e elegância;

  • roxo = calmante e misterioso.

  1. Contraste e diferentes estilos

O contraste faz com que as imagens tenham destaque entre as outras por conta dos diferentes elementos usados. Isso desperta a maior atenção do público.

Para criar esse estilo, invista em diferentes cores, tipografias, formas, entre outros elementos. É uma maneira de fazer o usuário parar para olhar o post.

Outra opção são os diferentes estilos. Ilustrações, gráficos, infográficos, citações, fotos, vídeos, animações e prints de tela são alguns exemplos. 

São formas de diferenciar o post da sua marca de outros que já existem no nicho. Além de evidenciar a sua arte gráfica, o perfil fará testes para ver o que funciona melhor na sua rede.

 

  1. Faça modelos

Padronizar seus posts é um ponto importante do design e da Gestão de redes sociais preço. Isso trabalha a identidade visual da marca.

Além disso, o padrão auxilia no entendimento do público sobre o conteúdo. É uma forma de criar um editorial para sua marca.

Esses modelos podem ter um tema específico, como vídeo dos bastidores, humor do dia, conteúdo gerado pelo usuário, entre outras opções.

 

  1. Hierarquia

O que é mais importante deve ser mostrado. Dê prioridade para aquelas informações que tem a maior ligação com a mensagem do post.

 Fontes, imagens e cores são elementos que compõem a hierarquia desses posts, criando a melhor ordem e entendimento da publicação.

É importante manter o foco da mensagem passada, cuidado para não se perder. Os elementos são somente para destacar o maior objetivo.

 

  1. Tipografia

O textão desmotiva as pessoas a continuarem no seu post. Ainda mais se for algo nada estimulante e com uma tipografia sem graça.

Para os seguidores pararem para ler e realmente prestar atenção, utilize elementos tipográficos que combinem com a sua imagem e alegram a sua arte.

Para saber como escolher a tipografia, temps alguns critérios:

 

  • Legibilidade: O ponto mais importante, diga-se de passagem. Antes de publicar, tenha certeza que o público conseguirá ler o que está escrito. Algumas fontes podem ser ilegíveis em textos muito longos, por isso, são indicadas somente em destaques de informação.

 

  • Fontes com ou sem serifa: Fontes com serifas são melhores para os textos corridos e impressões. A Times New Roman é um exemplo dessa formalidade, e são mais indicadas para designs de escritório de advocacia e restaurantes chiques. Enquanto as sem serifas são perfeitas para os textos curtos em conteúdo online.

 

  • Títulos: É importante usar o espaçamento correto em caracteres específicos, isso aprimora a legibilidade.

 

  • Quantidade: Quantas fontes se classificam como muitas fontes ? Três é o limite nesse quesito. Não adicione mais que isso para não poluir sua arte

  1. Equilíbrio

Quando todos os elementos estão organizados na imagem e passam a sensação de equilíbrio. Isso é muito importante para o sucesso dos seus posts.

Os principais tipos de equilíbrio são:

 

  • Simétrico: Todos os elementos estão em perfeita harmonia e super equilibrados;

 

  • Assimétrico: Elementos constantes e possuem uma tensão entre eles, construindo um visual mais interessante;

 

  • Radial: Elementos contínuos, mas equilibrados. Como uma escada caracol, por exemplo.

 

Mas cada componente tem a sua importância, por isso, para manter o equilíbrio, eles não precisam ser divididos, necessariamente.

 

  1. Proximidade e organização

No design, a proximidade é um conceito utilizado para associar elementos parecidos, seja em formato, cor, fonte ou tamanho.

Dessa forma, o seu design fica mais sucinto e faz com que a sua identidade visual fique mais reconhecível para o público. 

Além disso, a organização das suas artes ficará melhor.

 

  1. Guie o público

Mostrar o caminho das pedras para o seguidor saber exatamente como ler o post. Isso é essencial para que ele tenha uma conclusão correta sobre a publicação.

O intuito é passar a mensagem da marca corretamente.

Para isso acontecer, saiba quais são os padrões de visualização do seguidor. Os mais comuns são o “F”, “E” e “Z”. Mas como é isso ?

Essa é a direção que o usuário irá fazer o caminho da leitura numa peça, na página da web, no infográfico, etc.

As informações mais importantes devem entrar nesse campo de visão, para que a leitura seja correta e fluída.
Lembrando que um gestor de tráfego pago pode te ajudar a escalar neste assunto.

 

  1. Use o espaço

Aproveite o máximo do espaço em volta da imagem. Ele é um aliado. 

Essas lacunas são tão essenciais quanto o conteúdo sozinho, e existem formas criativas para eles serem aproveitados.

Mas isso depende da sua criação. 

Se tudo for bem trabalhado, isso ajudará a atingir melhores resultados do seu conteúdo no Instagram

 

Nesse post (https://dunadesign.com.br/aplicativos-para-criar-conteudos-instagram/), mostramos algumas ferramentas importantíssimas para a criação das artes. Com essa combinação de dicas, seu perfil terá uma arte muito maneira e uma ótima gestão de redes sociais.

Veja também nossa Tabela de preços social media

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