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Quando se trata de geração de leads é importante ter mais de uma estratégia focada nisso, e isso inclui gerar leads no YouTube.
As pequenas empresas precisam pensar continuamente em maneiras eficazes e acessíveis de colocar produtos e serviços na frente de seu público-alvo.
O YouTube é uma ótima ferramenta para gerar leads. Essa plataforma é o segundo maior buscador e o terceiro site mais visitado do mundo – superado apenas pelo Google e Facebook, respectivamente.
Mais de 4 bilhões de vídeos são vistos todos os dias, e é fácil ver por que o YouTube é essencial para qualquer empresa que queira expandir seu alcance online.
Com o aumento do tempo de consumo de vídeo, há também um ROI maior, razão pela qual muitas empresas começaram a aderir ao marketing de conteúdo em formato de vídeo.
Essa tendência deve continuar, e nenhuma empresa pode se dar ao luxo de ficar de fora quando se trata de se conectar com clientes em potencial no YouTube.
Neste post, vamos ver algumas maneiras de gerar leads no YouTube para o seu negócio. Confira!
Dicas para gerar leads no YouTube
1) Concentre-se em SEO
Ao criar uma estratégia para ajudá-lo a gerar leads do YouTube, a primeira coisa que você precisa focar é no seu SEO.
Você provavelmente já conhece o SEO de sites e blogs, e o SEO do YouTube não é diferente.
Assim como suas contrapartes, também é uma prática em constante mudança de criar conteúdo de vídeo e otimizá-lo para que ele tenha uma classificação alta quando os espectadores realizarem pesquisas relevantes no YouTube.
Quando você está apenas começando, SEO é algo em que você deve focar muito. É melhor tentar classificar palavras-chave e frases que possam gerar leads no YouTube para sua marca.
Faça uma lista das palavras-chave importantes em seu setor ou nicho e use as seguintes práticas recomendadas para otimizar seus vídeos para pesquisa no YouTube.
Use sua palavra-chave principal em seu título
Visto que o título do seu vídeo está entre os fatores de classificação mais importantes, é vital que você o torne o mais atraente possível. Se puder, você deve sempre incluir sua palavra-chave principal no título.
Adicione uma descrição detalhada ao seu vídeo do YouTube
Faça o possível para incluir sua palavra-chave principal, bem como uma variedade de palavras-chave de suporte na descrição do vídeo.
Só não exagere porque sua descrição deve contar uma história sobre o que está em seu vídeo em vez de ser simplesmente uma lista de palavras-chave.
2) Pense na intenção do usuário
Cada marca deve pensar na intenção do usuário quando se trata de pesquisas relacionadas ao vídeo.
Com cada vídeo que você produz, você deve fazer o seu melhor para determinar o que o espectador deseja alcançar como objetivo final. Isso ajudará você a criar conteúdo de vídeo relevante que ressoe com seu público-alvo.
Uma das principais razões pelas quais você precisa se concentrar na intenção do usuário é que o principal objetivo do Google é fornecer aos usuários o conteúdo mais relevante em todas as suas plataformas.
O Google analisa como os espectadores respondem aos vídeos em seu canal para ver se seu conteúdo é relevante para eles ou não.
É por isso que métricas como “tempo de exibição” e “tempo de exibição da sessão” são tão importantes para acompanhar.
Saiba mais: Marketing Digital no YouTube: Como funciona e vale a pena?
3) Use cards do YouTube
Adicionar cards no YouTube é outra maneira incrível de ajudar você a gerar leads de negócios do YouTube.
Os cards do YouTube são um recurso interativo que você vê em muitos vídeos do YouTube, geralmente no final.
Eles permitem que os criadores de vídeo compartilhem links clicáveis em todo o vídeo. O YouTube permite adicionar até cinco cards para cada vídeo.
Você pode usar os cards para adicionar links com os seguintes objetivos:
- Conteúdo relacionado em seu blog
- Incentive os espectadores a participar de uma pesquisa ou enquete
- Direcione seu público para uma página de destino específica
Você pode pensar em seus cards do YouTube como uma call-to-action (CTA) adicional que pode ser usada para direcionar seu público na direção que você deseja que eles sigam.
4) Use listas de reprodução
Uma lista de reprodução é simplesmente uma coleção de vídeos relacionados que você agrupa em seu canal para facilitar aos usuários e aos mecanismos de pesquisa a localização de conteúdo relevante.
Também é uma ótima maneira de manter seus vídeos organizados e evitar confusão em seu canal.
As listas de reprodução são uma parte crucial de qualquer estratégia do YouTube e assim que você tiver um grupo de vídeos relacionados, deverá criar uma lista de reprodução.
A criação de playlists garante que seus vídeos sejam indexados duas vezes (uma vez por conta própria e também dentro do contexto da lista de reprodução), tornando mais provável que ainda mais espectadores descubram seus vídeos.
Também aumenta a probabilidade de os espectadores permanecerem em seu canal por mais tempo para assistir a mais vídeos, pois não precisam pesquisar e clicar manualmente nos vídeos para continuar assistindo.
Na gestão de canal YouTube da Agência DUNA, além dos serviços como edição de vídeos e otimização do canal, também é oferecido com um bônus a criação de playlists para deixar o seu canal ainda mais completo!
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5) Faça parceria com influenciadores
A parceria com influenciadores é uma ótima maneira de aumentar seu alcance no YouTube e gerar muitos leads para sua empresa.
Você precisa encontrar maneiras de se conectar com influenciadores em seu nicho e aparecer em seus canais para que você possa expandir seus negócios rapidamente.
Se um influenciador confiável recomendasse um produto, a maioria dos consumidores sentiria que é mais genuíno vindo deles do que da marca real dizendo o quão incrível é seu próprio produto.
Influenciadores de diferentes setores geralmente têm taxas de engajamento grandes e, ao trabalhar com eles, você pode expor sua marca a um novo público em seu nicho.
Ao procurar os influenciadores certos para trabalhar, lembre-se de que eles não precisam ter muitos seguidores. Mesmo um influenciador com um público relativamente pequeno pode fazer uma grande diferença em suas campanhas de marketing digital.
Faça uma pesquisa simples em seu setor para encontrar os indivíduos com quem você pode entrar em contato e que podem atuar como defensores da sua marca. Depois de encontrá-los, é hora de entrar em contato com eles sobre uma colaboração.
Essa é uma maneira infalível de aumentar o alcance do seu conteúdo de vídeo e colocar sua marca na frente de um público novo que, de outra forma, você não conseguiria alcançar.
6) Experimente os anúncios do YouTube
Ainda outro método para gerar leads no YouTube é usar a plataforma de anúncios.
Alguns profissionais de marketing e empresários hesitam quando se trata de pagar para promover conteúdo de vídeo, mas isso é algo que certamente vale a pena fazer.
Especialmente quando você considera o fato de que o YouTube tem um alcance inigualável de bilhões de espectadores por mês
Embora você possa achar fácil fazer com que as pessoas promovam e compartilhem seus vídeos gratuitamente, é sempre uma boa ideia usar anúncios para promover seu conteúdo para maximizar o alcance de seus vídeos.
7) Use a descrição dos vídeos
As descrições de vídeo podem incluir uma chamada para ação(CTA) e também podem ajudá-lo com o SEO do YouTube.
Com mais de 3 bilhões de pesquisas realizadas todos os meses no YouTube, é vital garantir que você otimize todo o conteúdo que cria e publica na plataforma se quiser que seu público-alvo encontre seus vídeos.
Se você não estiver usando suas descrições de vídeo com sabedoria, é provável que esteja perdendo um grande número de visualizações no YouTube.
Siga estas práticas recomendadas para garantir que você esteja criando as melhores descrições de vídeo possíveis:
- Utilize o limite de caracteres com sabedoria
- Use palavras-chave de cauda longa
- Desperte a curiosidade
- Torne-a relevante
- Forneça marcações de data/hora (se seus vídeos forem longos)
- Promova seus outros vídeos
- Use hashtags
- E, o mais importante, adicione CTAs
Conclusão
O YouTube continua a crescer e provavelmente continuará a ser a principal plataforma de vídeos.
Se sua empresa ainda não está aproveitando todo o poder dessa plataforma, comece agora mesmo usando as dicas listadas neste artigo para ajudá-lo a gerar leads no YouTube e ganhar mais dinheiro para sua empresa.
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