O caminho que seu cliente faz, desde quando entra em contato com a marca pela primeira vez, até a compra do produto ou serviço, também conhecido como jornada do cliente, é muito importante. O mapa de jornada do usuário está próximo a este conceito, porém, focado na experiência digital.

Neste artigo, falaremos sobre o que é o mapa de jornada do usuário, para que serve, além de mostrar como você desenvolve o da sua empresa.

Veja como usar esse recurso para ajudar na sua estratégia de SEO e confira como acompanhar os resultados dessa ação!

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    O que é o mapa de jornada do usuário?

    Se você já trabalha com  marketing, provavelmente sabe quanto é importante entender o comportamento do consumidor durante todo o processo de vendas para melhorar a experiência do público com a marca e aumentar as conversões.

    Para isso, é comum desenvolver a  jornada do cliente, que é toda estruturada conforme o processo de compras. O mapa de jornada do usuário é semelhante à jornada do cliente, no sentido em que ele levanta todos os pontos de contato que o consumidor faz desde que conhece a empresa até o fechamento da compra (muitas vezes chegando no pós-venda).

    A principal diferença é que no caso do mapa de jornada do usuário, o objetivo é um recorte da experiência do seu público em ambientes virtuais. Isso é extremamente importante por dois motivos:

    1. Em ambientes digitais as possibilidades de rastreamento e monitoramento do comportamento do consumidor são ainda maiores.
    2. Dessa forma você consegue olhar para suas estratégias digitais e fazer um trabalho direcionado e consistente para esses tipos de mídias e estratégias, como é o caso do SEO.

    Como construir um mapa de jornada do usuário?

    O  design thinking é uma abordagem que combina com a criação de um mapa de jornada do usuário. Confira os principais passos para desenvolver seu mapa de jornada do usuário.

    Saiba quem é a persona

    A  persona continua sendo fundamental para a criação dessa estratégia. Afinal, ela representa seu público e traz informações reais e relevantes para auxiliar no mapeamento. O primeiro passo é descobrir quem é a persona que será mapeada.

    Mapeie os pontos de contato

    A partir do comportamento da persona você pode identificar vários marcos que sua persona de usuário faz durante a navegação. Vale destacar que isso não significa que todos os usuários fazem o mesmo caminho, nem que as etapas acontecem linearmente.

    O importante aqui é criar uma lógica de caminho e marcá-lo para identificar em quais pontos de contato sua empresa pode fazer abordagens, enriquecer a experiência do usuário ou simplesmente melhorar a usabilidade e outras atribuições, facilitando a chegada do usuário no final deste caminho.

    Crie um mapa de jornada do usuário

    Agora é hora de desenhar o mapa de jornada do usuário, com todas as etapas identificadas e quais marcos podem ser usados para criar uma conexão com o público.

    Esta tarefa pode exigir bastante, pois é um esquema bem completo, que orientará a busca por palavras-chave relevantes.

    Liste as principais palavras-chave para cada etapa

    O passo seguinte é reunir um grupo de  palavras-chave para cada marco desenhado no mapa de jornada do usuário. A ideia aqui é identificar os termos de pesquisa do usuário e incluí-los para entender quais estratégias desenvolver.

    Diferentemente da criação de uma estratégia de  marketing de conteúdo, neste caso até mesmo palavras-chave com grande volume de busca e, normalmente, alto nível de concorrência, também devem entrar. Isso porque a ideia é entender como o usuário age durante sua jornada. O objetivo ainda não é empregar estes termos e, sim, mapear a sua persona.

    Agrupe as palavras-chave

    O último passo é categorizar suas palavras-chave de acordo com tópicos, estágios e também com a intenção de pesquisa do usuário. Pronto!

    Agora você já consegue visualizar uma história na qual seu usuário chega com determinadas pesquisas — e um determinado nível de consciência — e vai caminhando ao longo da jornada, encontrando problemas, e superando obstáculos.

    Com este mapa será possível se inspirar para a produção de conteúdo e a otimização do SEO. O mapa de jornada do usuário funciona como o enredo de uma história ou de um jogo de tabuleiro, que indica em que estágio o personagem está e o que precisa ser feito para que ele chegue no local desejado.

    Como utilizar um mapa de jornada do usuário para SEO?

    O mapa de jornada do usuário pode servir de insight para o desenvolvimento das estratégias de SEO. Além disso, este é um recurso que ajuda a olhar para as páginas do site e entender como criar uma lógica com maior sentido e que contribuam para uma melhor experiência do usuário.

    Como você deve ter notado, o usuário visita o site em vários estágios, por este motivo, é fundamental criar soluções e relevância para os diferentes estágios que a persona do seu usuário entra em contato com a empresa.

    Qual a melhor forma de acompanhar os resultados?

    Métricas e relatórios de SEO são excelentes fontes de dados para entender se o mapa de jornada do usuário foi bem desenvolvido e também para descobrir se ele está conforme a realidade. Ferramentas como o  Google Analytics são fundamentais para entender sua performance.

    Em vez de se concentrar no ranqueamento de cada palavra-chave, é preciso observar os agrupamentos de palavras-chave por estágio da jornada. Assim, você consegue saber se suas ações para cada uma das etapas estão funcionando e em qual parte é preciso melhorar. Vale destacar que o mapa não é estático e ele cresce conforme o aumento de conteúdos no seu site.

    Gostou de conhecer mais sobre o mapa de jornada do usuário? Como você deve ter percebido, este é um recurso que ajuda na sua estratégia de SEO e otimiza o relacionamento da marca com a audiência.

    Para desenvolver estratégias que considerem o mapa de jornada do usuário, é importante contar com profissionais especializados na área.  Conheça a plataforma WriterAccess e aproveite uma equipe de freelancers especialistas em SEO que podem auxiliar na criação de conteúdos na jornada do usuário da sua empresa.

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