Se você possui um site, blog ou rede social ativa, provavelmente já se perguntou de onde vem o tráfego do seu site.

O tráfego, tanto pago como orgânico possui uma origem e com os diferentes recursos para te ajudar a atrair mais pessoas para sua página, fica complicado gerenciar tudo isso.

Para saber de onde vem o tráfego do seu site, leia este post sobre como saber de onde vem o tráfego do seu site. Confira!

O que é tráfego? 

O tráfego refere-se à quantidade de visitantes que seu site recebe.

O termo “quanto tráfego você recebe” geralmente se refere ao número de visitantes únicos que chegam ao seu site a cada mês ou ano.

Canais de tráfego

Para entender o tráfego do site, você precisa entender os canais.

Os canais de tráfego são os meios de origem que seu tráfego possui.

Por exemplo, a maioria das pessoas apenas digita o endereço do seu site para visitá-lo? Nesse caso, isso é chamado de tráfego direto.

Ou eles encontram seu site por meio de pesquisas do Google? Parabéns, você está recebendo um bom tráfego orgânico (abreviação de tráfego de pesquisa orgânica, tráfego proveniente de mecanismos de pesquisa).

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Existem 5 canais principais:

  • Redes Sociais
  • Pesquisa orgânica
  • Direto
  • (De outros)
  • Referência

O tráfego social é auto explicativo, ou seja, os visitantes do site são originados de plataformas de rede social.

A pesquisa orgânica refere-se ao tráfego do Google e de outros mecanismos de pesquisa. Existem muitas maneiras de detalhar ainda mais quais partes do seu site estão atraindo esse tráfego.

Você pode dividir seu tráfego por canal acessando a visão geral da aquisição em seu painel do Google Analytics.

Por que o tráfego é importante?

O tráfego do seu site faz com que ele funcione para você. Você precisa de tráfego para gerar leads e obter clientes.

Gerar o tráfego certo permite que você preencha o topo do seu funil de vendas.

Se você tiver um site decente e um sistema de funil, o resto deve acontecer no piloto automático.

À medida que seu tráfego cresce, sua lista e seu negócio também devem crescer.

Se você entender suas métricas de marketing online, poderá prever com precisão seu crescimento com base na quantidade de tráfego gerada.

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Assim, se você deseja mais leads, pode se concentrar em atividades que direcionarão mais tráfego direcionado ao seu site, como:

  • Criação de conteúdo segmentando palavras-chave específicas
  • Criando vídeos e iniciando um canal no YouTube
  • Escrevendo em um blog e construindo um público leitor através do inbound marketing
  • Enviando por e-mail para sua lista existente conteúdo relevante
  • Por meio do gerenciamento de redes sociais
  • E muitas outras formas de criação de conteúdo online

Seu relatório de aquisição permitirá medir qual dessas atividades está sendo mais eficaz para direcionar o tráfego para seu site.

Esse ciclo de feedback permite que você se concentre no que funciona ou melhore o que não funciona.

Agora que você já entende um pouco mais sobre o tráfego e como ele funciona, vamos ao ponto principal desse post, de onde vem o tráfego do seu site?

Como saber de onde vem o tráfego pago e conversões do seu site?

Rastrear seu tráfego é a única maneira de saber de onde vem seu tráfego, isso é redundante, mas é a mais absoluta verdade.

Afinal, qual a melhor maneira de saber a origem de algo do que pesquisando e observando dados?

Se você quer saber de onde vem seu tráfego há algumas coisas que você deve fazer. Vamos ver como você pode identificar a origem do seu tráfego abaixo:

  1. Antes de tudo instale o Google Analytics
  2. Depois disso, conecte o Google Analytics com o Google Search Console

Essas duas ferramentas do Google permitirão que você localize a origem do seu tráfego através de dados.

Agora que você fez a parte mais fácil, vamos detalhar de onde seu tráfego realmente vem.

Para fazer isso, vamos usar dois relatórios no Google Analytics.

O primeiro relatório é o Relatório de Visão Geral de Aquisição.

Para acessá-lo, siga estes passos:

  • Faça login no Google Analytics
  • Clique em Aquisição
  • Clique em Visão geral

Sua visão geral de aquisição fornece um resumo de cima para baixo de onde vem o tráfego.

  • Pesquisa orgânica
  • Referência
  • Direto
  • Social
  • De outros

Isso é muito útil e provavelmente a melhor coisa que você obterá do Google Analytics, além de entender seus visitantes únicos e métricas de taxa de rejeição.

Por exemplo, se você sabe que não está recebendo tráfego da Pesquisa Orgânica, sabe que seu SEO não está se saindo bem ou que não tem conteúdo atraindo tráfego.

O segundo relatório é o Relatório de páginas de destino do Search Console.

Para acessar este relatório, siga estas etapas:

  • Faça login no Google Analytics
  • Clique em Aquisição
  • Clique em Search Console
  • Clique nas páginas de destino

Esse relatório fornece detalhes específicos sobre quais páginas as pessoas acessam quando visitam seu site.

Isso é super útil para descobrir qual conteúdo é eficaz para atrair pessoas por meio dos mecanismos de busca.

Anos atrás, o Google dificultou o detalhamento do seu tráfego de pesquisa orgânica, mas esse pequeno truque ajudará você a conectar alguns dos pontos.

Se você sabe que seu artigo mais recente está recebendo 50 acessos por mês do Google, você pode escrever mais conteúdo como esse, otimizar ainda mais o SEO desse artigo ou criar links para esse artigo se ele ainda não estiver no primeiro lugar do termo de pesquisa.

Por que isso é útil?

É incrivelmente útil saber de onde vem o seu tráfego. Sem esse conhecimento, você não pode melhorar. Se você não pode medi-lo, você não pode melhorá-lo.

Afinal, você precisa de um bom tráfego para conseguir bons leads para conseguir vendas.

Por isso, a gestão de tráfego é tudo!

É o topo do funil. O início do seu processo de marketing para atrair e fechar novos clientes.

Se sua meta é gerar x quantidade de novas receitas, você não pode fazer isso até conhecer suas métricas.

Se você está atualmente ficando abaixo do seu valor alvo de receita, você precisa dobrar seu tráfego, seus leads, suas vendas.

Ou você precisa ser criativo com suas taxas de conversão e fazer muito mais com o tráfego que você tem atualmente.

Por esse motivo, não deixe para depois o que você pode fazer agora, venha conhecer o serviço de gerenciamento de redes sociais com gestão de tráfego da Agência de Marketing Digital Duna.

Essa é uma ótima opção para empresas e criadores de conteúdo que buscam atrair mais clientes ou seguidores.

No nosso site, você pode conferir os planos e a tabela de preço, portanto, não deixe de dar uma olhada!

Conclusão

O tráfego seja ele pago ou orgânico é muito importante para que seu negócio dê certo, além dele ser fundamental para o como funciona o marketing digital, saber de onde vem o tráfego do seu site o ajudará a melhorar suas campanhas.

Conte com a Agência de Marketing Digital Duna nessa jornada para o sucesso, somos especialistas e gestor de tráfego pago digital e orgânico e podemos ajudá-lo!

Não deixe de visitar o nosso site e conferir os planos e preços!

 

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