Você sabia que é possível contar com inovações que melhoram a capacidade da empresa de se comunicar com o público? O Processamento de Linguagem Natural, também conhecido como NLP, contribui diretamente com a intenção de simplificar a compreensão do comportamento humano pelas máquinas.

Isso é essencial na hora de trazer recursos de automação para dentro da empresa, mas sem perder o caráter humanizado do seu atendimento.

Já os softwares de PNL podem ser usados a fim de processar dados, analisar o sentimento do público e responder em tempo real a comunicação com as pessoas.

Se você quer saber mais sobre esse recurso e como implementá-lo em seu negócio, continue a leitura e confira nosso conteúdo!

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    O que é NLP?

    A sigla NLP significa Natural Language Processing, ou Processamento de Linguagem Natural em português. Esse conceito vem da inteligência artificial e é utilizado para compreender o comportamento humano e sua forma de se comunicar.

    Assim, esse recurso permite automatizar diversas atividades da empresa, mantendo uma comunicação personalizada e de qualidade. Em geral, são utilizados ferramentas como chatbots para aproveitar o NLP no negócio

    Porém, existem mais aplicações que podem ser úteis para otimizar resultados e gerar aumento do lucro. Ao compreendê-los, é possível se diferenciar da concorrência e ter mais efetividade no dia a dia do seu empreendimento.

    Como surgiu a NLP?

    O surgimento da NLP se deu na década de 1950 com o intuito de melhorar a interação entre o ser humano e os computadores. Assim, pesquisadores procuraram entender como as máquinas poderiam interpretar a comunicação humana e de que forma isso poderia ser utilizado nas diversas esferas da vida.

    Com o avanço da ciência e da tecnologia, foi possível alcançar resultados melhores, proporcionando o uso da NLP em diferentes atividades, como no atendimento ao cliente, na observação do comportamento do consumidor e em outras tarefas.

    Como a NLP funciona?

    O funcionamento da NLP nas diversas atividades está ligada a 4 fases. Por meio delas, as máquinas conseguem interpretar a comunicação humana e, com isso, dialogam de maneira eficaz. Abaixo, listamos cada uma das etapas.

    Análise lexical

    A análise lexical é utilizada para dividir uma frase em diversas palavras ou estruturas, facilitando a interpretação dos computadores. Essas unidades são conhecidas na área como tokens e, ao serem interpretadas em conjunto, dão significado a comunicação e garantem o uso do processamento de maneira eficiente.

    Análise sintática

    É nessa etapa que os tokens são identificados e interpretados, formando as frases usadas na comunicação. Para isso, ocorre uma padronização das estruturas, assegurando que as expressões sejam organizadas em nível hierárquico que proporciona a relação entre as diferentes palavras.

    Análise semântica

    Essa fase é responsável por relacionar as estruturas sintáticas. Isso ocorre para frases, orações e sentenças. Assim, permite-se que a escrita como um todo seja analisada pela máquina, observando os significados independentes.

    Transformação de saída

    A partir da análise semântica, é gerado uma saída que ajuda o computador a compreender o sentido do texto ou da fala. Assim, consegue-se programar as ferramentas que utilizam essa solução para gerar respostas adequadas.

    Quais são as aplicações da NLP?

    Entender as formas como a NLP é utilizada no cotidiano é importante para saber como aplicar esse recurso na empresa. Existem diversas aplicações que podem ser úteis para setores como atendimento, marketing e até no departamento de recursos humanos.

    A seguir, explicamos um pouco mais sobre as possibilidades. Continue a leitura e confira!

    Chatbots

    Uma das principais utilizações da NLP em empresas são os chatbots. Eles conseguem captar as mensagens enviadas por clientes e, a partir de programações, respondem às demandas e tiram diversas dúvidas.

    Saiba o que é NPL! Imagem de robô de chatboot vermelho claro conversando com cliente.Saiba o que é NPL! Imagem de robô de chatboot vermelho claro conversando com cliente.

    Eles são ótimos para desafogar o suporte da empresa e manter os consumidores satisfeitos. Assim, a partir de dúvidas frequentes e situações que podem ser mapeadas, você consegue disponibilizar respostas aos indivíduos. O melhor é que tudo é feito da forma mais natural possível.

    Dessa maneira, é factível reduzir a equipe de suporte, dado que apenas demandas mais complexas serão passadas para os atendentes. Isso auxiliará na redução de custos, além de garantir fidelização dos consumidores.

    Quer compreender mais sobre o uso de robôs em suas estratégias? Então, vale conferir os artigos que separamos para você.

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    Detecção de ameaças

    Encontrar formas de manter a empresa protegida das ameaças é fundamental para o sucesso do negócio. Nesse sentido, é relevante ter atenção a LGPD e descobrir ferramentas que auxiliem na hora de evitar vazamentos que serão prejudiciais para a imagem da instituição e relacionamento com os clientes.

    Para isso, há tecnologias que combinam NLP e aprendizado de máquinas no intuito de identificar possíveis fraudes. Isso acontece a partir de avaliação de padrões e comportamentos. Desse modo, ações suspeitas são descobertas e é possível agir a fim de evitar golpes.

    Mecanismos de buscas online

    O uso dos mecanismos de buscas, como o Google, é cada vez mais importante para as empresas. Por meio deles, é possível identificar tendências, entender quais são as dúvidas da persona e criar soluções adequadas para os potenciais clientes.

    Nesse sentido, a NLP pode ser muito útil, pois ela é usada para compreender quais são os principais comportamentos utilizados pelos usuários na hora de fazer pesquisas, bem como os termos que eles estão procurando com mais frequência.

    De posse de tais informações, você consegue elaborar conteúdos adequados que vão de encontro às dores das pessoas. Com isso, ativam-se diferentes gatilhos, como de autoridade, dado o seu conhecimento sobre o assunto, e de reciprocidade, por ajudá-los a superar dificuldades.

    Assistentes virtuais

    Outro uso comum dos recursos de NLP são nos assistentes virtuais. Eles vem ganhando campo e ajudando na organização da rotina das pessoas. Por meio de comandos de voz, os indivíduos conseguem programar atividades, pedir sugestões de restaurantes e até conseguir informações sobre dados relevantes disponíveis na internet.

    Empresas como a Apple e o Google já fazem uso de tal solução, tanto é que usuários do iPhone conseguem pedir para a Siri informações importantes. Há crescimento do uso desse recurso por companhias de diversos setores.

    Já é possível ver instituições bancárias, imobiliárias e outros negócios aplicando os assistentes virtuais com o intuito de gerar uma melhor experiência aos clientes. Isso, por sua vez, pode ser um ótimo recurso de Marketing a fim de fidelizar os consumidores.

    Recrutamento e seleção

    Esse tipo de inovação também contribui para o processo de recrutamento e seleção que é realizado nas empresas. Isso contribui para simplificar a rotina da equipe de RH, além de trazer facilidades na hora de encontrar colaboradores com um perfil ideal para compor o time do seu negócio.

    Além disso, ferramentas dessa natureza trazem grandes facilidades para os colaboradores que trabalham com a seleção de candidatos, visto que elas oferecem um caráter mais objetivo para o recrutamento de novos colaboradores.

    Isso diminui a quantidade de atividades operacionais e ainda elimina opiniões pessoais ou vieses preconceituosos durante a etapa de busca dos novos colaboradores.

    Como usar NLP na empresa?

    As ferramentas de NLP podem ser usadas por empresas com a intenção de melhorar a comunicação com os clientes, aumentar a produtividade dos funcionários e potencializar os resultados de negócios.

    Um excelente exemplo desse tipo de uso se refere a aplicação de grandes conjuntos de dados a fim de encontrar informações relevantes, agilizar processos de tomada de decisão e gerar insights sobre os comportamentos dos clientes.

    Esse tipo de informação é crucial para ajustar os processos de vendas e também a fim de criar campanhas publicitárias mais alinhadas aos interesses do público.

    Além disso, as empresas podem usar NLP para criar sistemas de resposta automatizados que ajudem a melhorar a experiência de cada cliente.

    Como os consumidores estão se tornando cada vez mais exigentes, contar com ferramentas que agilizam e humanizam esse contato é fundamental no objetivo de se destacar da concorrência.

    Por fim, as empresas também podem usar NLP no intuito de criar sistemas de análise de sentimentos a fim de entender melhor as opiniões dos clientes sobre produtos, serviços e outros aspectos da empresa.

    Isso contribui na hora de ajustar as decisões, criar produtos mais interessantes e criar condições de adaptação diante de mudanças nos padrões de consumo.

    Quais são os benefícios de usar NLP?

    Utilizar essa tecnologia permite que sua empresa tenha melhores condições de atender o público mesmo durante algum processo de expansão do negócio. Conforme sua empresa torna-se popular, fica ainda mais difícil manter altos padrões de atendimento, mesmo com uma equipe dedicada.

    Nesse ponto, vale contar com os recursos de inteligência artificial a fim de otimizar a comunicação. Veja, a seguir, quais as principais vantagens de usar ferramentas de NLP.

    Melhora na experiência do cliente

    Como esse tipo de tecnologia oferece aos computadores a capacidade de interpretar e compreender vários aspectos da linguagem natural, certamente a experiência de interação do cliente é mais satisfatória. 

    Mesmo que o consumidor entenda que há uma inteligência artificial enviando as respostas, quando elas contam com aspectos humanizados, certamente há um ganho de qualidade nessa interação humana.

    Isso produz um alto grau de empatia e contribui diretamente com a intenção de gerar excelentes resultados em termos de vendas.

    Otimização de processos

    Ao automatizar tarefas de processamento de linguagem natural, por meio da extração de dados e análise de sentimentos, é possível aumentar a produtividade dentro da empresa, o número de clientes atendidos e estender o período de interação com os clientes para qualquer horário.

    Logo, há um grande ganho de produtividade, visto que os recursos de inteligência artificial podem ser utilizados no intuito de orientar, qualificar e até mesmo converter as vendas.

    Portanto, esse tipo de tarefa mecânica é repassada para as máquinas, enquanto os membros de sua equipe se concentram em outras atividades estratégicas do negócio.

    Insights e inovações

    A análise de dados e a extração de informações usando NLP podem fornecer insights valiosos para a tomada de decisões, afinal, esse tipo de tecnologia permite analisar um grande volume de dados que seriam impossíveis de outro modo.

    Com esse tipo de informação, sua empresa consegue entender mais sobre o comportamento dos consumidores, pode gerar diversos indicadores que são importantes, além de facilitar a tomada de decisão na empresa.

    Redução de custos

    Ao contar com ferramentas importantes na intenção de automatizar algumas etapas de comunicação com o público, sua empresa consegue reduzir significativamente os custos operacionais, pois a automação de tarefas e análises pode reduzir o tempo necessário para tomar decisões e também ajudar a reduzir os custos de mão de obra.

    Além disso, todas as interações dos clientes com essas ferramentas são registradas e servem de insumo para análises futuras. Ou seja, além de trazer redução de custos via menor demanda por colaboradores, as informações coletadas também geram economia pela minimização de erros nas estratégias e pela melhoria do processo de decisão.

    Aumento na precisão do processamento de dados

    A tecnologia NLP contribui para que as empresas processem informações complexas e variadas de forma mais eficiente do que fariam em relação a outras formas de coleta de dados. Isso resulta em melhores análises, produção de indicadores mais precisos e ajustes alinhados com a realidade da empresa.

    Isso é essencial para que sua corporação tenha a versatilidade necessária a fim de se ajustar diante de mudanças no comportamento e nas preferências dos consumidores. Portanto, contar com ferramentas que trazem dados atualizados em tempo real é essencial para ter informações relevantes no suporte ao planejamento estratégico.

    Viu como é importante contar com as ferramentas de NLP? Por meio dessa tecnologia, sua empresa pode se manter competitiva e capaz de conquistar novos clientes em seu mercado.

    Por isso, vale a pena acompanhar as novidades que estão disponíveis e avaliar como elas podem deixar sua marca ainda mais atraente para os consumidores.

    Quer conhecer alguns exemplos desse tipo de aplicação? Então confira nosso post e entenda quais estratégias estão por trás da inteligência artificial!

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