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Ter uma estratégia de redes sociais não é mais uma opção para as empresas, é uma necessidade.
Com tantos usuários ativos nessas plataformas em escala global, é onde você quer estar para se envolver, influenciar e converter.
Se sua empresa ainda não possui uma estratégia de redes sociais, leia este post e fique sabendo como criar uma hoje!
O que é uma estratégia de redes sociais?
Simplificando, uma estratégia de redes sociais é um plano que descreve seus objetivos de mídia social, as táticas usadas para alcançá-los e as métricas rastreadas para medir o desempenho.
Sua estratégia não precisa ser complicada. O que você quer é um plano simples e específico com resultados significativos. Isso ajudará você a identificar os canais e as táticas que são bem-sucedidas, em comparação com aquelas que fracassam.
Em última análise, sua estratégia de redes sociais deve impulsionar o reconhecimento da marca e o engajamento nos canais de mídia social para seu público-alvo.
Quais são os benefícios de ter uma estratégia de redes sociais?
Você pode ter executado uma campanha de rede social bem-sucedida ou um grande engajamento em seu conteúdo postado uma única vez.
No entanto, a parte difícil do marketing de mídia social é a consistência. Você entende por que essa campanha ou postagem foi bem-sucedida? Você pode replicá-lo facilmente?
Pode ser assustador pensar em criar uma estratégia de redes sociais, mas isso proporcionará ao seu negócio muitos benefícios, como:
- Uma identidade coesa para todas as suas postagens nas redes sociais
- Melhora o reconhecimento da marca
- Permite a segmentação do seu público-alvo
- Direcione e aumente o tráfego do site
- Gera leads de melhor qualidade
Como você pode ver, existem enormes benefícios ao usar as redes sociais para sua empresa, portanto, criar uma estratégia servirá para atingir seus objetivos de negócios e impulsionar o engajamento do cliente.
Saiba mais: Estratégia de SEO: Como fazer a sua em 3 etapas hoje
Como criar uma estratégia de redes sociais que aumente o ROI
Agora, vamos ver como criar uma estratégia de redes sociais eficaz que consiga aumentar o seu retorno sobre o investimento.
Confira as etapas abaixo:
1) Defina metas para o seu negócio
Vale a pena gastar tempo nessa etapa, pois entender e definir suas metas de rede social determinará o restante de sua estratégia.
Pense no que sua empresa deseja alcançar nas redes sociais e entenda que as metas de marketing e de negócios são diferentes.
É um maior reconhecimento da marca no mercado, saber mais sobre seu público, expandir seus seguidores ou gerar mais leads?
Você pode querer atingir todos esses objetivos, mas é crucial observar cada um deles, pois envolverão diferentes táticas nas mídias sociais.
Ao definir suas metas, defina seus indicadores-chave de desempenho (KPIs) para entender quais métricas de mídia social são importantes.
Para ter sucesso nas mídias sociais, defina métricas para cada canal que você usa. Por exemplo, no Facebook, alcance, engajamento e impressões são importantes, enquanto no Instagram as interações também são fundamentais.
Além das métricas básicas, você pode se aprofundar e acompanhar a taxa de crescimento do público, a taxa de amplificação (a taxa que os usuários compartilham seu conteúdo) ou a taxa de viralidade.
Existem muitas métricas que você pode usar para acompanhar o sucesso, então reduza-as ao que importa para o seu negócio.
2) Pesquise sobre o seu público
Para criar mensagens e conteúdos personalizados, você precisa entender quem é seu público e o que eles querem.
A melhor maneira de conseguir isso é realizar pesquisas de mercado por meio de pesquisas online, entrevistas com seus clientes ou criando buyer personas.
A partir daí fica mais fácil criar conteúdo que realmente ressoa com o seu público e garante um bom retorno.
3) Pesquise seus concorrentes
A pesquisa de concorrentes é uma parte crucial da sua estratégia de marketing social. Ele ajuda você a entender o que seus concorrentes estão fazendo nessas plataformas, como quais redes sociais eles usam e campanhas que eles executam.
Você também pode ver quais são as mensagens deles, o conteúdo produzido e a frequência das postagens.
Ao entender como eles se envolvem com os clientes e o sucesso desse envolvimento, você pode imitá-lo ou tomar outra direção para capturar a atenção dos clientes.
4) Escolha suas plataformas sociais
A questão não é se você deve ser ativo nas redes sociais, é como escolher os melhores canais para o seu negócio.
Pode ser confuso no início, pois há muito por onde escolher. No entanto, não cometa o erro de estar presente em todos eles porque alguns não se adéquam ao seu negócio ou conteúdo.
Então, como você restringe suas escolhas e otimiza o conteúdo para cada rede social?
Dê uma olhada nesse post do blog DUNA sobre redes sociais mais usadas no marketing digital e saiba qual se encaixa melhor com o seu negócio.
5) Planeje seu conteúdo
Agora que você fez sua pesquisa e decidiu sobre as plataformas de mídia social certas, é hora de pensar em seu conteúdo e abordagem. Para ajudá-lo a começar, confira nosso guia de estilo de mídia social.
As etapas principais para planejar o conteúdo são:
- Ter uma identidade visual e tom de voz da marca estabelecidos
- Saber qual conteúdo combina com sua marca e o seu público-alvo
- Fazer um calendário de conteúdo com base nos itens anteriores
- Estabelecer uma rotina de postagens semanais
- Continuar otimizando sua estratégia sempre
Esses são os passos básicos de como planejar o conteúdo de uma estratégia de redes sociais. Mas você pode adicionar outras etapas que melhor se encaixam com os seus objetivos!
Conclusão
Criar uma estratégia de redes sociais pode envolver muitas etapas, mas temos certeza que vale a pena para aumentar o ROI da sua empresa.
Se você quer uma maneira mais rápida e fácil de melhorar o desempenho da sua empresa usando o marketing digital, confira a gestão de redes sociais da Agência DUNA!
Essa é uma solução eficaz que permite que a sua empresa tenha um planejamento com conteúdo de qualidade personalizado para sua marca postado semanalmente.
Confira os planos e preços visitando o site da DUNA!
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