Um funil de vendas é uma ferramenta usada para rastrear leads à medida que eles progridem de clientes em potencial para clientes.

Ao examinar seu funil de vendas, você pode otimizar suas campanhas de vendas e marketing.

Se você tem um negócio físico ou online, você precisa criar um funil de vendas para atrair e converter visitantes em clientes.

O principal objetivo do seu funil de vendas é mover as pessoas pelos diferentes estágios do processo de vendas até que estejam prontas para comprar seus produtos ou serviços.

Entenda como o funil de vendas funciona neste post!

Funil de Vendas: O que é e como funciona na prática?

 

O que é um funil de vendas?

Um funil de vendas descreve as etapas que um indivíduo segue no caminho para se tornar seu cliente. É composto por três partes:

  • O topo do funil é o marketing que atrai clientes em potencial para sua empresa (por exemplo, a publicidade em sua vitrine física ou a landing page do seu site).
  • O meio do funil envolve todas as partes do seu processo de vendas antes da venda (por exemplo, pessoas experimentando roupas em sua loja ou visitantes do site lendo sobre os benefícios de seus produtos).
  • A parte do fundo do funil é a compra final (por exemplo, clientes que compram algo na sua loja).

Ou seja, um funil de vendas descreve onde um indivíduo está em sua jornada de compra, se ele acabou de conhecer sua marca ou se é um cliente fiel à marca.

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A importância de um funil de vendas

O funil de vendas mostra o caminho que seus clientes seguirão até a compra do seu produto ou serviço.

Analisar seu funil de vendas ajudará você a entender como ele funciona e onde não funciona.

Também o ajudará a identificar o que precisa ser otimizado nos diferentes estágios do seu funil de vendas (ou seja, entender onde os clientes em potencial desistem e não se convertem em clientes).

Compreender seu funil de vendas ajudará você a influenciar como os clientes em potencial o percorrem e se eles se convertem em clientes pagantes.

Ele também fornecerá informações sobre o que os clientes estão pensando e fazendo em cada estágio do funil de vendas, para que você possa investir em atividades de marketing que atraem mais clientes em potencial.

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Quais são as etapas do funil de vendas?

Os prospects passarão por quatro estágios do funil de vendas, desde o momento em que aprendem sobre seu produto ou serviço até comprar (ou não comprar) seu produto ou serviço.

Os quatro estágios representam a mentalidade de um cliente em potencial e cada estágio exige que você adote uma abordagem diferente com suas mensagens. As etapas são:

  • Conscientização
  • Interesse
  • Decisão
  • Ação

Conscientização

A primeira etapa do funil de vendas é a conscientização. É quando uma pessoa toma conhecimento do seu produto ou serviço.

Eles podem desenvolver essa conscientização ao encontrar sua publicidade, aprender sobre sua marca nas redes sociais ou ouvir comentários de amigos ou familiares.

Ou um cliente em potencial pode ter descoberto sua empresa fazendo uma pesquisa no Google que o levou ao site da sua empresa, vendo um de seus anúncios ou lendo seu blog.

Se for o momento certo, o visitante pode se tornar um cliente clicando em um link e comprando seu produto.

No entanto, é mais provável que você tenha que convencer o cliente em potencial a visitar sua loja ou site, ou entrar em contato com você por telefone, ou email, para se envolver com sua empresa.

Interesse

A segunda etapa do funil de vendas é o interesse. Nesse ponto, o cliente em potencial sabe sobre sua empresa, sua marca e seus produtos ou serviços e decidiu avaliá-lo com base em seu nível de interesse.

Nesse estágio, você deve publicar um ótimo conteúdo que informe e eduque o cliente em potencial, mas não venda abertamente para ele.

Se você se tornar muito agressivo com sua abordagem durante esse estágio, poderá desestimular o cliente em potencial e obrigá-lo a desistir.

Seu conteúdo deve demonstrar sua experiência e ajudar o cliente em potencial a tomar uma decisão informada.

Decisão

A terceira etapa do funil de vendas é a decisão. Agora, o cliente está pronto para comprar e pode estar considerando várias opções antes de realizar a compra.

É quando eles vão comparar preços, pacotes e outros fatores para encontrar a melhor opção para eles.

Nesta fase, você deve fazer sua melhor oferta. Por exemplo, você pode fornecer frete grátis, um código de desconto ou um produto bônus quando eles fizerem o pedido.

A chave é tornar a oferta irresistível para que o cliente em potencial queira seguir em frente e escolher sua oferta. Seu conteúdo pode obrigar o cliente em potencial a tomar uma decisão.

Páginas de vendas, webinars ou conversas por telefone podem ajudar a transformar o cliente em potencial em um cliente de fato.

Ação

A etapa final do funil de vendas é a ação. O prospect se torna um cliente comprando seu produto ou serviço (ou decide sair sem fazer uma compra).

Embora a venda esteja concluída, o processo nunca termina. Seu objetivo é focar na retenção de clientes para que o cliente faça compras contínuas ou futuras. Seu conteúdo deve ajudar a fidelizá-lo.

Por exemplo, agradeça ao cliente pela compra, peça que ele forneça feedback, ofereça suporte após a compra, convide-o a se inscrever em seu boletim informativo ou inscreva-o em um programa de recompensas.

Como construir um funil de vendas

Criar um funil de vendas é essencial para mover os clientes em potencial do contato inicial até a venda final.

Você pode então acompanhar o nível de comportamento e engajamento em cada estágio para ver onde o prospect está no funil de vendas e determinar o quão bem ele está funcionando.

Existem muitas maneiras de criar um funil de vendas, e diferentes empresas e setores têm seus próprios tipos de funil de vendas. Siga estas etapas para criar um funil de vendas para sua empresa:

  1. Crie uma landing page

A landing page ou página de destino geralmente é a primeira oportunidade para um cliente em potencial aprender sobre sua empresa e seus produtos e serviços.

Os usuários chegarão à sua página de destino de maneiras diferentes; eles podem clicar em um anúncio ou link em uma página de rede social, baixar um e-book ou se inscrever em um webinar.

Sua página de destino deve descrever claramente sua empresa e os benefícios exclusivos de seu produto ou serviço.

A página de destino pode ser sua única oportunidade de impressionar os clientes em potencial, portanto, o copywriting deve ser direto ao ponto e atrativo.

Também deve incluir uma maneira de capturar as informações de contato do cliente em potencial para que você possa continuar a comunicar seu valor a eles.

  1. Ofereça algo valioso.

Para que um cliente em potencial forneça seu endereço de email, você deve dar algo em troca.

Por exemplo, você pode oferecer um e-book gratuito com conteúdo útil e informativo.

  1. Otimize seu funil de vendas.

Mesmo que você tenha criado um funil de vendas, seu trabalho nunca termina. Você deve procurar continuamente maneiras de melhorar e otimizar seu funil de vendas e determinar onde está perdendo clientes em potencial.

Concentre-se nas áreas em que os clientes em potencial passam de um estágio do funil de vendas para o próximo.

Acompanhe suas taxas de retenção de clientes. Determine com que frequência os clientes retornam para comprar seus produtos ou serviços.

Os clientes voltam mais de uma vez e estão comprando outros produtos ou serviços? Acompanhe com que frequência eles indicam outras pessoas para sua empresa.

É importante quando se quer gerar leads de funil de vendas, criar uma landing page e usar marketing de conteúdo digital para direcionar os usuários ao seu site.

Você pode usar as redes sociais e anúncios para divulgar a sua empresa e ganhar mais destaque com os consumidores!

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