inteligência artificial para e-mail marketing pode soar como algo inovador ou nem sequer parecer uma novidade tão grande assim. Afinal, quem já trabalha na área acompanha uma evolução no sentido da automação e otimização de resultados que chega muito perto desse conceito.

Entender mais sobre o funcionamento do e-mail marketing, além das principais diferenças da  Inteligência Artificial para demais funcionalidades e recursos é um primeiro passo. Dessa forma, você compreende qual é a maneira mais inteligente de apostar nessa tecnologia.

Neste artigo, você confere um pouco mais sobre inteligência artificial para e-mail marketing, entendendo como implementar ferramentas que contam com essa tecnologia. Veja também quais são os principais desafios e limitações da IA (Inteligência Artificial) nas suas campanhas.

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    Importância das campanhas de marketing por e-mail

    Mesmo com o crescimento disruptivo das redes sociais, o  e-mail marketing continua sendo uma importante ferramenta para as estratégias de comunicação das empresas. Com ele é possível estabelecer uma conversa personalizada e mais íntima com cada lead

    Inclusive, este talvez seja um dos principais motivos pelo qual o e-mail marketing se popularizou tão rapidamente: a possibilidade de escalar a comunicação ao mesmo tempo em que cria um relacionamento pessoal com o cliente.

    Você consegue segmentar os disparos, educar os leads, vencer objeções e apresentar as melhores ofertas, no momento certo. Entre os principais motivos pelos quais uma empresa deve considerar as campanhas de marketing por e-mails, podemos destacar:

    • segmentação da base de leads — no e-mail marketing é possível separar os clientes de acordo com vários fatores, usando tags para o disparo de campanhas;
    • ferramenta com excelente custo-benefício — o custo do e-mail marketing é relativamente barato, se comparado aos resultados que ele apresenta, tende a ser uma das ferramentas de comunicação com melhor custo-benefício;
    • autonomia na comunicação com os contatos — a lista de e-mails é da empresa, diferentemente de plataformas como redes sociais, nas quais as regras de comunicação com o público podem mudar a qualquer momento, impactando no relacionamento da sua marca com a audiência;
    • monitoramento do comportamento do usuário — as  métricas de e-mail marketing são facilmente mensuráveis. Em geral, as empresas de envio de e-mail marketing oferecem relatórios completos para se entender como estão indo as campanhas, além de ter insights preciosos para melhorar a performance.

    O papel da inteligência artificial no marketing por e-mail

    As  ferramentas de inteligência artificial estão cada vez mais populares. Vemos soluções para praticamente todos os setores do marketing, desde a otimização de anúncios, produção de conteúdo,  SEO até mesmo nas campanhas de e-mail.

    O principal ponto que diferencia a inteligência artificial de outras estratégias de  automação de marketing está na capacidade de melhorar a estratégia depois que ela entra em execução. Um software com IA pode fazer ajustes imediatos e entender o que sua audiência espera, adaptando suas campanhas conforme o comportamento do usuário.

    Outro papel importante da inteligência artificial para e-mail marketing é na estratégia de envolvimento com o público. Afinal, cada pessoa interage de uma forma diferente e a IA pode contribuir para que você ofereça e-mails de acordo com as preferências do destinatário e ainda possa adaptar a linguagem de acordo com o perfil do usuário.

    O poder da inteligência artificial nas campanhas de marketing por e-mail

    Você já deve ter percebido o quanto a inteligência artificial pode contribuir para a otimização das suas campanhas de e-mail marketing. A seguir, reunimos os principais pontos nos quais você pode usar IA de maneira prática, melhorando os resultados da campanha.

    Automação de processos

    Vários processos que envolvem a criação de uma campanha, desde o planejamento até envio dos e-mails e monitoramento, podem ser melhorados com inteligência artificial. Algumas aplicações, como o prompt do  ChatGPT podem ajudar a entender melhor o comportamento dos leads e entregar uma melhor experiência do usuário.

    Segmentação de leads e personalização de mensagens

    A inteligência artificial oferece muitas vantagens quando o assunto é segmentação de leads e a personalização das mensagens que serão disparadas. Informação é o alimento que garante o sucesso usando essas estratégias.

    É possível criar segmentações com base em dados demográficos como localização, faixa etária e gênero, mas também é possível criar segmentações com base no comportamento do usuário, por exemplo. Seja o perfil de compra do cliente ou mesmo os dias da semana e horário que ele costuma checar o e-mail, a IA usa os dados para entender melhor a sua base de dados.

    A personalização das mensagens também ganhou uma grande atualização com inteligência artificial. Quem já usava estratégias, como  teste A/B, agora conta com variações quase infinitas, desde o tipo de texto e design apresentado até uma hierarquia de informações de acordo com o  mapa de calor na leitura das mensagens.

    Assim como uma boa estratégia de conteúdo, a personalização precisa ser relevante para o cliente. Então, mesmo que você aposte em ferramentas de IA para e-mail marketing, é preciso entender quem é a persona do negócio e o que ela busca no relacionamento com a marca.

    Automação de envio e acompanhamento de e-mails

    Qual mensagem você considera como a mais importante para a persona do seu negócio? Com o uso da inteligência artificial para campanhas de e-mail marketing essa pergunta gera várias respostas. A boa notícia é que a automação de envio com IA cobre todas essas variações.

    O objetivo é entender qual é o tipo de e-mail que seu lead espera receber e qual é o momento adequado para ele receber (e abrir) a mensagem. Existem recursos muito úteis, como o disparo da mensagem no momento em que o usuário está checando sua caixa de entrada, o que aumenta as chances de abertura do e-mail.

    Além disso, a inteligência artificial pode contribuir no monitoramento do e-mail. Integrando essa ferramenta com outras soluções como um CRM é possível criar campanhas inteligentes (e automáticas) para a redução de abandono de carrinho e até mesmo na captura de novos leads.

    Como implementar ferramentas de inteligência artificial nas suas campanhas de e-mail marketing

    Atualmente, é bem simples encontrar ferramentas com interface intuitiva que oferecem recursos de inteligência artificial. Veja a seguir alguns pontos que você deve considerar para implementar campanhas de sucesso usando essa tecnologia.

    Escolha a plataforma adequada

    A inteligência humana continua sendo a principal aliada nas estratégias de marketing. Sendo assim, a escolha da plataforma é um dos pontos de partida para o sucesso das suas campanhas de e-mail usando inteligência artificial.

    É importante pesquisar sobre as integrações entre diferentes produtos. Por exemplo, um CRM pode promover uma experiência  omnichannel, além de coletar dados valiosos sobre a base de leads. As informações fornecidas por essa plataforma serão fundamentais para desenvolver campanhas de e-mail marketing inteligentes.

    Crie conteúdo personalizado e otimizado

    Esse é um ponto sensível sobre o  conteúdo desenvolvido pela inteligência artificial. Muitos discutem se a escrita utilizada com essa tecnologia é mais amigável ou não para a leitura de outras pessoas. A verdade é que isso varia de acordo com o profissional.

    Certamente, a inteligência artificial serve como uma fonte de insights para a produção de conteúdo, pode otimizar a escrita dos e-mails e o melhor vem a seguir. O disparo de campanhas inteligentes permite a personalização do conteúdo conforme uma grande variação de preferências de cada lead.

    Utilizar dados para segmentar e personalizar os e-mails

    Como já explicamos, é possível melhorar a segmentação, disparo e personalização dos e-mails de acordo com o comportamento do consumidor. Isso vai além de chamar seus leads pelo nome ou enviar uma lista de ofertas de acordo com a última compra.

    É possível criar campanhas complexas e inteligentes baseadas no perfil de cada lead. A inteligência artificial pode combinar vários dados, aumentando o sucesso das suas campanhas.

    Teste diferentes abordagens de conteúdo

    Algumas ferramentas de e-mail inteligente já contam com a possibilidade de fazer testes da linguagem para encontrar a que terá maior conversão para determinado público. Outra forma de fazer esse tipo de teste é usando prompts de escrita que auxiliam na correção ortográfica e também propõe novas formas para se escrever o mesmo e-mail.

    Se testes de layout foram uma novidade que revolucionaram a estratégia de e-mail marketing, imagine agora, com a possibilidade de descobrir a melhor forma de entregar o conteúdo — isso inclui também o formato dos materiais, como vídeos, textos e infográficos.

    Desafios e considerações importantes

    Assim como toda inovação tecnológica, ainda existe muito para se aperfeiçoar, refletir e discutir sobre o uso da inteligência artificial para e-mail marketing. Muitas questões pairam sobre o assunto envolvendo desde o respeito a informações sensíveis do cliente até o aumento do desemprego com o uso indiscriminado da inteligência artificial.

    Privacidade e proteção de dados

    Para que você tenha bons resultados nas suas campanhas de e-mail marketing usando inteligência artificial, é fundamental obter informações estratégicas sobre o lead. Entretanto, isso não pode ser feito sem o consentimento do usuário. Com a  LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) esse fator passou a ser observado.

    Então, antes de coletar dados sobre seu público, lembre-se de perguntar se a pessoa aceita esse processo. Algo que ajuda na concordância é a explicação de quais informações serão coletadas e que elas serão usadas para melhorar a experiência do usuário. Além disso, deixe claro neste termo que os dados do usuário estarão seguros com a sua empresa, mostrando que você não distribuirá as informações para outras marcas.

    Limitações e custos associados ao uso de inteligência artificial

    Outro desafio que costuma impactar no uso de inteligência artificial para e-mail marketing é o valor desse tipo de ferramenta. Em geral, as funções inteligentes serão potencializadas se usarem  machine learning, o que pode encarecer ainda mais os custos.

    Vale a pena pesquisar no mercado, pois a maioria das empresas de envio de e-mail marketing estão encontrando soluções para oferecer aos seus clientes.

    Além disso, você também pode testar algumas das funcionalidades usando ferramentas como o ChatGPT. Com ele, você pode descobrir os melhores tópicos a serem explorados e ainda ter melhorias na escrita do e-mail com o uso do prompt do ChatGPT.

    Como você deve ter percebido, a inteligência artificial para e-mail marketing é uma ferramenta muito poderosa. Você consegue entender melhor quem é a sua persona e até mesmo usar recursos como o envio do e-mail no momento em que o usuário está checando a conta ou a apresentação de um design adaptado em tempo real para alta conversão.

    Muito tem se discutido sobre os desafios e até mesmo limite do uso da inteligência artificial nas estratégias empresariais. De fato existe uma questão ética (e de altos custos) que precisa ser considerada nesse processo. Ainda assim, é importante ver as novidades como oportunidades para que seu negócio se destaque, abrindo uma vantagem competitiva em relação à concorrência.

    Vale a pena explorar o potencial da inteligência artificial nas estratégias de marketing por e-mail. Claro, isso não significa deixar que as máquinas façam todo o trabalho e sim que elas potencializem os resultados que você pode conseguir com a ferramenta. Sendo assim, usar inteligência artificial para e-mail marketing pode ser melhorado com o suporte de profissionais e especialistas da área.

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