Cocriação é uma iniciativa de uma empresa baseada na cooperação de diferentes perfis de público no processo de produção de algo para alcançar um objetivo de forma inovadora. Esse público pode ser interno, multisetorial e até externo. Assim, a cocriação permite acelerar a construção de conteúdos, serviços e produtos ao agregar mais pessoas, ideias e parcerias.


“Get Back”, a série documental sobre os Beatles lançada pelo Disney+, mostra como a cocriação ajudou a banda a superar dificuldades, diferenças musicais e problemas de relacionamento para concluir um projeto. Os beatlemaníacos podem ver John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr envolvidos numa ideia megalomaníaca, mas sem direção.

A série documenta a tentativa de produzir a volta dos Beatles aos palcos e a gravação de um novo conteúdo: um disco ao vivo. Em um último esforço de chegar a algum resultado, a banda revê o plano original, decide por uma ideia mais simples e prática. Por fim, se muda para um estúdio de gravação menor e mais familiar.

A chegada ao novo ambiente, depois de vencerem uma estrada longa e sinuosa, muda o clima. Todos ficam mais interessados e participativos nas composições, nos arranjos e nas gravações. É onde a aula de cocriação começa com a contribuição de cada membro da banda com suas peculiaridades, abordagens, ideias, referências, personalidades e habilidades.

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Além disso, os efeitos práticos e positivos da cocriação se veem também com a chegada do pianista Billy Preston, mostrando que trazer alguém de fora pode fazer grande diferença na qualidade do conteúdo. E também para suprir a necessidade de contar com um apoio especializado – no caso, alguém para tocar piano ao vivo durante as gravações.

As contribuições de Preston como um “quinto Beatle” nos arranjos e gravações de músicas como “Get Back”, “I’ve got a feeling” e “Don’t let me down” foram decisivas para o andamento do projeto. A presença do músico ainda ajudou a unir e animar a banda para culminar no famoso show no terraço do edifício da Apple, em Londres. 

A jornada dos Beatles em “Get Back” traz lições e serve de inspiração para o uso do conceito de cocriação que você, sua equipe e também seus parceiros externos podem aprender e aplicar. Para ajudar, apresentamos a seguir dicas para você adotar a cocriação no Marketing Digital e fazer a diferença no conteúdo da sua empresa.

O que é cocriação?

Cocriação é uma iniciativa inovadora de uma empresa baseada na cooperação de diferentes perfis de público (interno, multisetoriais e até externo) no processo de criação ou produção de algo para alcançar um determinado objetivo. Aqui, nesta nossa conversa, o foco é o uso da cocriação na produção de conteúdo no Marketing Digital.

Sabendo disso, diga lá: já aplicou o conceito de cocriação no Marketing Digital do seu negócio? Ou nem desconfia que sua aplicação pode ser a peça que falta para sua produção de conteúdo fluir feito música e fazer sucesso nas paradas do Google.

Como adotar a cocriação no Marketing Digital da sua empresa

Para as empresas que ainda não estão praticando a cocriação na produção de conteúdo, reunimos a seguir, as principais dicas para iniciar o uso dessa estratégia. Confira.

Tenha um plano com objetivos claros

A cocriação não trará os resultados desejados sem um planejamento. Por isso, tenha um plano de ação para a implementação da estratégia. Liste as tarefas necessárias e, principalmente, dedique-se a estabelecer com clareza o objetivo ou objetivos da cocriação na sua empresa, entre eles:

  • Aumentar a quantidade de posts;
  • Produzir conteúdos sobre temas específicos;
  • Apresentar novas abordagens para determinadas keywords;
  • Investir para melhorar o posicionamento na busca do Google, entre outros. 

Apresente as vantagens da cocriação

O estímulo à participação está entre os princípios da cocriação listados pela empresa holandesa Fronteer Strategy, especializado no processo de criação coletiva. Para isso, não basta ser aquele técnico de futebol que fica à beira do gramado gritando “vamo, vamo, vamo”. 

É preciso ter o esquema de jogo definido e isso passa por apresentar de forma clara o que se pretende fazer. Ou seja, explicar o que é cocriação, quais os benefícios, como funciona e por que todos devem participar. Esse momento pode ser feito com reuniões e outros materiais de apresentação.

Promova o Inbound Marketing dentro da empresa

Assim como é necessário apresentar a cocriação, é sempre importante também compartilhar com todos os setores da empresa informações sobre as ações de Marketing Digital, em especial o Inbound Markerting

O desconhecimento geral costuma ser um dos empecilhos para o envolvimento de mais setores nas estratégias da empresa. O modelo de posts, por exemplo, é um dos exemplos. Nem todos entendem que a ideia é seguir um funil de vendas e não produzir textos de anúncios de produtos. Explicar conceitos, formatos e objetivos do inbound serve de base para a colaboração multissetorial na cocriação.

Além disso, também é parte de uma estratégia de engajamento das equipes que reflete diretamente no processo de coprodução de conteúdo. Pode ser um ponto de partida para revelar talentos, conectar mentes criativas e manter a cocriação em constante desenvolvimento – outros dos princípios listados pela Fronteer Strategy. 

Identifique os parceiros de cocriação

Seguindo a trilha de ações para começar a cocriação, um dos passos mais importantes é a seleção de parceiros externos (os Billy Prestons da vez…) que poderão agregar qualidade à produção de conteúdo. 

A busca pode começar pela análise do networking e pela maior proximidade com o parceiro. Como facilitador do processo de cocriação, você pode optar por aqueles que já tenham uma cultura de produção de conteúdo para internet. Ou, também, que já possuem uma presença digital com atualização frequente de blog e redes sociais

E não esqueça de apresentar seu plano e objetivos na abordagem de potenciais parceiros. Procure estabelecer sempre uma relação de ganha-ganha, com benefícios para as duas partes. O que leva a pergunta: o que o parceiro ganha participando da sua estratégia de cocriação de conteúdo? Pense na resposta.

Cocriação Beatles Get BackCocriação Beatles Get Back
Paul McCartney, George Harrison e John Lennon em momento de cocriação no filme “Get Back”

Estabeleça as rotinas de cocriação de conteúdo

Por fim, chegou a hora de estabelecer como a cocriação no Marketing Digital acontecerá na prática. Não chega a ser um mistério. A base é a mesma se sua empresa fosse produzir o conteúdo por conta própria sem apoio extra – nem interno nem externo. A diferença é que você conta com o compromisso de entregas dos parceiros de criação. 

Da sua parte, é importante ter um planejamento claro para que os conteúdos sejam definidos com bastante antecedência, tendo um fluxo constante de atualizações. Aqui também se define quem faz o quê, qual a colaboração de cada um (texto fechado ou respostas para um briefing) e todas as demandas necessárias no processo (por exemplo, trabalho de design para um ebook).

E não pode faltar, claro, um cronograma fechado, que atenda aos objetivos da equipe de Marketing da sua empresa, mas que seja também compatível com a disponibilidade dos colegas de outros setores e dos parceiros de fora.

Tanto o cronograma quanto o planejamento devem ser apresentados e discutidos com todos os envolvidos. Afinal, acesso e transparência também fazem parte das boas práticas para o sucesso da cocriação.

BÔNUS: Crie ações para trazer seus clientes para sua estratégia de cocriação

Geralmente, os blogs de empresas estão fechados para comentários. Mas, pensando na cocriação, é importante pensar na abertura de canais para a participação de clientes. Isso pode gerar boas ideias para a produção de conteúdos com um alto valor, já que são baseados em fatos reais, digamos assim. 

Experimente perguntar o que o cliente tem a dizer. Liste temas sobre seus produtos e serviços e estimule a participação. As mensagens podem virar posts e outros materiais, além de servir de pauta para o blog e até de insights para a melhoria de produtos e serviços. 

Tipos de cocriação no Marketing Digital

A cocriação pode ser a base de toda rotina de atualização do blog e de outros canais digitais de uma empresa. Todo o planejamento de conteúdo é feito pela equipe de Marketing já indicando também como e quando haverá a participação de colegas de outros setores (os especialistas da casa) e de parceiros (e até clientes, compartilhando conhecimento e experiências) para incrementar o que é produzido.

Guest posts

Mas para as empresas que querem experimentar aos poucos um processo de coprodução, uma sugestão é testar os guest posts, que geralmente funcionam como uma via de mão dupla. Ou seja, você publica conteúdos em outros blogs que não sejam o seu, e pessoas de fora da empresa podem publicar no seu. O Programa de Guest Posts do RD Station é um exemplo de uso dessa estratégia.

Normalmente, os guest posts são assinados por especialistas em determinados nichos e autoridades sobre o assunto abordado. Esse modelo não é novidade, mas ainda segue sendo relevante e recomendado por gerar benefícios. Entre eles, estão alcançar uma nova audiência, gerar novos links e somar ao esforço na construção de autoridade. 

Comarketing

A cocriação de conteúdo também pode ser parte de uma estratégia de comarketing. Isso acontece quando duas empresas unem recursos, esforços e equipes para compartilhar ações em conjunto visando um objetivo em comum.

Essa é a ideia por trás do comarketing: a união de forças para chegar onde sozinhas as empresas não conseguiriam chegar. Dessa forma, é possível chegar à conquista de novos públicos, geração de mais Leads, maior conversão em vendas, entre outros. 

Com conteúdos como posts, eBooks, infográficos, podcasts, webinars, entre outros, o comarketing promove um “crossover” de público. Ou seja, o conteúdo de uma empresa cruza com o público da outra, e vice-versa. Por isso, é comum estratégias de comarketing unirem parceiras de um mesmo segmento com serviços complementares. Por exemplo: uma companhia aérea e uma rede de hotéis. Ou uma agência digital e um serviço de hospedagem de sites.

Precisa de ajuda para organizar a produção de conteúdo do blog da sua empresa?

Se depois de tudo que você leu sobre cocriação e cocriação no Marketing Digital, ainda assim achar que pode resolver todos os seus problemas de conteúdo sozinho, sem uma pequena ajuda dos amigos, get back! Releia novamente, avalie e reveja sua decisão. Ou seu plano original, como fizeram os Beatles, e reorganize toda a gestão de conteúdo. 

Assim, comece baixando grátis a planilha atualizada Gestão de Conteúdo. É um kit especialmente produzido pela equipe RD com o passo a passo para criar um calendário de postagens e centralizar a produção. Isso incluir a definição de personas e jornada de compra.

O material traz dicas sobre como criar suas personas para saber quais assuntos abordar; como desenvolver uma jornada de compra focada nas dores de suas personas; e como gerenciar as publicações de seus conteúdos. O kit traz ainda um plano para gerar ideias de temas para seus conteúdos e um cronograma de publicação para você manter seus canais sempre atualizados!

Post originalmente publicado em janeiro de 2022 e atualizado em julho de 2022.

Perguntas frequentes

O que é cocriação?

Cocriação é uma iniciativa de uma empresa baseada na cooperação de diferentes perfis de público no processo de produção de algo para alcançar um objetivo. Esse público pode ser interno, multisetorial e até externo.

Quais sao as vantagens da cocriação?

A cocriação permite acelerar a construção de conteúdos, serviços e produtos ao agregar mais pessoas, ideias e parcerias para o processo de produção.

Como adotar a cocriação?

A cocriação pode ser a base de toda rotina de atualização do blog e de outros canais digitais de uma empresa. Isso pode ser feito através de guest posts, comarketing e outras parcerias.

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