Um plano de marketing é uma ótima maneira de definir suas estratégias para o futuro e garantir que elas sejam bem-sucedidas.

Esse recurso ajuda você, que possui uma empresa ou quer começar uma, a entender como pode comercializá-la para se destacar.

Aprenda neste post como fazer um plano de marketing e faça o seu!

O que é um Plano de Marketing e como fazer para sua empresa

O que é um plano de marketing?

Um plano de marketing é um relatório que descreve sua estratégia de marketing para seus produtos ou serviços, que pode ser aplicável para o próximo ano, trimestre ou mês.

Normalmente, um plano de marketing inclui:

  •  Uma visão geral das metas de marketing e publicidade da sua empresa
  •  Uma descrição da posição de marketing atual da sua empresa
  •  Uma linha do tempo de quando as tarefas dentro de sua estratégia serão concluídas
  •  Principais indicadores de desempenho (KPIs) que você acompanhará
  •  Uma descrição do público-alvo da sua empresa e das necessidades do cliente
  •  Uma descrição de como você medirá o desempenho da estratégia

Aprender a escrever um plano de marketing obriga você a pensar nas etapas importantes que levam a uma estratégia de marketing eficaz. E um plano bem definido ajudará você a manter o foco em suas metas de marketing de alto nível.

Saiba mais: Canais de marketing: Qual usar para minha empresa hoje?

Plano de marketing x estratégia de marketing: Qual a diferença?

Os termos “plano de marketing” e “estratégia de marketing” têm algumas diferenças.

Simplificando, uma estratégia de marketing apresenta o que o negócio fará para atingir um determinado objetivo. Um plano de marketing descreve as atividades diárias, semanais, mensais ou anuais específicas que a estratégia de marketing exige.

Uma estratégia de marketing é algo mais objetivo com prazos e detalhes apurados, e geralmente compõe uma parte do plano de marketing.

Como fazer um plano de marketing?

  1. Determine sua declaração de missão

Uma declaração de missão é um documento que define o propósito da sua empresa e como você atende seu público-alvo.

Você precisa descrever a natureza do seu negócio, o produto ou serviço que oferece e seu cliente ideal.

Uma declaração de missão fornece uma descrição clara do público-alvo para que todos os esforços de marketing sejam direcionados à geração de leads e à aquisição de novos clientes.

Além disso, ajuda cada membro da equipe a conhecer seu papel no planejamento de marketing.

  1. Identifique os KPIs

As métricas são cruciais para rastrear e avaliar o sucesso do seu plano de marketing. Portanto, decida os KPIs que o ajudarão a fazer isso.

Com os KPIs, você poderá avaliar os sucessos e fracassos de sua estratégia de marketing, campanha, atividades promocionais, vendas, etc.

Você estabelecerá objetivos de curto prazo e monitorará se sua equipe consegue alcançá-los.

  1. Crie uma buyer persona 

O próximo passo é desenvolver uma buyer persona. Antes de desenvolver um produto, você precisa pesquisar seu público-alvo e suas necessidades e gostos.

Explorar segmentos de mercado para escolher um grupo de pessoas que procuram um produto como o seu.

A buyer persona representa o seu cliente ideal. Gênero, idade, ocupação, localização, interesses, canais de comunicação preferidos e hobbies são coisas que você deve saber sobre seus clientes.

Esta informação ajuda você a decidir o que e de que maneira comercializar. Certifique-se de conhecer bem o seu mercado-alvo antes de fazer uma oferta.

Saiba mais: Buyer Persona: O que é e como fazer uma para sua empresa?

  1. Liste suas ideias e estratégias de conteúdo. 

Um plano de marketing deve definir claramente o conteúdo que você deseja criar, como postagens de blog, ebooks, infográficos, vídeos para YouTube, fotos etc. Depois de decidir o tipo de conteúdo, pense em seu planejamento de conteúdo.

Publique seus artigos, postagens de rede social, fotos etc. regularmente. Por exemplo, uma vez por dia, semana, mês, etc.

Defina o volume de conteúdo necessário. Não se esqueça de definir metas para o seu conteúdo. Para descobrir se seu conteúdo é bem-sucedido, atribua KPIs. Eles podem incluir mídia social, tráfego orgânico e pago.

Escolha os canais de maior desempenho que você usará para distribuir conteúdo: Facebook, YouTube ou Instagram.

  1. Defina seu orçamento. 

Você pode usar plataformas gratuitas para distribuir conteúdo, mas é provável que ainda haja despesas.

Por exemplo, talvez você queira promover um post em suas redes sociais, ou então contratar uma agência de marketing digital para gerenciar seus perfis. Para isso é preciso ter um orçamento definido.

  1. Identifique os concorrentes

Você sabe como comercializar seu produto quando conhece bem seus rivais. Você precisa superar seus concorrentes para chamar a atenção dos clientes.

Pesquise a participação de mercado, recursos, preços, estratégia de marketing, avaliações de clientes, diferenciais, pontos fortes e fracos de seus rivais durante a análise de concorrentes.

Depois, use essas informações a seu favor. Identifique lacunas em recursos, estratégia de publicidade, canais, etc. Desenvolva sua estratégia otimizada ou melhore o produto, ou serviço existente para se manter competitivo no mercado.

Agora, você sabe o que é um plano de marketing e como fazê-lo, basta colocar os ensinamentos deste post em prática!

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