Se você é da área de marketing ou trabalha para otimizar os resultados dos conteúdos da sua empresa, provavelmente já se perguntou sobre como criar um calendário editorial. Afinal, essa é uma ferramenta poderosa para orientar sua produção.

Por ser um documento vivo, mesmo após criar o calendário editorial, é possível otimizar suas estratégias. Então, em vez de imaginá-lo como um mapa impresso, podemos pensar no calendário editorial como um GPS com atualização em tempo real, direcionando seu marketing de conteúdo para os melhores trajetos.

Neste artigo, mostraremos como desenvolver seu calendário editorial passo a passo, além de compartilhar algumas dicas para ter sucesso com seu calendário. Confira!

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    Como criar um calendário editorial eficiente para sua estratégia?

    Se você quer organizar seus conteúdos, entregando valor para a audiência de forma relevante, é fundamental ter um calendário editorial. Entretanto, muitas vezes este documento é confundido com outros materiais desenvolvidos para o planejamento.

    Entenda o que realmente é um calendário editorial e as vantagens de desenvolver um.

    O que é um calendário editorial e por que ele é importante para blogs?

    O calendário editorial é um cronograma para a produção, publicação e divulgação do seu conteúdo. Ele é construído em cima de um calendário real, ou seja, as datas para entregas de cada tarefa são fundamentais para que essa ferramenta funcione de forma eficiente.

    O calendário editorial é importante para blogs porque organiza aquilo que é essencial para a estratégia de comunicação, ou seja, a produção, publicação e divulgação das postagens. Em outras palavras, essa é uma excelente opção para melhorar o gerenciamento do blog.

    Benefícios de manter um calendário editorial organizado e eficiente

     Existem muitas vantagens em criar e manter um calendário editorial direcionando a produção de conteúdos. Podemos destacar:

    • organização — o calendário editorial ajuda a entender de forma visual e muito clara o que precisa ser feito, quando é para entregar e quem é responsável pela tarefa;
    • otimização da estratégia — o calendário otimiza o tempo de produção de conteúdo e ainda ajuda a melhorar os resultados da estratégia de conteúdo;
    • redução de conteúdos duplicados — saiba o que você já publicou e o que está produzindo, evitando assim a produção de materiais que só serão mais do mesmo;
    • direcionamento para equipes e terceiros — quando se trabalha com um time maior, o calendário editorial ajuda todos a se orientar sobre a estratégia, prazos e objetivos;
    • impulsionamento das estratégias de SEO — um dos principais objetivos do conteúdo, com o calendário editorial você melhora também sua estratégia de SEO;
    • geração de ideias — quem investe tempo no desenvolvimento do calendário editorial tem acesso a insights;
    • visão melhor dos resultados — o calendário editorial não só organiza a produção e publicação dos materiais, como também foca na divulgação do mesmo, facilitando um acompanhamento sobre os resultados;
    • documentação para consultas futuras — encontre com facilidade toda sua produção de conteúdo, saiba em quais formatos foi desenvolvida, onde foi postado e até como foi divulgado com o uso de um calendário editorial.
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    Passo a passo para a criação de um calendário editorial eficiente

    Está na hora de desenvolver o calendário editorial, veja quais são os principais pontos que você deve observar para construir o seu.

    Definindo Objetivos e Público-Alvo

    Assim como qualquer estratégia de marketing, a pergunta geradora para o desenvolvimento de um calendário editorial é: o que se espera com a produção de conteúdo? Defina objetivos claros e estabeleça metas S.M.A.R.T. com base neste objetivo.

    Em determinado momento, pode ser que seu objetivo seja atrair novos visitantes e convertê-los em leads, mas também pode ser que o foco seja aumentar as vendas ou ampliar o alcance da marca. Lembre-se de que até mesmo o tipo de conteúdo e distribuição será orientada de acordo com o objetivo.

    Outro ponto fundamental é entender quem é a persona do seu negócio ou para qual persona (no caso de empresas que têm mais de uma persona definida) essa estratégia se direciona. Seu conteúdo só pode ser relevante a partir do momento em que você sabe para quem está falando.

    Identificação de Tópicos e Temas

    Alguma vez você já entrou em um blog ou leu um artigo e se perguntou sobre como aquela marca ou autor conseguiu encontrar aquela ideia de conteúdo perfeita? Antes de buscar as ferramentas adequadas e fazer pesquisas de palavras-chave, é fundamental identificar tópicos e temas para trabalhar.

    Um caminho interessante nesse sentido é o mapeamento da jornada do cliente. Se você sabe quais são todas as etapas da jornada de compra, quais são os desejos, incômodos, problemas e até mesmo objeções de compra que o consumidor passa antes de fechar negócio, fica mais fácil identificar os melhores assuntos para a produção de conteúdo.

    Definindo Frequência de Publicação

    Cada tipo de mídia e formato de conteúdo apresenta uma frequência ideal diferente. Além disso, os objetivos da sua estratégia de conteúdo também impactarão nessa escolha. O ponto fundamental é criar um ritmo e segui-lo.

    Enquanto as redes sociais tendem a contar com postagens muito mais frequentes, a frequência de postagens em um blog tendem a ser menores, variando entre períodos diários a semanais.

    Defina a frequência e tente segui-la, mas caso um imprevisto aconteça e você precise escolher, lembre-se: qualidade é melhor que quantidade.

    Pesquisa de palavras-chave

    Muita coisa mudou desde que o marketing de conteúdo ganhou um papel importante nas estratégias de marketing. Algo que se manteve até hoje foi a importância das palavras-chave.

    Esses termos são relevantes por vários motivos: o primeiro deles é que seu cliente ideal provavelmente chegará ao conteúdo após pesquisar alguma palavra-chave que seja relevante para ele ou ainda que tenha lido o termo em um título bem atrativo.

    Outro fator muito relevante para a pesquisa das palavras-chave é o fortalecimento da estratégia de SEO. Afinal, mecanismos de busca como o Google usam robôs que identificam os resultados que são mais coerentes conforme a pesquisa do usuário.

    Para encontrar as palavras-chave certas para cada conteúdo, o primeiro ponto é saber qual é o tópico que você está explorando no material. Em seguida, é possível usar ferramentas que ajudam a encontrar o termo certo: palavras e expressões que têm alta demanda de pesquisa e são relevantes para seu público.

    Veja algumas ferramentas para encontrar a palavra-chave certa para cada material do seu calendário editorial:

    • Google Keyword Planner;
    • Ubersuggest;
    • SemRush;
    • Google Trends;
    • Keywordtool.io.

    Saiba o que os seus concorrentes estão fazendo

    Por fim, para garantir que seus materiais se destaquem e também para ter insights criativos, é importante acompanhar a concorrência. Siga as principais marcas do mercado, escolha também algumas redes sociais e blogs de empresas que inspiram você.

    Dessa forma, você consegue acompanhar quais são os assuntos em pauta, além de encontrar ideias originais para destacar suas mídias e seu blog.

    Como criar um calendário editorial visual e fácil de entender?

    De forma básica, um calendário editorial é feito de uma tabela — normalmente representada por um calendário real. Essa ferramenta pode ser desenvolvida fisicamente, como um quadro, por exemplo, mas quando ele é desenvolvido em meios digitais, pode facilitar o compartilhamento com a equipe e, até mesmo, a edição de informações.

    A forma mais simples de criar um calendário editorial é usando uma tabela no Excel, mas você também pode formular um calendário em outras plataformas, como o Google Calendar ou o Trello.

    A partir do calendário é possível identificar e destacar datas especiais como eventos sazonais, datas comemorativas e campanhas da empresa. Então, você pode traçar duas estratégias de conteúdo diferentes: uma que estará focada em atender a essas demandas especiais e outra para a produção de materiais evergreen.

     Além de marcar as datas e sinalizar quais conteúdos serão desenvolvidos, é importante que o calendário tenha um campo para definir as linhas gerais que servirão de orientação para a produção dos briefs para os seus materiais.

    Como ter sucesso com os conteúdos publicados? Dicas extras

    Confira alguns fatores que contribuem para o sucesso de uma estratégia de conteúdo:

    • revisão do material — antes de publicar seus materiais, reserve um tempo para revisar o conteúdo e garantir que as informações estarão adequadas, os textos estão ortograficamente corretos e o material está otimizado para SEO;
    • flexibilidade para ajustes — alguns acontecimentos ou tendências de assuntos podem pedir uma modificação na ordem de produção dos conteúdos e até mesmo a inserção de novos materiais. Tenha flexibilidade para fazer os ajustes adequados quando surgirem oportunidades;
    • monitoramento e análise — acompanhe a performance dos conteúdos, identificando aqueles que apresentam melhores resultados. Assim, você terá insights para a produção de conteúdos de sucesso;
    • evite o esgotamento e mantenha a motivação — para evitar a desmotivação e o esgotamento, trabalhe sempre dentro dos seus limites, estabeleça metas realistas e crie uma rotina de trabalho com pausas frequentes. Além disso, outro segredo para manter a motivação é desenvolver uma rotina de hábitos saudáveis como a prática de esportes, ingestão adequada de líquidos e cuidados para a garantia de um sono de qualidade.

    Como você deve ter percebido, após entender como criar um calendário editorial, fica mais fácil desenvolver suas estratégias de conteúdo e garantir resultados impactantes com suas ações. Lembre-se de ter objetivos e metas claras, além de direcionar sua estratégia para a sua audiência.

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