O real time marketing ou marketing em tempo real envolve estar atento ao que os consumidores querem e criar conteúdo em cima disso.

Foram se os tempos em que o marketing tradicional era a principal forma de publicidade, hoje, com o marketing digital crescendo cada vez mais, tornou-se muito mais comum o uso de plataformas online.

Nesse cenário, o marketing em tempo real passou a ser relevante para as marcas que buscam uma maneira de atrair novos consumidores e engajar os que já possuem.

Conheça nesse post tudo sobre real time marketing e aprenda como implementá-lo hoje!

O que é real time marketing?

Como o próprio nome sugere, o real time marketing consiste em reagir em tempo real às necessidades do seu público e implantar campanhas que atendam a essas necessidades naquele momento.

Em vez de uma abordagem de marketing mais tradicional, onde os recursos são dedicados principalmente ao estágio de planejamento, o marketing em tempo real considera a necessidade dos clientes agora.

Isso permite que você capitalize e contribua a eventos atuais, tópicos de tendências e conversas relevantes para sua marca.

Isso não quer dizer que o planejamento não seja necessário, afinal, para que essa estratégia dê certo é preciso estar atendo as mudanças do seu setor.

O poder do digital marketing em tempo real é reagir com agilidade e aproveitar criativamente cada oportunidade apresentada.

Isso pode significar responder rapidamente ao envolvimento do cliente nas redes sociais, aproveitar grandes momentos da cultura pop com conteúdo oportuno ou aderir a uma tendência quando ela se inicia.

Seja reagindo ao que está acontecendo no mundo ou em seu setor específico, o marketing em tempo real é sobre capturar a atenção e garantir que sua marca faça parte das conversas atuais mais importantes.

Por que o real time marketing vale a pena

O marketing em tempo real é muito poderoso porque estabelece as bases para que as empresas capitalizem tópicos e discussões de tendências de maneira autêntica e significativa, aumentando a visibilidade e o alcance.

Quando feito corretamente, o real time marketing provou melhorar o SEO, aumentar o reconhecimento da marca, fortalecer o engajamento, expandir o alcance do público/base de fãs e aumentar as vendas.

Como as tendências on-line se movem rapidamente e o mercado digital está tão saturado, os profissionais de marketing podem achar difícil alcançar seu público.

No entanto, o real time marketing é ideal para se conectar com os consumidores, na hora em que eles mais precisam e se importam.
Veja também como o marketing nas redes sociais pode te ajudar!

5 estratégias para fazer marketing em tempo real

Reconhecer o marketing em tempo real e ver os benefícios é apenas o primeiro passo.

Dê uma olhada nessas estratégias e veja como você também pode implementar uma estratégia de real time marketing de sucesso:

  1. Conheça seu público

Conhecer seu público é essencial com o marketing em tempo real e o marketing digital em geral.

Você quer envolvê-los pessoalmente, o que significa que você precisa entender quem eles são e no que estão interessados. Aqui é onde começa o aspecto de pesquisa do marketing em tempo real.

Obtenha dados criando personas de clientes que detalham os dados demográficos, interesses e estilo de vida do seu cliente ideal.

Você pode utilizar ferramentas como Facebook Audience Insights e Google Analytics para coletar informações gerais sobre seu público-alvo.

Além disso, você pode realizar pesquisas com suas equipes de atendimento ao cliente e vendas para entender melhor as motivações, desafios e pontos problemáticos do seu público.

O que você aprende pode ser usado para segmentar suas campanhas de marketing em tempo real, o que pode ajudá-lo a criar conteúdo melhor e identificar canais com maior probabilidade de atingir seu público-alvo.

  1. Social listening

O social listening ou em português escuta social é uma maneira de monitorar conversas, palavras-chave e hashtags que podem ajudá-lo a identificar tendências e oportunidades em tempo real.

Pode ser tão simples quanto pesquisar tópicos relevantes ou empregar ferramentas mais avançadas.

A maneira mais direta de pensar sobre isso é ficar por dentro das tendências. Isso envolve estar atento aos trendings topics e o que viraliza na internet.

Outra parte fundamental tanto do real time marketing como da escuta social é responder os seus clientes rapidamente nas suas plataformas sociais.

Um momento oportuno pode aparecer a qualquer momento, até mesmo quando você menos espera.

Por exemplo, se um cliente postar uma foto ou mandar uma mensagem carinhosa parabenizando a sua marca, você pode compartilhar isso nos stories do Instagram,

O impulso que o marketing em tempo real cria significa que a interação certa no momento certo pode se tornar viral.

  1. Pesquisa de palavras-chave

Além de monitorar tendências e tópicos de mídia social, a pesquisa de palavras-chave é um excelente recurso para ajudá-lo a interagir com seu público.

Encontre sugestões de palavras-chave pesquisando por conteúdo semelhante ao da sua marca.

Lembre-se de que a rede social e o comportamento de pesquisa podem envolver termos e palavras-chave diferentes, tornando importante pesquisar ambos.

Dessa forma, você pode identificar quais termos e frases seu público-alvo prefere e garantir que você use a linguagem certa para se conectar com eles.

  1. Tenha objetivos

Como em todas as estratégias de marketing, uma campanha de marketing digital e tempo real bem-sucedida depende de objetivos concretos.

Ao saber quais são seus objetivos será possível definir KPIs que serão responsáveis por ajudá-lo a visualizar se seus esforços estão valendo a pena.

Além, é claro de ficar sabendo o que está dando certo e qual estratégia precisa ser melhorada, ou até mesmo descartada.

  1. Tenha uma estratégia de conteúdo

Ter uma estratégia de conteúdo, ainda que seu foco seja o marketing em tempo real é essencial para que tudo dê certo.

Uma ótima ideia é misturar o seu conteúdo, com conteúdo padrão relevante para o seu público-alvo e ao mesmo conteúdo recente que envolve notícias do seu setor, acontecimentos recentes e coisas que estão viralizando.

Conclusão

No marketing digital o timing e o tipo de conteúdo que você distribui podem fazer a diferença no crescimento da sua empresa.

Por isso, o marketing em tempo real vem tomando força e cada vez mais perfis de redes sociais tem buscado conteúdo recente e relevante para compartilhar.

As marcas podem se conectar e se comunicar com seus clientes por meio de marketing em tempo real de maneiras novas, relevantes e ágeis.

É uma ótima maneira de engajar com os clientes em tempo real e manter a sua marca mais tempo na mente deles.

Sendo assim, não perca tempo, comece a gerenciar suas redes sociais para que ela esteja sempre com conteúdo atualizado e de qualidade.

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