Se você está tentando melhorar suas campanhas de marketing provavelmente está pensando sobre o retorno sobre o investimento.
O que é marketing digital e Como funciona o marketing digital através do RIO é um tópico muito importante para as marcas, afinal essa métrica condiz com a qualidade de seus serviços e a sua capacidade de conquistar clientes.
Uma vez que o marketing faz coisas como criar reconhecimento de marca e promover relacionamentos positivos, isso pode ser difícil de quantificar.
É por isso que o ideal é usar um modelo de ROI de marketing digital para calcular o orçamento e o ROI das campanhas de marketing nas redes sociais da sua marca como por exemplo tráfego pago no Instagram.
Quando você dá uma boa olhada em seu investimento em tráfego pago no marketing como um todo e tem metas claras para isso, não é mais impossível calcular seu ROI de marketing.
E vamos mostrar como fazer isso neste post, confira!
O que é ROI de Marketing?
ROI de Marketing significa Retorno sobre o investimento de Marketing na gestão de tráfego pago. Ou seja, quanto dinheiro você ganha com suas campanhas de marketing, menos quanto essas campanhas de marketing lhe custam por exemplo nas redes sociais mais usadas no Brasil. Tudo isso um Gestor de tráfego pago pode te orientar.
O que é um modelo de ROI?
Um modelo de ROI é um método de calcular não apenas quanto você precisa gastar para gerar uma certa quantia de receita, mas também quanto tráfego, quantos leads qualificados e quantas vendas você precisa fechar a cada mês para atingir esse objetivo.
Seu modelo de ROI de marketing é uma declaração simples de 4 pontos que descreve as metas de negócios de sua empresa, ao mesmo tempo em que descreve metas específicas para cada campanha de marketing.
Seu modelo de ROI de marketing mostra a todos exatamente como suas equipes de vendas e marketing vão completar a meta geral de crescimento de sua empresa.
Ele esclarece a expectativa para ambas as equipes e ajuda a calcular exatamente quanto você precisa gastar em seu orçamento de marketing para atingir suas metas projetadas.
Como calcular o ROI de Marketing?
Vamos às etapas do modelo de ROI para entender como calcular os resultados de suas campanhas de marketing em termos de retorno sobre o investimento, ou um bom gestor de tráfego pago vai te passar essas informações.
Etapa 1: conheça o valor vitalício do cliente e o valor das novas vendas
Uma pergunta muito importante e que deve ser feita primeiro é “Quanto o novo cliente médio entrega à sua empresa em vendas?”
Esse número é importante porque você pode usá-lo para descobrir quanto está gastando para comercializar para essa pessoa, em relação ao quanto está ganhando com ela.
Esse é o seu ROI de marketing. Portanto, antes de prosseguir, descubra em média quanta receita você obtém de um novo cliente.
Em seguida, descubra quanto você ganha ao longo da vida de seu relacionamento com um cliente.
Quando você sabe quanta receita gera de cada cliente, pode descobrir uma quantia razoável para gastar em seu orçamento de marketing.
Etapa 2: defina suas metas
A definição de metas é o primeiro passo para realmente desenvolver um orçamento de marketing sólido. E quando falamos de definição de metas, estamos falando de toda a empresa.
Quais são as metas da sua empresa para o próximo ano? Quer crescer 20%? Você quer fechar um certo número de leads a cada mês? Fazer mais campanhas na rede social por um gestor de tráfego pago?
É importante definir essas metas e garantir que todos em sua empresa as entendam. Dessa forma, todos podem trabalhar em direção a esse objetivo.
Com um conjunto de metas abrangentes, o restante das metas da equipe de vendas e marketing se encaixará.
Etapa 3: use um modelo de ROI de marketing digital
Agora você sabe quanto um novo cliente vale monetariamente para você e quanto você precisa ganhar no próximo ano ou mês. Vamos ao Modelo de ROI de Marketing Digital.
Você pode implementar aqui o conceito de um funil de vendas, começando com o tráfego que seu site vê por mês e descendo a partir daí para determinar o número de vendas fechadas que você precisa para atingir sua meta de receita mensal.
Para melhor entender o modelo de ROI de marketing, vamos dar um exemplo:
Digamos que uma empresa que vende itens de luxo conseguiu faturar no ano passado 22 milhões de reais, e ficou estável em relação ao ano anterior.
Para darmos início ao modelo de ROI de marketing, nós precisamos saber quais são seus objetivos e quanta receita uma venda traz para sua empresa:
Objetivos: A empresa de itens de luxo quer aumentar sua empresa em 5-10% este ano.
Valor de uma nova venda: R$25.000
Valor médio de clientes: R$200.000
Com essas informações, podemos descobrir quanta receita a empresa de itens de luxo precisa gerar a cada mês para atingir essa meta de crescimento de 5 a 10%.
A partir daí, podemos trabalhar para trás para determinar exatamente quanto tráfego do site precisamos direcionar para atingir esse objetivo.
Dadas as metas da empresa, determinamos que eles precisam gerar R$375.000 em novas receitas por mês.
Com um preço médio de venda para novos clientes de R$25.000, isso significa que eles precisam fechar 15 novas vendas por mês.
Agora, a empresa de itens de luxo tem uma equipe de vendas muito boa, que trabalha para fechar em média 5% de seus leads qualificados de marketing.
Se essa empresa fechar com 5% de seus leads qualificados por mês, eles precisam de 300 leads para atingir a meta de 15 vendas por mês.
Vamos voltar mais uma etapa para descobrir quanto tráfego é necessário para trazer 300 leads por mês.
Eles têm uma taxa média de conversão de tráfego de 3%.
Isso significa que eles precisam trazer 10.000 visitantes do site por mês. Acredite ou não, acabamos de descobrir todo o modelo de ROI de marketing dessa empresa de luxo.
Vamos simplificar isso tudo em 4 pontos:
Acabamos de desenvolver o modelo de ROI de uma empresa de itens de luxo para aumentar seus negócios em 5-10% no próximo ano.
Esse modelo de ROI é responsável não apenas pelo orçamento de marketing, mas também pelas metas mensais de marketing e vendas.
A equipe de marketing dessa empresa precisa atrair 10.000 visitantes por mês e precisa converter 3% desses visitantes em leads qualificados para ter um bom ROI de seu orçamento de marketing digital.
A equipe de vendas é responsável por converter 5% desses leads em vendas, para cumprir a meta de crescimento de 15 novas vendas ou R$375.000 em novas receitas por mês.
Finalmente, e talvez o mais importante para os propósitos deste post, a empresa de itens de luxo está gastando apenas 5% de sua receita bruta total com novas vendas em marketing. Isso soma R$18.750 por mês ou R$225.000 por ano.
Para alguns, isso pode parecer muito. Mas essa é apenas uma maneira de ilustrar o modelo de ROI de marketing, os valores podem ser alterados para qualquer valor que você quiser.
Muitas empresas, especialmente aquelas com campanhas de marketing dedicadas a aumentar o reconhecimento da marca o mais rápido possível, gastam entre 12 e 20 por cento da receita bruta em campanhas de marketing.
Mesmo um orçamento de marketing padrão para uma empresa bem posicionada em seu mercado tende a gastar entre 6 e 12 por cento da receita bruta em marketing.
No grande esquema das coisas, 5% não é muito para gastar em seu orçamento de marketing, mas é aí que entra sua estratégia de marketing, levando-nos à última etapa:
Etapa 4: invista seu orçamento de marketing com sabedoria
Você concluiu seu modelo de ROI de marketing. Você sabe quanto tráfego precisa atrair e quantos leads precisa converter para atingir sua meta de crescimento, e sabe exatamente quanto deseja gastar para fazer isso.
É importante lembrar que, embora esse modelo de ROI possa fornecer uma boa ideia de quanto você deve gastar para obter os resultados certos, você precisa investir nas táticas de marketing certas para ver os resultados.
Onde você coloca seu orçamento de marketing é o que fará ou quebrará seu modelo de ROI.
Suas equipes de marketing e vendas têm seus objetivos, mas se não tiverem as ferramentas e o treinamento necessários para atingir esses objetivos, você não verá seu modelo de ROI realizado e provavelmente acabará gastando mais do que o orçamento que atribuiu para atingir sua meta de crescimento.
Se você não tem landing pages, está trabalhando com um site não responsivo ou não está segmentando estrategicamente suas campanhas de tráfego pago, provavelmente não verá os resultados desejados com o que está gastando em marketing.
É aí que entram a metodologia de inbound marketing e SEO, personas de comprador e gerenciamento de redes sociais.
Usar o marketing digital para crescer é a melhor forma de retorno sobre o investimento devido ao custo benefício que essa metodologia oferece.
O inbound marketing nas redes sociais, blogs, vídeos do YouTube, etc. São uma ótima maneira de crescer um negócio sem gastar muito dinheiro.
O ponto principal é acertar no tipo de conteúdo, e para isso nada melhor do que uma agência especializada para te ajudar.
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