Uma das atividades exercidas pelo social media na gestão de redes sociais é o design. Essa profissão é basicamente o “faz tudo” da internet, e às vezes não é possível dominar todas as habilidades.
Como falamos em Gestão de redes sociais preço planos e valores , as funções variam e é normal a equipe da agência de marketing digital ter um desginer resposável por todas as artes do planejamento da equipe.
Mas se não é o seu caso, temos algumas dicas de como construir um ótimo post sem ser um designer.
Acompanhe!
-
Tenha metas para criação do post
A internet é eterna, mas alguns posts são lembrados e outros esquecidos no grande buraco do online.
Para causar a melhor reação do público e ser mais assertivo, estabeleça metas que a publicação deve atingir.
Dessa forma, a criação será nivelada aos objetivos das estratégias de marketing da marca. Algumas questões podem ajudar na definição do conteúdo, são elas:
-
Quem é o público-alvo das suas redes sociais ?
-
Quais redes sociais eles usam ?
-
Qual o dispositivo mais usado ?
-
Qual a mensagem que seus posts querem passar ?
-
Qual ação a marca quer que eles executem depois de ver o post ?
-
Cores que transmitam emoções
Cores são a parte mais importante da comunicação visual da marca. E cada uma transmite uma emoção específica ao seguidor.
A placa de “pare”, por exemplo. O vermelho deixa os motoristas atentos para a próxima ação, além de chamar a atenção com mais facilidade.
Enquanto isso nas redes sociais, as cores devem estimular sentimentos que irão beneficiar a sua marca.
Veja algumas emoções:
-
vermelho = energia e urgência;
-
laranja = prosperidade e vitalidade;
-
amarelo = otimismo e recreação;
-
verde = esperança e relaxamento;
-
azul = confiança e segurança;
-
rosa = romantismo e feminino;
-
preto = poder e elegância;
-
roxo = calmante e misterioso.
-
Contraste e diferentes estilos
O contraste faz com que as imagens tenham destaque entre as outras por conta dos diferentes elementos usados. Isso desperta a maior atenção do público.
Para criar esse estilo, invista em diferentes cores, tipografias, formas, entre outros elementos. É uma maneira de fazer o usuário parar para olhar o post.
Outra opção são os diferentes estilos. Ilustrações, gráficos, infográficos, citações, fotos, vídeos, animações e prints de tela são alguns exemplos.
São formas de diferenciar o post da sua marca de outros que já existem no nicho. Além de evidenciar a sua arte gráfica, o perfil fará testes para ver o que funciona melhor na sua rede.
-
Faça modelos
Padronizar seus posts é um ponto importante do design e da Gestão de redes sociais preço. Isso trabalha a identidade visual da marca.
Além disso, o padrão auxilia no entendimento do público sobre o conteúdo. É uma forma de criar um editorial para sua marca.
Esses modelos podem ter um tema específico, como vídeo dos bastidores, humor do dia, conteúdo gerado pelo usuário, entre outras opções.
-
Hierarquia
O que é mais importante deve ser mostrado. Dê prioridade para aquelas informações que tem a maior ligação com a mensagem do post.
Fontes, imagens e cores são elementos que compõem a hierarquia desses posts, criando a melhor ordem e entendimento da publicação.
É importante manter o foco da mensagem passada, cuidado para não se perder. Os elementos são somente para destacar o maior objetivo.
-
Tipografia
O textão desmotiva as pessoas a continuarem no seu post. Ainda mais se for algo nada estimulante e com uma tipografia sem graça.
Para os seguidores pararem para ler e realmente prestar atenção, utilize elementos tipográficos que combinem com a sua imagem e alegram a sua arte.
Para saber como escolher a tipografia, temps alguns critérios:
-
Legibilidade: O ponto mais importante, diga-se de passagem. Antes de publicar, tenha certeza que o público conseguirá ler o que está escrito. Algumas fontes podem ser ilegíveis em textos muito longos, por isso, são indicadas somente em destaques de informação.
-
Fontes com ou sem serifa: Fontes com serifas são melhores para os textos corridos e impressões. A Times New Roman é um exemplo dessa formalidade, e são mais indicadas para designs de escritório de advocacia e restaurantes chiques. Enquanto as sem serifas são perfeitas para os textos curtos em conteúdo online.
-
Títulos: É importante usar o espaçamento correto em caracteres específicos, isso aprimora a legibilidade.
-
Quantidade: Quantas fontes se classificam como muitas fontes ? Três é o limite nesse quesito. Não adicione mais que isso para não poluir sua arte
-
Equilíbrio
Quando todos os elementos estão organizados na imagem e passam a sensação de equilíbrio. Isso é muito importante para o sucesso dos seus posts.
Os principais tipos de equilíbrio são:
-
Simétrico: Todos os elementos estão em perfeita harmonia e super equilibrados;
-
Assimétrico: Elementos constantes e possuem uma tensão entre eles, construindo um visual mais interessante;
-
Radial: Elementos contínuos, mas equilibrados. Como uma escada caracol, por exemplo.
Mas cada componente tem a sua importância, por isso, para manter o equilíbrio, eles não precisam ser divididos, necessariamente.
-
Proximidade e organização
No design, a proximidade é um conceito utilizado para associar elementos parecidos, seja em formato, cor, fonte ou tamanho.
Dessa forma, o seu design fica mais sucinto e faz com que a sua identidade visual fique mais reconhecível para o público.
Além disso, a organização das suas artes ficará melhor.
-
Guie o público
Mostrar o caminho das pedras para o seguidor saber exatamente como ler o post. Isso é essencial para que ele tenha uma conclusão correta sobre a publicação.
O intuito é passar a mensagem da marca corretamente.
Para isso acontecer, saiba quais são os padrões de visualização do seguidor. Os mais comuns são o “F”, “E” e “Z”. Mas como é isso ?
Essa é a direção que o usuário irá fazer o caminho da leitura numa peça, na página da web, no infográfico, etc.
As informações mais importantes devem entrar nesse campo de visão, para que a leitura seja correta e fluída.
Lembrando que um gestor de tráfego pago pode te ajudar a escalar neste assunto.
-
Use o espaço
Aproveite o máximo do espaço em volta da imagem. Ele é um aliado.
Essas lacunas são tão essenciais quanto o conteúdo sozinho, e existem formas criativas para eles serem aproveitados.
Mas isso depende da sua criação.
Se tudo for bem trabalhado, isso ajudará a atingir melhores resultados do seu conteúdo no Instagram
Nesse post (https://dunadesign.com.br/aplicativos-para-criar-conteudos-instagram/), mostramos algumas ferramentas importantíssimas para a criação das artes. Com essa combinação de dicas, seu perfil terá uma arte muito maneira e uma ótima gestão de redes sociais.
Veja também nossa Tabela de preços social media