Você já se perguntou porque suas campanhas de redes sociais fracassam? Isso pode acontecer por vários motivos, veja aqui quais.

Reunimos 6 motivos porque suas campanhas de redes sociais fracassam e não estão obtendo os resultados que você gostaria.

Saber o que pode ser otimizado em suas campanhas é o primeiro passo para melhorá-las, portanto, vamos direto ao ponto do post!

6 Motivos Porque suas Campanhas de Redes Sociais Fracassam

6 motivos porque suas campanhas de redes sociais fracassam

  1. Você não está restringindo o público-alvo

Toda marca deve ter um público bem definido. Não importa onde você venda.

Da mesma forma, as empresas gastam muito dinheiro visando pessoas que não estão interessadas no que elas têm a oferecer.

Muitos anunciantes segmentam seu público com base em quais páginas esses usuários curtiram.

Embora isso possa parecer lógico. Você também deve segmentar com base em fatores como localização, interesses, renda, estado civil e comportamento.

No geral, a segmentação detalhada por meio desses dados demográficos permite restringir seu público.

Assim, suas taxas de conversão seriam melhores. Você pode ver um corte no alcance do seu público, mas isso não é uma coisa ruim.

Isso significa que você otimizou sua segmentação e está gastando dinheiro com mais sabedoria; apenas nas pessoas que podem potencialmente se transformar em clientes.

  1. Não está respondendo ao engajamento

Pode ser difícil obter engajamento em suas postagens de rede social. Você pode postar o que quiser, mas se as pessoas não interagirem com sua marca, você não verá muito ROI.

Dito isso, um dos maiores motivos por que suas campanhas redes sociais fracassam é não responder aos comentários que recebem.

Visite as contas de mídia social de qualquer empresa para conferir suas postagens mais recentes.

Você verá pessoas comentando, fazendo perguntas e/ou postando várias reações. No entanto, muitas vezes, você não encontrará resposta da empresa.

Isso pode fazer com que os seguidores se sintam ignorados e percam a confiança na marca.

Essa prática irá aos poucos diminuir o engajamento no seu perfil e pode até mesmo fazer com que você perca seus seguidores.

  1. Não aproveita “comportamentos” na segmentação de anúncios

Você tem um ótimo produto/serviço, conhece seu público, tem uma imagem consistente e está segmentando o público certo.

Mas por que seus anúncios não estão convertendo? Provavelmente é porque você não aproveita “comportamentos”, que é outro fator no qual você pode segmentar seu público.

Há muitas maneiras de alavancar a publicidade no Facebook e no Instagram.

O Facebook permite que os anunciantes segmentem seus públicos não apenas por onde moram ou por quais interesses têm, mas também por determinadas ações que realizaram no Facebook (ou Instagram) por determinados períodos de tempo.

Use as características dos comportamentos dos seus clientes para ter melhores resultados em suas campanhas de tráfego pago.
Saiba mais: Como Medir ROI do Marketing de Conteúdo hoje

  1. Trata todas as redes sociais da mesma maneira

O erro mais comum que os profissionais de marketing de mídia social cometem é não valorizar a diferença entre cada plataforma de mídia social.

Compartilhar o conteúdo exato em todas as plataformas não é uma boa ideia. Ao fazer isso, você ignora a psicologia de um usuário que usa cada uma dessas plataformas.

Por exemplo, as pessoas usam o Facebook para socializar, ver os posts novos, e vez ou outra interagir com uma postagem.

Enquanto no YouTube, o consumidor espera vídeos comparativamente mais longos. Se você postar um mesmo vídeo de 7 minutos no YouTube e no Facebook, você não verá os mesmos resultados.

As mesmas regras se aplicam a outras redes sociais. Como regra geral, adapte seu conteúdo de acordo com a natureza da plataforma.

  1. Tem um jargão de vendedor

Embora a promoção de seu produto/serviço seja o objetivo principal das campanhas de mídia social, mantenha sua mensagem certa e limitada. O que isto significa?

Seja claro na mensagem que deseja transmitir ao seu público-alvo. Qual é o objetivo do seu conteúdo? É para torná-los cientes de sua marca como uma nova adição no mercado? Ou para promover um novo código promocional?

Quando você pode definir sua mensagem com clareza, pode decidir qual o melhor tom de voz para sua marca.

Muitas empresas podem ser bastante diretas dizendo coisas como “COMPRE AGORA” ou “Compre o seu hoje” e esperam que suas vendas explodam.

Quando este é o primeiro ponto de contato, sua campanha pode parecer como um vendedor que apenas quer vender aos olhos do consumidor. E isso não é muito agradável.

  1. Está medindo os KPIs errados

Há muitos detalhes a serem considerados ao lançar suas campanhas de rede social.

Você não pode saber o sucesso de sua campanha se não estiver analisando. Existem muitas métricas de rede social que dão uma boa ideia do sucesso da sua campanha.

No entanto, para causar impacto, entenda quais KPIs você deseja acompanhar e o que cada um significa.

Por exemplo, ver quantas pessoas gostaram de uma postagem ou comentaram seu anúncio não diz muito, a menos que o reconhecimento da marca e o engajamento sejam seu objetivo principal. Em quais métricas você deve se concentrar?

Depende dos objetivos da campanha. Alguns dos muitos KPIs a serem considerados para medir e rastrear são cliques, compartilhamentos, menções, taxa de conversão, receita de vendas e custo por lead.

Conclusão

O objetivo de qualquer campanha de redes sociais é alcançar o que você está tentando fazer. Mas isso só vai acontecer quando você desenvolver confiança na mente do consumidor.

A paciência é um fator enorme que afeta a construção da confiança. Isso não significa esperar que suas conversões aumentem.

Em vez disso, significa que você só verá resultados substanciais quando se concentrar em agregar valor ao seu consumidor de forma consistente.

A gestão de redes sociais é uma maneira de fazer isso, sem precisar se preocupar com criar e planejar conteúdo e administrar uma empresa ao mesmo tempo.

Esse serviço permite a criação, planejamento e postagem de conteúdo em seus perfis de rede social semanalmente.

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