A experiência do cliente é super importante para o sucesso do seu negócio. Uma experiência positiva faz com que eles retornem para você.

Da mesma forma, o mesmo acontece com uma experiência negativa, ainda mais em uma era dominada pelas redes sociais, onde é fácil acessar avaliações sobre as marcas.

Para começar a oferecer experiências excepcionais, é importante entender o que faz diferença nela.

Nesse post, você aprenderá o que define uma boa experiência do cliente e o que deve fazer para implementá-la.

O que é Experiência do Cliente e por que é tão importante?

O que é experiência do cliente?

Experiência do cliente é a percepção dele sobre sua marca, com base em suas interações com o seu negócio.

Isso significa que todas as interações com sua marca, desde e-mail marketing e visitas ao site, até o processo de compra e comentários nas redes sociais — todas essas interações contribuirão para a impressão da sua marca.

Tudo o que você faz impacta as percepções de seus clientes, então cada ponto de contato é importante.

Uma boa experiência vai deixá-los querendo mais. Uma experiência ruim pode afastá-los para sempre.

A percepção de sua marca que os clientes tiram de sua experiência com você acabará por impactar seus resultados. Então acertar é essencial.

Qual é a diferença entre experiência do cliente e atendimento ao cliente?

À medida que as marcas reconhecem a importância da experiência do cliente, pode haver alguma confusão sobre onde ela pertence em seu negócio.

A maioria das marcas tem um departamento de atendimento ao cliente responsável por interagir com os clientes.

Como resultado, a experiência do cliente deve estar com eles, certo? Infelizmente, não é tão simples.

O atendimento ao cliente refere-se apenas a pontos de contato específicos onde os clientes recebem ou solicitam assistência.

Por exemplo, quando um cliente liga para uma operadora para cancelar um pedido ou envia um e-mail para um provedor de serviços.

Como a experiência do cliente é baseada em todas as interações com sua marca, o atendimento ao cliente é efetivamente uma parte dela.

Por que a experiência do cliente é importante?

Já mencionamos que a experiência do cliente pode afetar os resultados da sua empresa. Oferecer uma experiência excepcional ao cliente oferece uma série de benefícios para o seu negócio:

Maior fidelidade do cliente — quando um cliente confia em sua marca, ele retornará várias vezes.

Voto de confiança — clientes fiéis são mais propensos a se tornarem defensores da marca, compartilhando sua experiência com amigos, familiares e colegas.

Maior retenção de clientes — seja seu ciclo de compra longo ou curto, uma boa experiência manterá sua marca nas mentes dos clientes quando as decisões de compra precisarem ser tomadas.

Como medir a experiência do cliente

A experiência do cliente só pode ser otimizada e aprimorada quando você pode medir seu sucesso atual. Como essa métrica é baseada na percepção do cliente, você precisa coletar informações de seus clientes.

Comentários e classificações

Solicitar avaliações e classificações de produtos e serviços é essencial. Não apenas ajuda no desenvolvimento de produtos, mas também ajuda a identificar produtos ou serviços que não atendem às expectativas dos clientes.

Nesse ponto, dois canais são mais relevantes, as redes sociais e o perfil de sua empresa no Google Meu Negócio, duas plataformas que permitem acesso às avaliações dos clientes.

Pesquisas

Fazer pesquisas de campo e questionar os seus clientes sobre o atendimento e experiência que receberão ao fazer uma compra é essencial.

Isso ajudará a entender o que precisa ser melhorado e o que já está funcionando bem e deve ser mantido.

Feedback de atendimento ao cliente

Analisar o feedback que você recebe de seu atendimento ao cliente também é muito útil.

Se você usar um sistema de tickets de suporte ou fizer perguntas de qualificação, poderá revelar problemas recorrentes entre seus clientes.

O objetivo final é reduzir o número de tickets, chamadas ou chats ao vivo registrados com suas equipes de atendimento ao cliente.

Essa diminuição é um ótimo indicador de que a experiência do cliente está indo bem e sua marca será vista como confiável e de qualidade.

4 dicas para melhorar a experiência do cliente

Há muitos lugares para concentrar seus esforços quando você visa melhorar a experiência do cliente.

Sites, automação e canais sociais costumam ser o foco principal dos profissionais de marketing.

Aqui vão 4 dicas essenciais para aprimorar a experiência do cliente:

Tenha uma visão, objetivo e mensagem claros

Quando você tem uma visão clara para sua marca e um único objetivo, sua mensagem será consistente.

Uma mensagem consistente em todos os seus pontos de contato com o cliente ajuda a criar confiança em sua marca.

Isso também ajuda a deixar os seus meio de comunicação mais claros e transmite a ideia de uma marca de qualidade e confiança.

Saiba mais: As 10 melhores ideias de negócios para você empreender 

Entenda seus clientes

Garanta que seu cliente não apenas diga o que deseja, mas tenha os meios para personalizar sua experiência com a ajuda de um centro de preferências.

Compreender as necessidades de seus clientes permitirá que você crie experiências personalizadas garantidas para envolver e converter.

Se comunique com eles onde eles estão mais propensos de estarem, seja nas redes sociais ou por meio de um e-mail.

Conecte-se com os clientes

Estabelecer uma conexão emocional com seus clientes é essencial. Embora seu cliente precise desfrutar de uma experiência generalizada de qualidade com sua marca, lembrá-lo dos humanos nos bastidores ajudará a criar uma conexão mais forte.

Da mesma forma, você deve reconhecer os clientes e suas necessidades e situações únicas.

O marketing humanizado tem se tornado cada vez mais comum e isso faz diferença em como o público vê a sua marca.

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Capturar feedback em tempo real com pop-ups e prompts de bate-papo ao vivo fornecerá os meios para envolver os clientes e resolver quaisquer bloqueios no caminho da compra.

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Conclusão

A experiência do cliente é muito importante. Criar experiências marcantes fará com que os clientes voltem.

Quanto mais confiança e lealdade você puder desenvolver a cada interação, mais o cliente gastará com você, à medida que você continua atendendo às suas necessidades e expectativas.

Por esse motivo, capriche na experiência do cliente, fornecendo os melhores recursos de marketing digital para ele, como marketing de conteúdo de qualidade e redes sociais sempre atualizadas.

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