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O marketing digital B2B é a melhor opção para empresas que querem alcançar outras empresas.
Se você quer saber como fazer um planejamento de marketing digital B2B, então esse post vai te ajudar a entender isso.
Acompanhe o post e saiba como fazer uma campanha de marketing digital B2B!
O que é Marketing Digital B2B?
O marketing B2B (business to business) refere-se ao marketing voltado para uma empresa ou organização.
Se os objetivos de negócios de uma empresa giram em torno da venda de produtos ou serviços para outra empresa ou organização, eles geralmente usam estratégias de marketing B2B para atrair, converter e engajar seus clientes.
Quando falamos de campanhas de marketing B2B, estamos falando de um conjunto direcionado de esforços realizados por profissionais de marketing digital projetados para alcançar – ou ajudar a atingir – uma meta de negócios específica.
O que uma campanha tenta alcançar depende dos objetivos da sua empresa. Pode ser qualquer coisa, desde gerar conscientização sobre um novo produto ou serviço, geração e conversão de leads, até um rebranding completo da empresa.
Saiba mais: Gerenciamento de Marketing Digital: O que é e como funciona
5 etapas para fazer uma campanha de marketing digital B2B
Abaixo, descrevemos cinco etapas simples a serem seguidas para executar uma campanha de marketing digital B2B eficaz.
- Defina seu público-alvo
Ter um público-alvo definido o ajudará a tomar as decisões certas e planejar as melhores estratégias de marketing digital para seu negócio.
Quando você sabe quem é seu público-alvo ou personas de compradores, pode planejar suas campanhas e metas de marketing com os receptores certos em mente.
Quanto mais você souber sobre seu público-alvo, melhor poderá adaptar sua estratégia para atender às necessidades dele.
Descobrir isso primeiro economizará tempo e recursos quando se trata de executar campanhas que geram resultados. Então, como você pode definir seu público-alvo?
Ao definir as personas do comprador para sua campanha de marketing digital B2B, faça perguntas como:
- Para quem seu produto ou serviço é direcionado? Startups, pequenas e médias empresas, empresas ou negócios de todas as formas e tamanhos?
- Quais são as principais influências e tomadores de decisão nas empresas que compõem seu público-alvo?
- Quais são seus problemas, necessidades e perguntas? Como seu produto/serviço pode lidar com isso?
- Onde eles passam o tempo online?
O melhor a se fazer para encontrar as respostas para essas perguntas é observar os dados!
Converse com outros departamentos (como representantes de vendas) e comece a coletar dados de clientes.
Você também pode recorrer ao Google Analytics para moldar suas personas de comprador ou realizar pesquisas de mercado para obter melhores insights sobre o que as pessoas do seu setor-alvo estão procurando.
- Determine suas metas
Em seguida, é hora de descrever o que você está tentando realizar com sua campanha de marketing B2B. Para fazer isso, você deve definir metas SMART, essa é a sigla para:
- Específico
- Mensurável
- Alcançável
- Relevante
- Oportuno
Pense nas especificidades do que você está tentando realizar. Metas amplas como “gerar mais leads” ou “aumentar o tráfego” não são metas SMART.
Em vez disso, pense nas especificidades de seus objetivos, como você medirá se está ou não no caminho certo para alcançá-los e quais desafios podem surgir ao longo do caminho.
Crie metas de campanha que detalhem exatamente o que você deseja alcançar em um determinado período.
Por exemplo, se você estiver lançando um Webinar como parte de sua campanha de marketing de conteúdo, uma meta SMART pode ser gerar 1000 visualizações em três meses.
Além disso, considere como você vai acompanhar seu progresso. Se usarmos o exemplo anterior, você deseja usar indicadores-chave de desempenho (KPIs) de marketing de conteúdo para medir seus esforços e determinar o que está funcionando.
- Crie sua oferta
No centro de qualquer campanha de marketing digital B2B está a ideia de que você está oferecendo algo para seus clientes em potencial.
Independentemente de você estar executando uma campanha na esperança de gerar leads, aumentar as vendas ou melhorar o reconhecimento da marca – você precisará fornecer ao seu público-alvo algo que os incentive a converter.
É importante encontrar um equilíbrio. A maioria das pessoas não vai querer falar diretamente com um representante de vendas.
Em vez disso, o marketing de conteúdo funciona bem para o público B2B. Ao fornecer aos clientes um conteúdo premium (como um Webinar, eBook ou um guia de instruções), é mais provável que seu público troque suas informações de contato e se torne leads valiosos.
Considere realizar uma análise de lacunas de conteúdo para descobrir o que você e seus concorrentes ainda não ofereceram ao seu público.
Por exemplo, talvez você descubra que nenhum de seus concorrentes está oferecendo um podcast semanal informativo sobre as últimas tendências do setor.
Então, você pode aproveitar a oportunidade e usá-la para guiar seu público-alvo pelo funil de vendas.
Fornecer seus detalhes de contato em troca de conteúdo ou se inscrever em um boletim informativo (newsletter) por email não significa necessariamente que eles farão uma compra.
É por isso que você precisará nutrir seus leads depois que sua campanha de marketing B2B os gerar.
Para fazer isso, considere preencher seu calendário editorial com diferentes tipos de conteúdo para alcançar seu público em todos os canais.
- Defina sua mensagem
Você pensou em tudo, agora é hora de colocar seu plano em ação.
Cada marca, setor e cliente é diferente, portanto, sua campanha deve estar alinhada à sua marca.
O que funciona para uma marca que visa vender software de marketing baseado em nuvem não funcionará para uma voltada para a venda de peças automotivas.
Não existe um tamanho único quando se trata de campanhas de marketing digital!
É hora de considerar como você pode adaptar a voz e a mensagem da sua marca aos seus objetivos de negócios e ao que você tem a oferecer.
Sua campanha de marketing digital B2B deve refletir sua marca e o que você está oferecendo.
Por exemplo, se uma mensagem importante com a qual sua marca concorda é a sustentabilidade, certifique-se de que suas ofertas estejam alinhadas com essa ideia.
Você também precisará planejar seus recursos. Determine o que você precisa e quem você precisa para ajudar a executar sua estratégia.
Crie um fluxo de trabalho de campanha para garantir que todos os envolvidos estejam na mesma página.
Dessa forma, todos os envolvidos na elaboração, edição e publicação de seus esforços de campanha sabem exatamente o que é exigido deles.
Tudo depende do seu orçamento, do tamanho da sua equipe e de suas metas de negócios.
Seu fluxo de trabalho deve incorporar todos os elementos de sua campanha de marketing digital, incluindo criação de conteúdo, estratégia de SEO, marketing de rede social e email marketing.
- Analise os resultados
Seu trabalho não termina quando sua campanha é lançada. A maneira como você mede o sucesso de sua campanha está vinculada às metas de negócios que você definiu ao planejar sua estratégia.
Certifique-se de estar constantemente testando, otimizando e testando novamente para atingir suas metas SMART.
Consulte o Google Analytics, os Analytics das redes sociais ou qualquer outro que você esteja usando para entender melhor exatamente o desempenho da sua campanha. Depois de saber, você pode tomar medidas para melhorar.
Sua página de destino não está convertendo? Faça testes A/B com diferentes CTAs.
Postagens de mídia social não estão funcionando? Experimente um tom de voz diferente.
Os emails não estão sendo abertos? Experimente usar diferentes linhas de assunto até que a métrica da taxa de abertura aumente!
O marketing tem tudo a ver com experimentar para ver o que alcança resultados. Lembre-se de que cada obstáculo na estrada é mais uma oportunidade para otimizar e otimizar um pouco mais.
Dessa forma, você pode fazer mudanças proativas que reflitam as necessidades do seu público-alvo, refinar a voz da sua marca e atingir as metas de negócios que você se propôs a alcançar!
Conclusão
Seguindo as etapas que descrevemos acima, você terá uma ótima estrutura para sua próxima campanha de marketing digital B2B.
Mas se precisar de uma ajuda extra, conte com nossos especialistas da Agência de Marketing Digital DUNA.
Visite o nosso site hoje mesmo e faça o seu orçamento com a gente!