As SERPs são uma parte fundamental da internet hoje em dia, mas você sabe o que isso realmente significa? Não, então veja aqui!

Hoje, mecanismos de pesquisa como o Google, são utilizados diariamente por bilhões de pessoas em todo o mundo, isso se da pela acessibilidade a essa plataforma, além da quantidade de resultados que ela oferece.

Neste post, falaremos sobre as SERPs, nada mais nada menos do que a página de resultados do Google, e como a sua empresa pode se destacar nela.

Continue lendo para saber mais!

O que são SERPs e por que elas são tão importantes hoje

O que são SERPs?

As SERPs são os resultados que aparecem nas páginas dos buscadores como Google, Bing ou Yahoo.

A sigla vem do termo em inglês Search Engine Results Pages, que em português seria “as páginas de resultados de busca”.

Em outras palavras, SERPs são todas as páginas que aparecem no Google que estão repletas de resultados diferentes.

Ter um bom desempenho nas SERPs significa estar entre os primeiros resultados, onde é mais provável que as pessoas vejam o seu site, anúncio etc.

Dada a relevância do Google como buscador na maior parte do mundo, vamos nos concentrar na página de resultados do Google.

Tipos de SERPs

Embora se possa pensar que existe apenas um tipo de SERP, na verdade, há duas opções.

Temos a grande divisão entre SEO (Search Engine Optimization) e SEM (Search Engine Marketing) que se encontram em dois tipos de SERPs: resultados orgânicos e resultados pagos.

SERPs orgânicos

SERPs orgânicos são aqueles resultados que aparecem de forma gratuita e natural. Aqueles que conseguem posicionamento na web graças às técnicas de SEO. É o caso dos vários resultados que aparecem ao pesquisar “O que é marketing digital?”.

SERPs pagos

SERPs pagos são resultados que aparecem devido aos lances do Google Ads e pelos quais você tem que pagar uma certa quantia.

A lista de resultados que aparece depende do que se paga, da palavra-chave pesquisada e de outros fatores que entram no SEM(search engine marketing).

Saiba mais: Como o SEO ajuda o seu negócio a crescer em 5 etapas

Resultados que aparecem nas SERPs

Se no início apareciam apenas os clássicos resultados de texto com seu título e descrição, hoje podemos encontrar diversos tipos de resultados.

As SERPs estão em constante evolução e cada vez os buscadores estão mais inteligentes e capazes de oferecer opções mais personalizadas.

Abaixo estão diferentes resultados que um usuário como você ou eu poderia encontrar no Google SERP.

Vídeos

Desde que o Google comprou o YouTube, ele integrou todos os resultados de vídeo no mecanismo de busca. Portanto, os vídeos agora podem aparecer em vez de resultados de texto para determinadas pesquisas que apontam diretamente para o YouTube.

Imagens

Há alguns anos, o Google mudou o algoritmo e passou a mostrar as imagens diretamente no topo da busca. Não serve para todos, mas é possível encontrar várias imagens que alcançaram posicionamento relevante no Google.

Notícias

No Google, podemos encontrar resultados de notícias de várias mídias, pesquisando palavras-chave relacionadas a notícias atuais.

Locais

Os resultados locais têm um grande papel com o Google Places nas SERPs. O Google geralmente mostra um mapa junto com os resultados.

Costumam aparecer quando são realizadas buscas com grande destaque local, como “dentista”, “salão de beleza”, “escritório de advocacia”, “restaurante” etc.

Produtos 

O Google Shopping é outro dos serviços orientados para lojas do Google. Ele mostra diferentes ofertas e produtos se a palavra-chave estiver relacionada a eles.

Por exemplo, se você pesquisar por “tênis da Nike”, verá vários resultados de lojas online.

Trechos em destaque

O Google está cada vez mais inteligente e consegue detectar as diferentes necessidades de acordo com a busca realizada. Isso significa que você pode exibir respostas diretamente de sua página, sem precisar navegar para outros sites.

Essas respostas são conhecidas como “snippets em destaque”.

Painel de conhecimento

O painel de conhecimento oferece conteúdo básico, mas abrangente sobre um determinado tópico.

Perguntas relacionadas

Se você já fez uma busca por palavra-chave, com certeza já percebeu esse tipo de resultado: “perguntas relacionadas” ou “as pessoas também perguntam”: nos dá informações sobre outras questões relacionadas à busca principal.

Respostas imediatas

Esses tipos de resultados servem para responder diretamente a perguntas específicas: “Quando começa o Carnaval no Brasil?” “Quantos anos tem a pessoa X” “Definição de marketing digital” etc.

Saiba mais: Aprenda Como Melhorar o Conteúdo para o seu Site hoje

Como você pode chegar às primeiras posições nas SERPs?

Agora que você conhece todas as maneiras de chegar a um usuário, você deve mergulhar e experimentar todas que o convêm.

Se você puder coordenar várias ao mesmo tempo, melhor ainda, já que uma das melhores maneiras de obter tráfego de um mecanismo de pesquisa é obter o máximo de resultados possível na primeira página.

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