O Natal chegou para mais um ano e todos estão prontos para aproveitar as promoções dessa temporada.

As compras de Natal representam uma importante oportunidade para o e-commerce, e é por isso que os profissionais colocam bastante esforço em campanhas de Natal com o objetivo de atingir o maior número de vendas possível nesta época tão especial.

Embora o planejamento da campanha de Natal no marketing digital já deva estar pronto, ainda há tempo para fazer mudanças e obter melhores resultados.

Veja dicas de como fazer uma campanha de Natal com marketing digital neste post!

Como fazer Campanha de Natal com Marketing digital

O que é uma campanha de Natal?

Em marketing, quando falamos da campanha de Natal, estamos nos referindo ao conjunto de estratégias e técnicas que giram em torno desta época do ano, entre o final de novembro e o início de janeiro.

Estes visam criar promoções e campanhas comerciais que aumentem as vendas, época de grande consumo devido à tradição dos brindes.

As campanhas de Natal têm um objetivo: gerar sentimentos para tentar se conectar com clientes em potencial.

Este é um momento especial onde as emoções estão à flor da pele, algo que permite que os profissionais de marketing se conectem mais profundamente com o público-alvo e, assim, criem campanhas muito eficazes.

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O que você deve saber antes de fazer uma campanha de natal

Se você vem se preparando para fazer uma campanha de natal, provavelmente já leu muitas dicas por aí. Mas existem dois pontos que são fundamentais para que sua campanha seja bem-sucedida, veja abaixo:

Qual é o tema da campanha?

Antes de iniciar qualquer planejamento de campanha de Natal, você deve alinhar todos os canais de marketing ao objetivo da campanha em questão.

Isso significa que sua mensagem deve ser específica e girar em torno de um tópico específico.

Tudo isso deve ser refletido de forma unificada e alinhada em todos os canais que você utiliza. Desta forma, você concentrará todo o seu potencial nos objetivos definidos.

  1. Quais serão os objetivos?

Falando em objetivos, antes de iniciar sua campanha e lançar ofertas você deve ter bem claro seus objetivos e qual é o resultado que gostaria de alcançar.

Pode ser desde simplesmente aumentar as vendas até fidelizar clientes ou gerar branding, entre muitos outros. A questão é defini-los e poder medi-los para verificar a eficácia de suas ações.

Uma ótima ideia é criar metas inteligentes ou SMART. Trata-se de estabelecer objetivos específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e limitados no tempo. Por exemplo, uma meta SMART seria gerar X vendas deste produto antes de determinada data.

  1. Já definiu seu público-alvo?

Outro dos pontos-chave da campanha de Natal é definir o seu público-alvo. Você deve saber tudo sobre eles: idade, nível educacional, gostos e desgostos, pontos problemáticos, como eles procuram produtos, quais redes sociais ou dispositivos eles usam etc.

Se você tiver clareza sobre quem é seu público-alvo, será mais fácil tomar decisões de marketing. Também é uma boa ideia criar uma buyer persona ou perfil de cliente ideal, pois isso facilitará todo o trabalho da campanha.

  1. Já tem uma landing page?

Uma vez que você tenha clareza sobre os pontos acima e sua oferta esteja pronta, você deve fornecer um local onde seus clientes em potencial possam ter todas as informações sobre ela.

Isso é o que se chama de landing page ou página de destino. Este deve conter:

  • Um título convincente: nele você deve incluir a proposta de valor da sua campanha.
  • Imagens interessantes: devem ser atraentes, temáticas, de alta qualidade e atrativas.
  • Benefícios da oferta: lembre-se de incluir os benefícios da sua oferta e como eles resolvem a necessidade do cliente.
  • Formulário de contato: inclui um formulário onde os visitantes podem inserir seus dados para receber informações.
  • Botão de compra ou CTA: um call to action claro e visível que estimula o usuário a dar o passo para a compra.
  1. Elabore sua campanha

Depois de tudo pronto, é hora de lançar a campanha de Natal e se preparar para receber seus potenciais clientes.

Isso significa que você deve criar processos de nutrição de leads que permitam orientar seus leads até que eles tomem a ação desejada. Existem várias formas de fazer isso, vamos ver as mais comuns.

  • Segmentação de e-mail

O e-mail marketing é, sem dúvida, uma das ferramentas mais poderosas que podem ser usadas durante uma campanha de Natal para ecommerce.

No entanto, segmentar suas listas e personalizar sua mensagem para se destacar da massa de mensagens enviadas durante esse período é crucial para seu sucesso.

  • Blog

As postagens do blog permitem obter clientes em potencial pelos mecanismos de pesquisa. Criar conteúdos específicos e úteis é essencial para chegar mais perto do momento da venda.

Além disso, eles podem ser abordados como uma publicação promocional, apresentando sua oferta em algum lugar do texto, além de um CTA atraente.

Ademais, você também pode jogar com diferentes chamadas para ação, dependendo de seus objetivos ou perfil do cliente.

  • Redes sociais

Outro ponto fundamental de qualquer campanha de marketing de Natal são as redes sociais, pois são uma ótima janela para lançar suas ofertas.

Lembre-se de adaptar suas publicações a cada plataforma e organizar seu calendário levando em consideração os dias-chave. Além disso, também é um bom momento para experimentar e testar novas plataformas.

  • CPC

O Natal é um bom momento para implementar estratégias de tráfego pago. Pagar por clique pode ser uma ferramenta muito útil durante a temporada de férias.

Se o orçamento o permitir e houver procura, pode criar campanhas publicitárias em plataformas de redes sociais como Facebook, Instagram, TikTok, LinkedIn ou Twitter.

4 Dicas para sua campanha de natal ser um sucesso

Como você pode ver, preparar sua campanha para o Natal não é uma tarefa fácil. No entanto, seguindo estes passos e com um pouco de planejamento, você poderá aproveitar ao máximo este Natal e aumentar suas vendas.

Mas não pense que isto é tudo, porque ainda existem algumas dicas que pode continuar a aplicar, seja qual for a sua área de vendas.

  1. Os buscadores são seus aliados no Natal

O SEM (serach engine marketing) é, sem dúvida, uma ótima maneira de aumentar suas vendas no Natal.

No entanto, você deve ter cuidado e planejar bem suas campanhas para não desperdiçar dinheiro. Se você ainda não experimentou campanhas SEM no Google, talvez seja um bom momento para fazê-lo.

Lembre-se de que seus anúncios devem ser atraentes para atrair a atenção de seus clientes em potencial.

Use descontos e ofertas, títulos atraentes ou urgência (últimas horas, oferta de 24 horas, promoção limitada etc.).

Obviamente, você terá que escolher as palavras-chave mais adequadas e orçar corretamente sua campanha de acordo com a concorrência.

  1. Ofereça ideias de presentes para seus clientes

No Natal as pessoas devem dar muitos presentes para diferentes perfis. Por isso, se você der ideias de presentes, eles certamente encontrarão inspiração e acabarão comprando em sua loja online.

Você pode fazer pacotes de presentes ou destacar uma seção em seu site que tenha o nome “Ideias para presentes” ou “O presente ideal” para chamar a atenção deles.

Você também pode criar pacotes de presentes com x% de desconto ou destacar os produtos mais vendidos.

  1. Descontos

Claro, outra coisa que não devemos esquecer durante a campanha de Natal são os descontos.

Faça ofertas especiais como dois por um ou três por dois, coisas que realmente atraem o consumidor. Talvez seja essa a diferença entre outro site e o seu para que um cliente acabe decidindo comprar mais do que tinha em mente.

  1. Facilite a compra de seus clientes com vales-presente

Com o estresse dos dias se acumulando e o número de presentes em que pensar, os cartões-presente podem ser um presente ideal nesta temporada.

Você pode oferecer diversos tipos de vale-presente e por mais de um valor, pois quanto mais variedade houver, melhor será para o consumidor.

Além disso, lembre-se de deixar bem claro as condições, como a data de vencimento ou o que acontece caso o cliente não gaste o valor total.

Conclusão

O Natal é uma época incrível, não só porque é uma data especial no ano, mas também porque é uma ótima oportunidade para crescer o seu ecommerce.

Fazer campanhas de Natal com marketing digital o ajudará a conquistar mais clientes nessa época do ano.

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