Ter um planejamento de rede social se tornou uma ferramenta fundamental para muitas empresas hoje em dia.

Simplesmente criar um perfil e postar conteúdo aleatório de vez em quando não é uma boa estratégia quando se trata de marketing digital.

Por esse motivo, ter um planejamento organizado para fazer o gerenciamento de suas redes sociais é essencial para que sua empresa cresça.

Neste post, você aprenderá como criar um planejamento de rede social para sua empresa. Continue lendo para saber mais!

Como fazer um Planejamento de Rede Social hoje

O que é um planejamento de rede social?

Um planejamento de rede social é um resumo de tudo o que você planeja fazer e espera alcançar em seus perfis de rede social.

Configurar uma estratégia bem pensada para o seu negócio em termos de presença nas redes sociais é muito benéfico. Quanto mais específico e detalhado for o seu plano, melhor será o seu desempenho.

Se suas plataformas de rede social tiverem um bom desempenho, o reconhecimento da sua marca aumentará, você adquirirá mais clientes e sua empresa ganhará mais credibilidade.

Tudo isso contribui para fortalecer sua posição no mercado como uma marca reconhecida.

Saiba mais: Inbound Marketing: O que é e como fazer para sua empresa

Por que ter um planejamento de rede social é importante?

Você deve ter notado que mais pessoas estão usando plataformas sociais, as pessoas passam mais de 15,6 horas por mês nessas plataformas.

Seja qual for seu objetivo, seja aumentar o reconhecimento da marca, envolver os clientes, aumentar sua base de clientes ou gerar mais vendas, suas redes sociais podem desempenhar um papel fundamental para isso acontecer.

Como é provável que você precise gerenciar até duas redes sociais ao mesmo tempo, para a sua empresa, faz sentido ter um planejamento de redes social sólido que te ajude a organizar tudo.

Lembre-se que os seus perfis são uma maneira de criar reconhecimento de marca e atrair mais clientes, portanto, o gerenciamento de redes sociais precisa ser bem feito.

Caso você não queira ou não tenha tempo de gerenciar suas redes sociais por conta própria, serviços como a gestão de redes sociais da Agência de Marketing Digital DUNA podem ajudá-lo, saiba mais visitando o site da agência.

Como fazer um planejamento de rede social

1) Tenha objetivos 

Quais são seus principais objetivos para sua presença nas redes sociais? Seja aumentando o reconhecimento da marca; direcionar o tráfego para seu site e aumentar as vendas; aumentar o engajamento do cliente ou algo totalmente diferente.

Você precisa restringir seus objetivos e ser realista com eles. Para cada objetivo que você definir, seja claro sobre a métrica que você usará para medi-lo.

2) Lembre-se dos clientes

Você deve ter uma boa compreensão de onde seu público está gastando seu tempo, com base nas personas dos clientes da sua empresa, suas observações e sua própria intuição.

Dados demográficos de rede social estão disponíveis nas próprias plataformas, como no caso do Instagram, tudo que você precisa é de uma conta comercial.

É preciso ter uma noção de quando seus clientes estão online, quais plataformas eles tendem a usar e com que finalidade — desde as convencionais até as de nicho.

Para a partir daí criar um horário estabelecido para postar nas redes sociais e ter mais alcance e engajamento.

3) Observe seus concorrentes

Pense em alguns concorrentes e dê uma olhada no que eles estão fazendo. Você pode configurar uma planilha simples onde você anota o que é bom e o que não é tão bom no conteúdo deles, como estão usando canais diferentes e se eles têm algo exclusivo.

Você não quer imitar o que já existe, mas a inspiração é sempre útil. Pense também em marcas em outros espaços que você gosta — existem elementos do que eles fazem que podem funcionar no seu negócio?

4) Tenha um olhar crítico

Vá em todos os perfis que você possui, incluindo aqueles que estão inativos. Analise-os quanto à precisão e consistência. Eles são claramente do mesmo negócio? Eles se alinham com a sua marca? Como são as imagens, o tom e as mensagens?

Suas imagens de perfil e capa, paleta de cores, biografia, logotipos e link do site são consistentes?

Em seguida, avalie o desempenho: quais canais têm engajamento e quais não; que tipo de conteúdo parece estar funcionando e o que não funciona?

É importante fazer esse tipo de briefing para determinar o que é preciso ser feito para melhorar a imagem da sua marca exposta nas redes sociais.

É por isso também que ter um especialista te ajudando é sempre uma boa solução.

5) Decida quais plataformas você irá usar

Com base em sua pesquisa, é hora de tomar algumas decisões estratégicas. Se você tiver recursos limitados, deve limitar isso a duas ou três plataformas.

Para cada plataforma, crie um objetivo concreto para o que você deseja alcançar e também decida como você a usará.

Neste ponto, também vale a pena certificar-se de que você está atualizado com as melhores práticas para os canais escolhidos.

Saiba mais: Promoção no Instagram: O que é e vale a pena fazer hoje?

6) Elabore seu calendário de conteúdo

Com base no objetivo de cada plataforma, decida a divisão geral do conteúdo. Qual porcentagem se concentrará em direcionar o tráfego para seu site; promover produtos; redirecionar o conteúdo de outras pessoas; ou apenas informar?

Diversifique o seu conteúdo e capriche nele para trazer sempre  novas informações e seja interessante para o seu público.

7) Defina a personalidade da sua marca. 

Pense na personalidade da sua marca e use isso a seu favor, ela é mais despojada ou mais séria? Use o tom de voz da marca para dar voz as suas postagens.

Outra coisa é o estilo visual, destaque as principais cores da sua marca no feed da sua rede social, sempre mantendo todo conforme o seu branding.

8) Decida qual conteúdo será postado

Esse é o mais importante. Trata-se de ser realista sobre o conteúdo que você poderá criar e compartilhar regularmente, para cada canal em que estiver, com base em seus recursos.

Os principais tipos de conteúdo incluem: imagens, ilustrações, infográficos, vídeos, lives, enquetes, anúncios, entre outros.

Sua curadoria pode fornecer algumas orientações sobre o que funciona para você.

Certifique-se de que o conteúdo escolhido esteja alinhado com seu mix de conteúdo e objetivos.

9) Tenha alguém te ajudando a gerenciar suas redes sociais

É claro que você pode gerenciar suas redes sozinho, mas como essa estratégia é bastante importante para o crescimento da sua empresa, é uma boa ideia ter alguém te ajudando.

Serviços como a gestão de redes sociais permitem que todo o conteúdo da sua marca seja produzido e compartilhado nos seus perfis de rede social sem você precisar se preocupar com isso o tempo todo.

A Agência de Marketing Digital DUNA está no mercado a 10 anos e a cada ano consegue ajudar mais pessoas a realizarem seus sonhos de terem uma empresa com um ótimo rendimento.

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10) Analise seus resultados

Por fim, fique por dentro de como as coisas estão progredindo — seja mensalmente ou semanalmente, reserve um tempo para analisar as principais métricas e veja se o que você está fazendo está expandindo seus negócios da maneira que você deseja.

É importante avaliar continuamente seu planejamento de rede social, considerando se existem oportunidades em outras plataformas e mudando de rumo ou cortando plataformas completamente se elas não forem eficazes.

Ter um planejamento de rede social de qualidade ajuda muito na hora de crescer uma pequena ou média empresa, por isso, considere as nossas dicas e não se esqueça de visitar o site da DUNA para ver nossos serviços!

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