O inbound marketing é uma ótima maneira de fazer com que os clientes venham até você e não o contrário.

Através das plataformas digitais você consegue criar e postar conteúdo de qualidade que ajuda a sua empresa a se destacar e conquistar novos clientes.

Se esse é o objetivo da sua empresa, então não deixe de ler este post!

Aqui, você entenderá a importância do inbound marketing e como ele funciona. Confira!

Inbound Marketing: O que é e como fazer para sua empresa

O que é inbound marketing?

Inbound marketing é um termo que descreve práticas de marketing que permitem que o público encontre você.

Ou seja, práticas que não são intrusivas, mas que buscam atrair e convencer clientes em potencial.

O inbound marketing engloba práticas como:

  • SEO – O inbound marketing depende da visibilidade online, por definição, que o SEO facilita.
  • Marketing de conteúdo – Do conteúdo informativo ao conteúdo que melhora a reputação online dos negócios até a conversão de páginas, o inbound marketing depende de material de marketing personalizado.
  • Marketing de rede social – A visibilidade online e o poder da narrativa visual convergem para o marketing de rede social, o que permite que as empresas atinjam um grande público em potencial.

Essas e outras estratégias de inbound marketing são utilizadas para alcançar um objetivo; conquistar mais clientes para o seu negócio.

Como fazer inbound marketing hoje

O inbound marketing necessita de uma série de componentes para que seja eficaz, vamos ver cada um deles abaixo:

  1. Segmentação de clientes

O primeiro passo crucial para estabelecer uma estratégia de inbound marketing é entender a segmentação de clientes.

A segmentação de clientes é a prática de dividir as bases de clientes em grupos, com base em critérios como:

  • Demografia
  • Localização
  • Hobbies
  • Gostos e desgostos
  • Renda

Além disso, a segmentação pode ser aplicada a clientes com base no status do lead. Ou seja, quão longe eles progrediram ao longo de sua jornada e, portanto, quão nutridos eles são como leads.

Você pode usar essas informações para criar uma persona do comprador.

Saiba mais: O que é Jornada de Compra e Como funciona no marketing

  1. Mapeamento da jornada do cliente

A jornada do cliente é dividida em três partes:

  • Topo do funil
  • Meio do funil
  • Fundo do funil

Seus clientes estarão em diferentes estágios dessa jornada, e é preciso que eles tenham conteúdo criado para atraí-los ao próximo passo, é dessa maneira que você os converte em clientes pagantes.

Saiba mais: Funil de Vendas: Veja aqui conteúdos de TOFU, MOFU E BOFU

  1. Landing pages

Dito isso, por mais que as jornadas do cliente possam ser diferentes, muitas ainda começam com landing pages(páginas de destino).

Ou seja, as páginas onde os usuários “aterram” pela primeira vez – seja por meio de uma pesquisa no Google ou outros meios.

Compreensivelmente, então, duas práticas recomendadas cruciais de inbound marketing dependem muito da otimização da página de destino.

É preciso que o seu site seja otimizado com o mecanismo de pesquisa em mente, e que ele apareça como resultado quando um cliente em potencial busque algo relacionado ao seu negócio.

Isso é muito importante, pois ajuda a sua empresa a se destacar mais e por esse motivo a ganhar mais lucro.

Para conseguir classificar na primeira página do Google faça:

  • Otimização do seu site para SEO
  • Crie conteúdo de qualidade com palavras-chave segmentadas para o seu negócio
  • Utilize campanhas no Google Ads ao seu favor
  • Ofereça algo exclusivo para seus visitantes em troca de suas informações de contato, como um ebook, newsletter etc.
  1. Marketing nas redes sociais

Da mesma forma que as páginas de destino, o marketing de rede social também serve como um ponto de contato inicial com possíveis clientes.

Além disso, o marketing de rede social se sobrepõe ao SEO e, portanto, constitui uma das melhores práticas de inbound marketing.

Além de fornecer acesso a um grande público em potencial,a rede social permite que você distribua conteúdo em diferentes formatos, desde texto, imagem e até mesmo em formato de vídeo.

A gestão de redes sociais é uma ótima solução para empresas que querem ganhar mais clientes mas não sabem como fazer estratégias de marketing.

Saiba mais sobre a gestão de redes sociais visitando o site da DUNA!

Conclusão

Existem várias práticas recomendadas de inbound marketing a serem consideradas.

No entanto, desde a segmentação inicial do cliente até o uso de redes sociais, o princípio por trás de cada componente é o mesmo: atrair seu público-alvo, conquistar seu interesse e convertê-los em clientes recorrentes da sua marca.

O marketing digital é uma das maneiras mais eficazes de fazer isso, e por esse motivo, sua empresa deve começar a explorar essas plataformas e criar campanhas para conquistar mais clientes.

Conheça os serviços da Agência de Marketing Digital DUNA e veja como nossos planos e preços podem se encaixar com o seu negócio!

Já pensou em crescer a sua empresa com marketing digital? 

Nossa Agência de Marketing Digital oferece planos de gestão de redes sociais, não deixe de conferir a nossa gestão de redes sociais e planos de redes sociais.

Gestão de redes sociais com criação de artes para as redes sociais com planos e preços.

Marketing Jurídico Digital para Advogados
Também possuímos planos específicos para gerenciamento de Instagram, com gestão de tráfego pago.

Somos uma agência de YouTube e consultoria, com especialista em YouTube e faremos a toda a gestão de canal YouTube

Fazemos a Gestão de redes sociais e gestão de canal do YouTube  com produção de vídeos e edição de vídeos para Youtube, são a solução para quem busca utilizar o marketing digital para crescer!

Não deixe de clicar nos links para mais informações!

Chamar !
Precisa divulgar seu negócio ?
Somos especialistas em Gestão de redes sociais.