Índice
Social media é o profissional que trabalha com as redes sociais, criando campanhas e as otimizando para destacar uma marca nessas plataformas.
Nos últimos anos, as redes sociais têm crescido cada vez mais e se tornado as plataformas mais usadas pelo público.
Nesse cenário, é claro que muitas empresas estão se esforçando cada vez mais para ter um conteúdo interessante nessas mídias.
É a partir daí que o social media se faz presente e começa a ter um destaque maior dentro do marketing digital. Conheça mais sobre o social media, incluindo como é sua rotina e quanto ele ganha nesse post!
O que é um social media?
Social media é o nome que se dá para profissionais que gerenciam redes sociais, criando conteúdo e estratégias de marketing nessas plataformas.
O maior objetivo de um social media é geralmente atrair clientes para a empresa em que trabalham por meio de uma gestão de redes sociais de qualidade.
De maneira que toda a estratégia funcione e seja capaz de alcançar os objetivos do empregador, o social media precisa ser bastante organizado e ter um planejamento eficiente.
Vamos saber como esse profissional trabalha no próximo tópico, continue lendo!
Saiba mais: Quanto custa um gestor de redes sociais?
O que um social media faz na prática?
Os profissionais conhecidos como social media precisam de um planejamento organizado para criar campanhas de sucesso.
Isso envolve a construção de um plano que segue os objetivos de quem o contrata, criação de estratégias para atingir esses objetivos e, como um todo, usar, testar e otimizar diferentes canais de rede social para atender ao público de uma marca.
As etapas do trabalho de um social media podem ser resumidas em:
- Criação de uma estratégia
- Apoio ao engajamento
- Marketing de conteúdo (textos, artes, vídeos etc.)
- Agendamento de posts
- Análise e criação de relatórios sobre o desempenho nas mídias
- Otimização de postagens.
Saiba mais: Quanto recebe um Social Media autônomo?
Como é a rotina de um social media?
Primeiro de tudo, o social media começa criando uma estratégia de acordo com o objetivo da marca, por exemplo depois de criar um site, é provável que uma marca queira levar pessoas até ele.
Para isso, o profissional de redes sociais pode criar campanhas nas redes sociais que levem os usuários ao site da marca. Isso pode ser feito em diferentes formatos, como vídeos, textos e stories. Acompanhe abaixo a rotina de um social media:
- Desenvolva e gerencie uma estratégia de redes sociais depois de escolher uma rede social, o tipo de mensagem que será ofertada e quem é o público-alvo;
- Comece o planejamento, criando conteúdo e logo depois o publicando de acordo com um calendário de conteúdo;
- Acompanhe como os posts estão se saindo e verifique novas atualizações das redes sociais e algoritmos para otimizar todas as campanhas de marketing;
- Use técnicas de SEO e persuasão para levar os usuários das redes sociais a conhecerem mais sobre a marca, visitando o site ou outra plataforma;
- Capture e analise os dados e métricas, insights de rede social para medir o sucesso de cada campanha.
Depois de fazer isso tudo, a marca para quem o social media trabalha terá um perfil otimizado voltado para entregar os melhores resultados nas campanhas.
Quanto ganha um social media?
O salário de um social media depende de quanto ele cobra pelos seus serviços caso ele seja um profissional freelance, se for através de uma agência de marketing digital, provavelmente esse serviço terá opções de pacotes promocionais.
Esses valores também dependem da estratégia que será implementada, a quantidade de redes sociais gerenciadas, quantidade de posts, se irá envolver anúncios ou não, e muitos outros fatores.
Em geral, um social media pode ganhar entre R$500,00 até R$3.600,00 sendo a média de salário de acordo com o site Glassdoor de R$2.000,00.
Conclusão
Um social media é um profissional que vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas que vem buscando novas maneiras de atrair o público nas plataformas que eles mais acessam.
Para se tornar um social media é necessário ser organizado, conhecer muito bem as redes sociais e como criar conteúdo que ressoa determinados públicos.
A Agência de Marketing Digital DUNA é especializada em gestão de redes sociais e pode te ajudar a conquistar os seus objetivos. Visite o link acima para conhecer os nossos planos e preços de social media!