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Para muitos, tornar-se um social media autônomo significa ganhar mais dinheiro. Mas será que isso é verdade? Vamos descobrir neste post!
Embora seja uma questão que varia dependendo das circunstâncias, podem ser feitos cálculos para obter uma média aproximada.
Analisamos os dados disponíveis sobre a tarifa horária média que os social media autônomos ganham no Brasil para determinar isso.
Embora este seja um guia aproximado para os salários médios, pode ser útil para aqueles que estão tentando definir o preço de seus serviços.
O que é um social media autônomo?
Um social media autônomo é o profissional responsável por planejar e liderar a estratégia de mídia social de uma marca ou organização. O gestor de redes sociais cria essa estratégia para controlar a presença da marca nas redes sociais.
Esse trabalho baseia-se no plano de redes sociais, que deve contemplar todas as ações que a empresa vai desenvolver nessas plataformas e os objetivos a serem atingidos.
Para isso você deve estar atento às últimas tendências, conhecer a concorrência e monitorar tudo o que acontece nas campanhas nas redes sociais.
Saiba mais: Quanto custa um gestor de redes sociais?
Autônomo ou assalariado, quem ganha mais?
Aparentemente, a liberdade de trabalhar onde e quando quiser não é a única vantagem do social media autônomo. A maioria deles tende a ganhar mais do que seus colegas que ocupam cargos semelhantes de tempo integral. E por que isso acontece?
Na maioria dos casos, autônomos ou freelancers são contratados para preencher lacunas em uma equipe de trabalhadores internos ou para obter ajuda extra em um projeto em andamento.
Para muitas empresas, o custo de contratar um freelancer por um período limitado de tempo é consideravelmente menor do que contratar um funcionário em tempo integral.
Pense nos custos indiretos, como espaço de escritório, impostos salariais, benefícios a funcionários e contribuições previdenciárias, entre muitos outros.
Além disso, após a conclusão do projeto, a empresa pode se separar do freelancer, o que beneficia o orçamento da empresa.
Este quadro oferece grande flexibilidade e poupança às empresas, mas cria alguma incerteza para os trabalhadores independentes. Para compensar a sua insegurança financeira, muitas vezes cobram uma taxa horária ou diária mais elevada.
Portanto, um social media autonômo ganha em média R$ 1.585,00 a R$3.000.
No entanto, os autônomos costumam trabalhar mais horas do que os funcionários em tempo integral em cargos semelhantes e também no fim de semana para manter o negócio funcionando.
Além disso, como um social media autônomo pode trabalhar para mais de uma empresa ou cliente, pode ser que ele consiga aumentar esta renda, porém, tendo uma carga de trabalho maior.
Vale lembrar que os autônomos têm que arcar com outras despesas, como férias, licenças médicas, licença maternidade ou paternidade e reuniões de trabalho, que são subtraídas de sua renda.
Saiba mais: Profissão de Social media: como começar nessa carreira
Como definir suas taxas como social media autônomo
Sabemos que uma das partes mais complicadas de ser autônomo é definir sua taxa. Nesse sentido, tenha três aspectos em mente:
- Salário: primeiro você tem que saber a remuneração que gostaria de receber pela sua atividade autônoma. Será o ponto de partida para calcular suas taxas.
- Preço dos serviços: pesquise o seu setor e descubra a faixa de preços com base na sua experiência para estabelecer as tarifas dos seus serviços.
- Objetivos financeiros: estabeleça alguns objetivos financeiros, pois como qualquer outro tipo de atividade, ser autônomo é um negócio. Considere se você está mais interessado em cobrar dos clientes pelo tempo gasto ou pelo valor percebido do seu trabalho.
Por outro lado, você também precisa estabelecer como definir seus preços, ou seja, se vai trabalhar por horas, por projetos ou pelo valor recebido pelo cliente. É importante que você tenha isso claro porque suas taxas podem variar consideravelmente.
Como cobrar mais pelos seus serviços como social media autônomo?
Para muitos, a experiência de avaliar o seu trabalho é estressante, o que não é surpresa. Um erro de orçamento pode sair pela culatra e você pode acabar trabalhando mais e mais arduamente apenas para empatar.
Você não quer se encontrar em uma situação complicada? Comece com algumas estratégias simples para decidir suas tarifas e serviços como freelancer.
Defina claramente sua proposta de venda exclusiva
O que torna você e sua oferta especiais? Como sua marca pessoal influencia suas taxas? O que você precisa para atrair seus clientes ideais?
Pense muito sobre sua proposta de venda exclusiva para obter uma vantagem competitiva e tornar seus argumentos com novos clientes mais convincentes.
Estude, pratique e obtenha certificados
Todos os setores possuem diversos títulos muito procurados e valorizados. Adicionar alguns certificados à sua longa lista de conquistas permitirá que você impulsione sua marca pessoal e o ajudará a se posicionar como um especialista.
Diversifique seu portfólio de serviços
Uma das maneiras mais fáceis de começar a cobrar taxas mais altas é expandindo sua oferta de serviços.
Se você puder assumir projetos mais diversos, poderá ganhar mais experiência em diferentes aspectos de sua área, o que por sua vez aumentará o valor percebido de seus serviços.
São muitos os fatores que podem beneficiar os seus honorários como social media autônomo, como o nível de experiência e especialização, o portfólio de serviços e até contatos no setor.
Como mostra a nossa investigação, embora certas competências sejam mais valorizadas em alguns mercados do que noutros, os salários médio de um social media autônomo é relativamente semelhante ao de um assalariado.