A retenção de clientes no ecommerce é importante e mais fácil do que você pensa. Veja como nesse post!

Muitos empresários costumam se fixar em trazer novos clientes para suas lojas. Afinal, novos clientes geralmente trazem mais dinheiro para ajudá-lo a aumentar o retorno sobre o investimento.

Mas os consumidores em potencial são apenas uma parte do ecommerce: a retenção de clientes é uma maneira excelente e muitas vezes mais eficaz de impulsionar as vendas e desenvolver sua marca.

Embora possa parecer uma tarefa complicada, são necessárias apenas algumas pequenas melhorias para ver os resultados.

Veja nesse post como melhorar a retenção de clientes no ecommerce hoje!

Retenção de Clientes no Ecommerce: O que é e como fazer

O que é retenção de clientes?

A retenção de clientes é basicamente chamar atenção de clientes antigos que não compram no seu ecommerce há um tempo.

Fazer retenção de clientes no ecommerce é uma ótima maneira de reconquistar clientes que já compraram com sua marca, mas por algum motivo não repetiram a compra.

Existem muitas maneiras de engajar com esses clientes, e isso inclui desde redes sociais, SEO e até mesmo campanhas de remarketing.

Veja algumas dicas de como fazer retenção de clientes no ecommerce abaixo!

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9 Dicas para aumentar a retenção de clientes no ecommerce

Graças ao marketing digital existem muitas maneiras de você reter os seus clientes para o seu ecommerce, isso inclui desde uso das redes sociais até email marketing.

Veja dicas abaixo de como melhorar a retenção de clientes no ecommerce:

  1. Descubra por que seus clientes de ecommerce saíram do site

Se você não está rastreando dados, precisa começar agora. Ao entender quando os clientes saem do seu site, você pode descobrir com mais clareza qual problema eles encontraram.

Eles saíram no checkout? Uma página da web continha um link quebrado? O frete ficou caro? Qual é a sua taxa de abandono de carrinho?

Essas são perguntas que os dados ajudam a responder, e ter uma melhor compreensão do motivo da saída dos clientes permitirá que você garanta a permanência de futuros clientes.

  1. Otimize o seu site pensando nos clientes

Ter um site otimizado e responsivo é importantíssimo para um ecommerce, afinal, essa é a sua plataforma principal de vendas, e ela requer o melhor funcionamento possível.

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  1. Apresente informações relevantes no seu site

Quando seu site oferece mais informações do que seus concorrentes, os clientes têm motivos para confiar em você e retornar.

Existem muitas maneiras de manter o seu site útil em termos de informações. Você deve manter os dados dos produtos sempre em dia, assim como, informações sobre a empresa, FAQ etc.

  1. Melhore o SEO

Se você cronometrasse a velocidade de carregamento do seu site, quanto tempo levaria?

Considerando que 5 em cada 10 usuários de dispositivos móveis deixarão um site se demorar mais de três segundos para carregar, a otimização do mecanismo de pesquisa (SEO) é extremamente importante.

O SEO gira em torno da otimização do site, o que garante que os mecanismos de pesquisa possam navegar facilmente em seu site.

Concentrar-se nisso classifica seu site mais alto quando as pessoas pesquisam coisas, o que ajuda a direcionar o tráfego orgânico e facilita a conversão dos compradores novamente.

  1. Ofereça promoções e incentivos diferentes

Às vezes, os compradores antigos precisam apenas de um empurrãozinho para comprar novamente, o que geralmente vem por meio de promoções e incentivos.

Eles não são apenas úteis para incentivar compras, mas também são altamente flexíveis: você pode usá-los no marketing por e-mail ou em qualquer lugar do seu site.

Considere oferecer frete grátis se um cliente em potencial adicionar mais de uma certa quantidade de itens ao carrinho ou adicionar descontos para aqueles que compram em grandes quantidades.

  1. Use os canais de marketing digital para devolver os clientes

Os canais de marketing digital lembram aos clientes que você está por perto e os fazem se reconectar com sua marca.

Use mais de um canal para manter os seus clientes informados e engajados com sua empresa.

É essencial que você tenha perfis de redes sociais ativos para o sucesso do seu ecommerce.

  1. Faça uma campanha de marketing por email

As campanhas de email são uma estratégia de marketing testada e comprovada por um bom motivo: elas funcionam.

Além de oferecer promoções e vantagens, as campanhas de email também são um ótimo meio para obter feedback.

Talvez os clientes tenham parado de comprar de você porque tiveram um problema com o envio ou com o atendimento.

Esta é uma excelente oportunidade para obter informações úteis e mostrar que você quer ouvir seus clientes, o que os incentivará a comprar novamente.

  1. Interaja com seus clientes nas redes sociais

Se os clientes estão comentando em suas redes sociais, é interessante que você os responda, isso mostra que você se importa com a opinião deles e é uma marca engajada.

Hoje em dia, estar nas redes sociais é essencial, não só para ecommerces como qualquer outra empresa.

Portanto, utilize esses canais com sabedoria e veja como o alcance da sua marca pode aumentar!

  1. Faça remarketing

O remarketing é uma forma de publicidade online que permite que seu site segmente anúncios para pessoas que já visitaram seu site.

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